Turmas Distribuídas

A Infraestrutura de Ensino à Distância síncrona com vídeo de alta qualidade disseminando ensino de excelência para turmas em todo o Brasil

O projeto Turmas Distribuídas é uma iniciativa inovadora para a disseminação do conhecimento de professores especialistas brasileiros para todas as regiões brasileiras, simultaneamente e com alta qualidade. Trata-se de uma parceria entre o Laboratório do PRAV (Projetos em Áudio e Vídeo) do Instituto de Informática da UFRGS e a Escola Superior de Redes.

Telessala e Polos

Na Telessala, o professor ministra o curso para turmas nos Polos, com interatividade em vídeo de alta qualidade

Na Telessala acontece a turma presencial, onde o professor especialista e sua turma estão reunidos fisicamente, transmitindo sua aula em tempo real para os Polos, onde outras turmas estão reunidas presencialmente para assistir ao curso, apoiadas por monitores e recursos interativos de vídeo de alta qualidade.

Diferença entre o tradicional modelo de EaD e Turmas Distribuídas

Em Turmas Distribuídas o aluno:

  • Assiste, em turma presencial na sua cidade, as aulas ministradas pelo professor na Telessala, em outra cidade.
  • Interage com professor e alunos da Telessala em tempo real.
  • Tem apoio de um monitor, que o auxilia na execução das atividades práticas em laboratório.

Na EaD tradicional o aluno:

  • Assiste gravações das aulas em casa.
  • Tem um prazo para cumprir com as atividades acadêmicas.
  • Interage com professor e colegas por chat ou e-mail.

Benefícios

Turma Distribuída:

  • Transmite o ensino de excelência da ESR a alunos de todas as regiões brasileiras. Os alunos das cidades mais periféricas, com menor demanda por capacitação, também podem usufruir do conhecimento de especialistas, em um modelo que mantém a qualidade comprovada dos cursos presenciais da ESR.
  • Gera economia de recursos com deslocamento, já que os alunos assistem às aulas nas suas cidades, dispensando a necessidade de viagem. Os professores especialistas das melhores universidades, que ministram cursos na ESR, podem transmitir seu conhecimento a comunidades remotas, com interatividade de áudio e vídeo em tempo real.
  • Elimina custos com a importação de instrutores de outros estados. Assim, localidades que dificilmente teriam acesso ao conhecimento de um especialista, podem assistir as aulas e interagir, em tempo real, com o instrutor, tendo o apoio de recursos de alta qualidade.
  • O modelo Turmas Distribuídas é uma ação de disseminação do conhecimento pioneiro da RNP para regiões de todo o país, apoiando a formação de recursos humanos qualificados para o corpo técnico e gerencial de TI, em organizações públicas e privadas.