Como os métodos ágeis podem ajudar no dia a dia das empresas?

Como os métodos ágeis podem ajudar no dia a dia das empresas?

Dentre os diversos aprendizados que a pandemia de Covid-19 trouxe para o universo do trabalho e das empresas a implementação de métodos ágeis para tornar os processos mais eficientes foi um dos principais. 

Pensando especialmente sob o ponto de vista do home office, diferentes práticas precisaram ser implementadas para garantir que os fluxos existentes antes do isolamento social se mantivessem fluidos e funcionais.

Métodos ágeis podem ser empregados em diferentes camadas de uma empresa, para a construção de variados processos. O que vamos abordar neste artigo, no entanto, tem foco no desenvolvimento ágil de softwares e em seu impacto no dia a dia das organizações. 

Vamos lá!

Manifesto para Desenvolvimento Ágil de Software

Para começar nosso assunto vamos resgatar o princípio de tudo: o lançamento do Manifesto para Desenvolvimento Ágil de Software, ou somente Manifesto Ágil. O Manifesto foi uma forma encontrada pelos profissionais de TI de todo o mundo de estarem unidos em prol do objetivo de tornar o desenvolvimento de softwares um processo com maior valor agregado e focado na satisfação do cliente.

Assim, o objetivo dos signatários é o de contribuir para “descobrir maneiras melhores de desenvolver software” modificando um pouco a lógica de raciocínio vigente na maior parte das empresas passando a valorizar:

  • indivíduos e interações acima de processos e ferramentas;
  • software em funcionamento acima de documentações abrangentes;
  • colaboração com o cliente acima de negociação de contratos;
  • e a resposta a mudanças de forma rápida acima de seguir planos pré-desenhados.

Isso mostra uma maneira diferente de enxergar e praticar o desenvolvimento de software todo o processo por trás. Softwares são, acima de tudo, desenvolvidos para serem utilizados por pessoas. Assim, o Manifesto permite aos profissionais que o seguem se conectar com o que é mais intrínseco à essência deste trabalho, proporcionando a implementação de métodos ágeis ao longo de todo o desenvolvimento de um projeto de software.

Para isso, o Manifesto Ágil segue uma determinação de 12 princípios básicos, sobre os quais são fundamentadas todas as decisões e processos implementados. Por trás dessa definição está a vontade genuína de ajudar as empresas desenvolvedoras de softwares — ou que tenham alguma relação com eles dentro de seus processos —  a se tornarem mais produtivas e imbuídas de propósito em seu dia a dia.

Empresas que se utilizam de métodos ágeis em seus processos precisam passar por toda uma mudança de mentalidade e cultura interna para que as coisas funcionem bem. Isso porque, através de métodos ágeis, as empresas colocam os clientes e os colaboradores em primeiro lugar, seguindo o princípio “Construa projetos em torno de indivíduos motivados. Dê a eles o ambiente e o suporte necessário e confie neles para fazer o trabalho”.

Se isso por algum motivo não fizer sentido para a sua empresa, é possível que a implementação de métodos ágeis enfrente obstáculos no caminho. Vamos ver agora de forma prática como isso se conecta ao dia a dia da sua empresa.

Quais os impactos dos métodos ágeis para empresas

Para deixarmos o conceito bastante claro, métodos ágeis são diferentes frameworks que permitem uma gestão de projetos mais eficiente de forma colaborativa e rápida. Os métodos mais conhecidos e utilizados pelas organizações são: Scrum, eXtreme Programming e Kanban. A grande sacada por trás desses métodos está no que também é muito tratada como a filosofia das startups: errar rápido para corrigir rápido, e assim também aprender e evoluir com maior velocidade.

Isso impacta diretamente na redução de custos da empresa, uma vez que uma funcionalidade do software que dentro de um processo rápido de testagem demonstra falhas pode ser corrigida antes de ir ao ar, ou se já tiver ido, pode usar todo o embasamento dos métodos ágeis para ser reparar o mais rápido possível e evitar o máximo de danos ao cliente final.

Aí já está mais um dos princípios do Manifesto Ágil: “Contínua atenção à excelência técnica e bom design aumenta a agilidade”.

Além disso a aplicação de métodos ágeis proporciona também vantagens competitivas para o cliente com o uso da solução. Isso porque ao ter acesso a uma tecnologia mais bem lapidada e redonda o cliente terá menores custos e mais agilidade em seu dia a dia, podendo ainda se tornar um promotor da sua marca.

Scrum: o método mais utilizado

Dentre os frameworks possíveis o Scrum é um dos mais utilizados em todo o mundo. Os motivos para isso são simples: MVP, times auto-organizados e monitoramento de times. O grande objetivo do Scrum é focar os projetos na divisão de etapas de rápida realização (sprints) para proporcionar entregas constantes e motivar o time na execução das tarefas.

Em novembro de 2020 foi lançado o novo Guia Definitivo do Scrum, que pretende padronizar e definir as principais diretrizes para aplicação da metodologia. Segundo os autores a intenção do documento é funcionar como uma atualização do Guia lançado em 2010 considerando que padrões, processos e insights vão sendo modificados e adaptados em diferentes contextos. Saiba mais sobre as novidades do Scrum!

Pensando em como isso pode ajudar as empresas em seu dia a dia chegamos no conceito de Lean Office, que tem como objetivo tornar a vida dos escritórios — que durante a pandemia se fundiram com as casas das pessoas — mais enxuta e objetiva. Trazendo esse processo para dentro do setor de TI temos grandes ganhos do ponto de vista de produtividade, agilidade e redução de custos.

Por último, mas com certeza não menos importante, os princípios do Manifesto Ágil “Pessoas de negócio e desenvolvedores devem trabalhar diariamente em conjunto por todo o projeto” e “Simplicidade — a arte de maximizar a quantidade de trabalho não realizado — é essencial” demonstram a importância da implementação.

Com uma cultura de métodos ágeis toda a organização se mobiliza em torno da busca por resultados melhores e mais rápidos, incluindo nisso as cúpulas de diretoria das empresas, que precisam se envolver com os times de desenvolvimento — ou ao menos saber o que está sendo feito — para que esse processo esteja orientado aos objetivos e metas da empresa.

Além disso, feito é melhor do que perfeito. Ou seja, a simplicidade também entra com muita força nos métodos ágeis para tornar os processos menos complexos e mais rápidos. Todas essa são vantagens e benefícios que a sua organização pode extrair do uso deste tipo de metodologia.

Confira o calendário de cursos da ESR para começar a se especializar ainda mais em metodologias ágeis para a área de TI. Temos sempre conteúdos novos em nosso blog, aproveite e continue acompanhando também!

5 1 votar
Article Rating
Inscrever
Notificar
guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários
0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x
()
x