Gerenciamento de Processos de Negócios (BPM)

Governança de TI

O modelo BPM permite a gestão dos processos de negócio alinhando-os para atender às necessidades dos clientes. Um dos objetivos do BPM é desenvolver e realizar a gestão dos processos de negócio de forma objetiva, flexível e eficaz, utilizando para isso o apoio de ferramentas tecnológicas.

Entendendo e aprendendo a gestão de processos de negócio BPM é possível: entender as estruturas organizacionais a partir das relações entre os processos, abstrair os processos de negócio da plataforma da infraestrutura tecnológica, permitindo assim que as empresas respondam rapidamente às mudanças de comportamento do mercado e de seus consumidores.

Com este curso o aluno adquire o embasamento inicial para entrar no mundo BPM e iniciar sua trajetória no gerenciamento de processos.

Características do curso

  • O curso está dividido em quatro sessões, totalizando 16 horas.
  • O curso é ministrado em laboratório, permitindo ao aluno a consulta à documentação e a exemplos práticos.
  • Cada aluno tem a sua própria estação de trabalho.
  • A Escola Superior de Redes oferece material didático.
  • O curso será fornecido através de parceria coma Bridge Academy que será responsável pelo instrutor e conteúdo.

Competências desenvolvidas

Ao final do curso, o aluno terá adquirido:
  • Competências básicas para modelar e desenhar os principais processos de serviços de TI necessários aos objetivos dos negócios.
  • Capacidade de entendimento dos aspectos básicos para uma adequada utilização do modelo BPM.

Conhecimentos prévios

Não são necessários conhecimentos prévios. Entretanto recomenda-se ao aluno ter feito o curso Fundamentos de Governança de TI ou Gerenciamento de Serviços de TI, oferecidos pela Escola Superior de Redes.

Investimento

R$ 1.920,00

Entre em contato com atendimento@esr.rnp.br para ver opções de parcelamento.

Programa do curso

  • Introdução e visão geral:
    • Definição e tipos de processos;
    • O que é uma organização orientada por processos;
    • Diferenças entre estrutura funcional e orientada por processos;
    • A cultura de processos;
    • Conceitos-chave de BPM;
    • Governança de BPM;
    • Exercícios.
  • Papéis em uma estrutura orientada por processos:
    • Dono do processo;
    • Gerente, analista, designer e arquiteto de processos;
    • Representante funcional;
    • Outros papéis;
    • Exercícios.
  • Gerenciamento de desempenho dos processos:
    • O que é gerenciamento de desempenho dos processos;
    • Medição, medida, métrica e indicador;
    • Desenhando um processo de medição de desempenho;
    • Painéis de monitoramento;
    • Interpretando o desempenho;
    • Exercícios.
  • Estudo de caso: Elaboração de um case de um Escritório de Processos para uma organização do varejo.

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