Franklin de Lima Marquezino
UFRJ
Franklin de Lima Marquezino é professor Adjunto da Universidade Federal do Rio de Janeiro, na COPPE/Sistemas e no Polo Avançado de Xerém, desde 2011. Vencedor do Prêmio CAPES de Tese 2011 na área Interdisciplinar, prêmio concedido pelas contribuições de sua tese de doutorado na área de passeios quânticos e computação quântica. Atualmente é Jovem Cientista do Estado do Rio de Janeiro pela FAPERJ. Obteve os títulos de Doutor em Modelagem Computacional pelo Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC) em 2010, Mestre em Modelagem Computacional pelo LNCC em 2006, Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Católica de Petrópolis (UCP) em 2004.
Após o doutoramento, antes de ingressar no corpo docente da UFRJ, esteve um ano como pesquisador post-doc no LNCC, e neste período ajudou a organizar uma edição WECIQ, importante evento da comunidade de computação quântica. Permanece ativo na área de computação quântica teórica, com ênfase em algoritmos e passeios quânticos. Ao longo de sua carreira, o jovem professor teve mais de 20 artigos completos publicados em periódicos e proceedings de conferências (sendo a maioria como primeiro ou último autor), orientou ou coorientou no total 5 dissertações de mestrado e 1 tese de doutorado (sendo a maioria no contexto de um programa avaliado com nota máxima na CAPES), e coordenou diversos projetos de pesquisa com fomento pela CAPES, CNPq e FAPERJ. É sócio efetivo da SBC.
Renato Portugal
LNCC
Renato Portugal é Pesquisador Titular do Laboratório Nacional de
Computação Científica (LNCC) tendo concluído Bacharelado em Física pela PUC-Rio (1981), mestrado (1984) e doutorado (1988) em Física pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF). Realizou pós-doutoramento na Universidade de Waterloo e na “Queen’s University at Kingston” no Canadá. Ele é pesquisador 1D do CNPq, Cientista do Nosso Estado, sócio efetivo da SBC e da SBMAC e é membro do corpo editorial da revista Natural Computing.
Já orientou 11 dissertações de mestrado (uma delas ganhou o prêmio SBMAC), 10 teses de doutorado (uma delas ganhou o prêmio Capes) e supervisionou atividade de pós-doutorado no LNCC de pelo menos 10 pesquisadores nas áreas de computação quântica e computação algébrica. Foi o coordenador geral do III Workshop-Escola de Computação e Informação Quântica e publicou vários livros textos nas áreas de computação algébrica e computação quântica, em especial, o livro Quantum Walks and Search Algorithms pela Springer.
Atualmente tem atuado principalmente na área de Computação Quântica com foco nos seguintes temas: algoritmos de computação quântica, análise e simulação de passeios aleatórios quânticos, códigos quânticos de correção de erros e criptografia clássica.