Certificação Scrum: conheça as principais do mercado

Certificação Scrum: conheça as principais do mercado

A entrega de produtos e serviços cada vez mais alinhados às necessidades dos consumidores está diretamente ligada às competências de agilidade e inovação dentro das equipes de tecnologia. E o desenvolvimento deste tipo de habilidade não surge sem algum estudo e prática, de modo que a certificação Scrum pode ser importante no processo.

O Scrum é um framework dentre os diversos da metodologia ágil que prevê a utilização de ferramentas do desenvolvimento iterativo e incremental para otimizar os processos e gerar mais valor aos clientes na ponta final. Para gerenciar equipes dentro deste framework, ou até mesmo para integrá-las, é preciso contar com um conjunto de habilidades fundamentais ligadas ao método ágil e a práticas inovadoras.

Confira neste artigo uma breve apresentação do framework e conheça os diferentes tipos de certificação Scrum disponíveis no mercado para você se capacitar.

Como funciona o framework Scrum

Diferente de uma metodologia, que é um conjunto de métodos e técnicas cientificamente comprovadas como sendo eficazes para atingir determinados objetivos, o Scrum é um framework de trabalho. Ou seja, é um modo de trabalho, uma estrutura de conceitos e caminhos sugeridos para serem aplicados dentro de processos englobados pela metodologia ágil.

A seguir, entenda como funciona este framework e porque a certificação Scrum é fundamental para embasar a atuação dos profissionais.

O Scrum é composto por três elementos principais, que são a equipe (também muito conhecida como Scrum Team, pela nomenclatura original), a estrutura principal (que são os backlogs e sprints) e os eventos e cerimônias (que são pequenos rituais realizados pelas equipes para garantir o funcionamento fluido de todo o resto. Vamos aos detalhes.

Scrum Team

Dentro das equipes Scrum existem três papéis principais com suas respectivas atribuições e características de perfil profissional. São elas: Scrum Master (SM), que é o líder da equipe; Product Owner, responsável pelo fluxo operacional da equipe; e os Developers, que são os profissionais responsáveis pelo desenvolvimento operacional do projeto. 

Conhecer os diferentes tipos de certificação Scrum disponíveis será fundamental para você direcionar o caminho pelo qual deseja se especializar de acordo com o tipo de função que pretende desempenhar dentro de uma equipe Scrum.

Estrutura principal

O trabalho dentro do framework Scrum se concretiza através de backlogs e sprints, onde há listas organizadas de todos os itens e tarefas necessárias para concluir uma ação ou produto. Assim, faz parte da rotina das equipes Scrum ter sempre em vista esses momentos de organização e de desenvolvimento prático pensando no objetivo e prazo final, para não haver atrasos.

Eventos e cerimônias

Para garantir o fluxo de trabalho, as equipes se reúnem em eventos e cerimônias ao longo de períodos de tempo previamente definidos. Como é o caso dos Daily Meetings, que são encontros diários para validação de tudo que foi feito no dia anterior, o que será feito naquele dia e quais os principais desafios; ou então das reuniões de planejamento, revisão e retrospectiva da sprint, onde são alinhadas as tarefas a mais médio prazo. 

Importância da certificação Scrum

Fizemos aqui até agora somente um breve resumo do que é previsto para o trabalho com o framework Scrum, e já deu para perceber o nível de dedicação e conhecimento exigidos para fazer parte. Além deste motivo, que diz respeito à capacitação profissional para atuar com este framework, a certificação Scrum é muito bem vista pelo mercado, de modo que ao obtê-la, o seu currículo ganha muitos pontos perante uma vaga de trabalho nesta área.

Estes são os principais benefícios de obter uma certificação Scrum, além de que isso posiciona você como um profissional dedicado, que teve interesse, disponibilidade e competência para se qualificar no assunto e agora está pronto para atuar com excelência.

