Computação em nuvem: a tecnologia indispensável para empresas programadas para o futuro

Computação em nuvem

A computação em nuvem é indispensável para empresas que desejam se manter no mercado a longo prazo. Você sabe o porquê? 

Desde que os dados passaram a ser o principal destaque de diversas organizações ao redor do mundo, as iniciativas que pesquisam as melhores formas de tratá-los (armazená-los, interpretá-los e mantê-los seguros) cresceram. 

Há algum tempo, já não há uma vida on-line e uma vida offline. As duas se entrelaçam constantemente, dando espaço para novas formas de consumo, trabalho e desenvolvimento da sociedade. 

Por isso, as soluções voltadas para o combate ao cibercrime e também as constantes atualizações da rede estão cada vez mais sofisticadas e antenadas às demandas dos usuários e dos profissionais de tecnologia. 

É nesse cenário que a computação em nuvem está inserida – na necessidade de as empresas se adaptarem ao mercado e, por isso, buscarem escalabilidade diante do crescimento de dispositivos conectados e da consequente maior geração de dados.

Pensando na importância e na realidade de mercado desse tema, vamos abordar, ao longo deste artigo, os principais destaques acerca da tecnologia de computação em nuvem para TI, sobretudo suas vantagens para a área e para os negócios que priorizam a inovação. 

O cenário da computação em nuvem no Brasil

No Brasil, de acordo com a Associação Brasileira de Empresas de Software (ABES), em um estudo realizado em parceria com a International Data Corporation (IDC), os gastos com serviços de cloud computing (computação em nuvem) devem crescer  41%  até o fim de 2023. Esse número representa uma performance de mais de US 4,5 bilhões. 

Além disso, o contexto pandêmico fez com que uma das principais necessidades das empresas se tornasse a busca pela disponibilização de recursos on-line em um formato remoto. 

Como resultado desse contexto, os números de servidores BPM (business process management) deram um salto de quatro a cinco vezes ao longo dos primeiros dez meses de quarentena. 

Se para os usuários e as empresas essa é uma prática que garante segurança e praticidade, para os profissionais de TI, a computação em nuvem representa uma vasta área de atuação, com possibilidade consistente de crescimento de carreira. 

Afinal, o que é computação em nuvem?

De maneira geral, a computação em nuvem, ou cloud computing em inglês, é uma tecnologia que proporciona acesso digital a serviços, arquivos e recursos em ambientes virtuais, possibilitando uma dinâmica de controle local de todos os ativos para a contratação de serviços. Em outras palavras, é usar uma infraestrutura de servidor alocado na nuvem para migrar seus dados para esse espaço. 

Cada vez mais comum e popular, o termo indica a reunião de ferramentas e funcionalidades que permitem acesso a conteúdos e à execução de tarefas diversas sem a necessidade da instalação de aplicativos terceiros nos dispositivos eletrônicos.

O nome “em nuvem” sinaliza que a forma de armazenamento desses arquivos garante o anywhere access e maior possibilidade de segurança de backup de conteúdos importantes, além de mais praticidade por não requerer nenhuma outra ação, como a de baixar apps. Em resumo, é uma referência a algo que “está no ar”, fazendo uma correlação com os sistemas que não ficam hospedados em servidores físicos, mas, sim, na internet. Ou seja, basta estar conectado à internet para fazer uso dessa tecnologia.

Segundo definição do  National Institute of Standards and Technology (NIST), a computação em nuvem é basicamente: 

“Um modelo para habilitar o acesso por rede ubíquo, conveniente e sob demanda a um conjunto compartilhado de recursos de computação (como redes, servidores, armazenamento, aplicações e serviços) que possam ser rapidamente provisionados e liberados com o mínimo de esforço de gerenciamento ou interação com o provedor de serviços.”  

Por meio da computação em nuvem, as organizações conseguem se planejar melhor diante do cenário de Capex e Opex, ou seja, suprimem a necessidade de investir na aquisição (Capex) e manutenção (Opex) de data centers ou servidores físicos, por exemplo, para o planejamento específico de contratação de serviços sob um modelo de pagamento pelo uso sob demanda.

Modalidades de serviço em computação em nuvem

Existem três principais modalidades de serviço que podem ser ofertadas pela computação em nuvem (cloud computing): 

  • Software como Serviço (Software as a Service – SaaS) – oferta de aplicações de software baseadas na nuvem com acesso por meio de login e senha pela internet.
  • Plataforma como Serviço (Platform as a Service – PaaS) – disponibilização de infraestrutura em nuvem para instalação de soluções ou aplicativos do consumidor.
  • Infraestrutura como Serviço (Infrastructure as a Service – IaaS) – infraestrutura completa de computação oferecida na nuvem, como armazenamento, processamento e comunicação em rede.

Onze vantagens da computação em nuvem para empresas

Quando se fala em computação em nuvem, é preciso entender que esta é uma tecnologia totalmente adaptável e personalizada, sendo essas características seus principais diferenciais. 

A ferramenta pode ser moldada de acordo com as necessidades de cada negócio, tornando-se um investimento que pode ser transformado mediante as mudanças de sua organização. 

Esses já seriam benefícios importantes apresentados pela tecnologia, entretanto, a cloud computing guarda outros. Segundo a Pesquisa Global de Software, empresas que decidiram investir em ambientes tecnológicos que fazem uso da nuvem, conforme a demanda de seus negócios, tiveram cerca de 21% a menos de custo em comparação com aquelas que focaram investimentos em grandes data centers e preferiram hospedar boa parte de seus aplicativos no local. Nesse contexto, essa vantagem competitiva se mostra também como importante benefício da computação em nuvem. 