Existem diferentes empresas que emitem certificados relacionados ao framework Scrum, todas através do estudo do método e da realização de um exame final e todas com capacidade reconhecida para preparar o profissional para esta atuação. 

Conheça a seguir os principais tipos de certificação Scrum disponíveis no mercado e analise qual faz mais sentido para o seu perfil profissional.

Scrum Alliance

O foco desta certificadora fundada pelos dois criadores do framework Scrum são as transformações organizacionais, promovendo pesquisa, adoção e networking a respeito do Scrum. São exemplos de certificações disponíveis através da Scrum Alliance:

  • Certificação Scrum Master (com dois dias inteiros de duração e um exame ao final, devendo ser renovado a cada dois anos);
  • CSM avançado (após um ano de experiência como Scrum Master);
  • Certificado Scrum Professional (para maior aprofundamento, disponível para profissionais com experiência de, no mínimo, dois anos como SM nos últimos cinco anos de carreira).

Scrum ORG

Aqui a responsabilidade de criação da empresa ficou somente com um dos criadores do Scrum após abandonar a empresa anterior pensando em abranger um pouco mais os diferentes papéis dentro de uma equipe Scrum. Pela Scrum ORG, existem três tipos de certificação Scrum disponíveis:

  • Certificação Scrum Master (que, sem a necessidade de um curso oficial presencial, exige somente o exame e capacita os profissionais a atuarem como SM, Scrum Master Associado, Product Owner e até mesmo Coach ou Mentor);
  • Professional Scrum Product Owner (que já prepara mais para esta função dentro do framework, trazendo visões mais específicas);
  • Professional Scrum Developer (que capacita profissionais para atuarem como Developers dentro da equipe Scrum).

SCRUMStudy

Idealizada por um grupo de profissionais indianos, a empresa certificadora SCRUMStudy é uma das mais recentes no mercado e atua com a maior variedade de tipos de certificação Scrum dentre as demais empresas. Essas certificações têm como base o SBOK (Scrum of Body Knowledge), guia das melhores práticas do Scrum. São elas:

  • Scrum Fundamentals Certified (certificação gratuita que capacita sobre princípios e conceitos básicos do framework Scrum);
  • Scrum Master Certified (capacitação específica para a função de SM);
  • Scrum Developer Certified (capacitação específica para a função de Developer);
  • Scrum Product Owner Certified (capacitação específica para a função de PO);
  • Expert Scrum Master Certified (aprofundamento nas expertises do Scrum para escalonamento de grandes equipes).

EXIN

Dentre as empresas que emitem certificação Scrum, a EXIN é uma das mais reconhecidas pela sua certificação ITIL, também muito importante no meio da TI. No que diz respeito ao Scrum, a certificadora disponibiliza somente de uma categoria, que é:

  • Agile Scrum Master (um pouco mais abrangente do que as demais, e consequentemente menos aprofundada, a certificação aborda práticas de Scrum e Metodologias Ágeis combinadas com tarefas práticas do dia a dia, capacitando especialmente profissionais que têm interesse em cargos de gerenciamento).

Os exames variam entre 150 e 400 dólares para realização, dependendo da empresa, e as certificadoras possuem diferentes métodos, objetivos e reputações no mercado. Por isso, conhecer as opções e analisá-las é sempre muito importante!

Analisar as diferentes alternativas de certificação Scrum antes de escolher qual você deseja fazer é fundamental para encontrar o que mais se adapta à sua necessidade. Além disso, contar com essa base será primordial para profissionais que desejam atuar com métodos ágeis e inovação dentro das suas organizações. 

Por isso, anote as dicas deste artigo e confira nosso calendário de cursos! Lá, temos o curso preparatório para Certificação Agile Scrum Foundation (ASF) pelo EXIN no formato EaD no qual você pode se inscrever agora mesmo e já começar a se preparar. Se tiver dúvidas, não deixe de falar com a gente!

0 0 votações
Article Rating
Inscrever
Notificar
guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários
0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x
()
x