Veja, abaixo, outras vantagens que podem ser citadas quando se opta por essa tecnologia:  

  1. Agilidade – uma vez que proporciona acesso facilitado a várias tecnologias, ao utilizar a internet, a computação em nuvem oferece grande agilidade e velocidade às novas implementações. Dessa forma, otimiza-se tempo no desenvolvimento de funcionalidades aderentes às necessidades de negócios. 
  2. Maior produtividade – em decorrência de maior agilidade, a inovação ganha força, permite acesso rápido a resultados de testes e chance de correção de falhas dentro do tempo disponível. A partir daí, a produtividade vem como consequência. Como a computação em nuvem permite fazer muito mais em menor tempo, as equipes se dedicam a aspectos mais estratégicos e menos operacionais com mais frequência.
  3. Escalabilidade e implantação global –  com a capacidade de crescer atendendo às demandas, sem perda de qualidade e com agregação de valor, a implementação de novos sistemas e serviços ganha muito em velocidade quando se fala no uso da computação em nuvem (cloud computing). Isso se reflete diretamente na facilidade de ampliação das atividades de sua empresa, ao disponibilizar serviços para novas regiões geográficas, por exemplo, em questão de minutos e com poucos cliques.
  4. Segurança e confiabilidade – outra grande vantagem que a computação em nuvem (cloud computing) oferece é a segurança e a confiabilidade dos acessos aos dados. Como a cloud computing provê serviços especializados em segurança cibernética, com a utilização de alta tecnologia para a proteção de dados, a redução de falhas de segurança é aprimorada.
  5. Desenvolve um ambiente digital mais saudável – por ter como uma de suas bases mais sólidas o cumprimento de uma série de políticas de controle e segurança específicas, a computação em nuvem contribui para a proteção dos dados e da infraestrutura como um todo. Além disso, possui práticas que facilitam e reduzem custos na realização de backups de dados e na manutenção de sua integridade.
  6.  Otimização dos recursos profissionais – a adoção de cloud computing elimina as tarefas que antes exigiam tempo e esforço dos colaboradores de TI, como ações recorrentes de manutenção de infraestrutura física do data center proprietário. Assim, os profissionais podem ser alocados de forma muito mais estratégica, visando ao atendimento das necessidades diretas do negócio.
  7.  Monitoramento – a cloud computing permite maior monitoramento de recursos das aplicações, por meio de serviços em nuvem de automatização para análise e controle de atividades de processamento, armazenamento e comunicação. Dessa forma, a tomada de decisão acerca dos próximos passos das empresas é mais estratégica e com antecipação de tratamento de eventuais dificuldades.   
  8. Conectividade – entre os benefícios e as facilidades da computação em nuvem está o fato de um sistema digital poder ser acessado de qualquer lugar, a qualquer momento. Esse diferencial faz complemento direto ao da “implantação global”, citado anteriormente.
  9. Alta disponibilidade – alta disponibilidade implica a manutenção de acesso a todos os recursos conforme as necessidades do negócio, isto é, no local e no momento requeridos. Para fazer isso em um modelo físico, são necessários muitos recursos e investimentos, por isso optar por uma solução em cloud computing, que já tem opções de serviço com alta disponibilidade e armazenamento em diferentes locais com acesso exclusivo, é um grande benefício. 
  10. Backup de dados um dos mais óbvios benefícios da computação em nuvem é a possibilidade de deixar registrados em rede dados e informações relevantes para o negócio. Isso indica que, caso ocorra alguma indisponibilidade, os dados poderão ser recuperados.
  11.  Provisionamento automático de recursos – a computação em nuvem também auxilia na manutenção de planejamentos financeiros mais assertivos. De acordo com a necessidade de aplicação durante o uso, por meio de orquestração, os próprios sistemas conseguem dimensionar os recursos de forma automática. Além disso, o sistema também tem potencial de atuar na configuração de ambientes para instalação de softwares, que, ao fazê-la automaticamente e de acordo com a solicitação do usuário, cria um ambiente com todos os recursos necessários para o desenvolvimento de sites. 

Benefícios da computação em nuvem para a área de TI

Especificamente para a área de TI, somam-se aos benefícios anteriores algumas outras vantagens: 

  1. Otimização de processos de TI;
  2. Planejamento mais eficaz de recursos e de investimento necessários para a área;
  3. Motivação da equipe, uma vez que os colaboradores poderão trabalhar mais de forma proativa e menos reativa;
  4. Conexão e maior interação entre os colaboradores, que poderão atuar em qualquer local.

Como começar na área da computação em nuvem para TI?

Como dissemos anteriormente, a computação em nuvem representa oportunidades para os negócios se desenvolverem e também para os profissionais de TI se destacarem em suas carreiras. 

Portanto, é essencial para o profissional de TI a adoção de uma postura de aprendizado constante, que esteja alicerçada em capacitação e qualificação. Afinal, a área muda sempre! 

A Escola Superior de Redes (ESR), líder em ensino para o setor de tecnologia, possui uma trilha de conhecimento completa acerca da computação em nuvem que objetiva, sobretudo, capacitar profissionais de maneira integral e robusta, com conteúdos do básico ao avançado. Nela, você encontra treinamentos de diferentes níveis para se especializar e garantir lugar de destaque no mercado.

 Inscreva-se na trilha de conhecimento sobre computação em nuvem da ESR, a escola de referência em aprendizado em tecnologia.

0 0 votações
Article Rating
Inscrever
Notificar
guest

0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários