[retornar] Retornar para Sala de leitura

Computadores integrados em rede, comércio eletrônico, transações bancárias pela Internet, conteúdo disponível online, cadastro de clientes pela Web, tudo isso facilita a vida de todo o mundo, mas também oferece riscos à segurança da informação. Nos cursos da Escola Superior de Redes você aprende a lidar com ferramentas de segurança (como criptografia, assinatura digital, firewall etc.), a trabalhar de forma preventiva e a tratar os incidentes quando eles não puderam ser evitados. Tudo em aulas práticas e com simulações de casos.

O download dos arquivos assinalados com o símbolo [cadeado]  é restrito a quem possui cadastro no website da Escola Superior de Redes.

Se você ainda não é cadastrado, clique aqui. O cadastro é rápido e gratuito. Se você já é cadastrado, clique no link Efetuar login no topo de qualquer página, à direita. Comece já a aumentar sua rede de conhecimento!

Áreas temáticas

Filtros

GT ICP-EDU/RNP
29 de maio de 2006, 15:00

Projeto de infra-estrutura de chaves públicas educacional da RNP

icpedu-custodio.ppt arquivo

Formato: Apresentação powerpoint (.ppt)

Tamanho: 657,0 Kb

Autor: Ricardo Felipe Custódio

Publicador: RNP

O GT ICP-EDU I teve como objetivo criar todas as condições básicas necessárias para o estabelecimento de uma Infra-estrutura de Chaves Públicas (ICP), ligada à RNP, no âmbito acadêmico, denominada ICPEDU. Com a ICPEDU, as instituições acadêmicas podem emitir seus próprios certificados digitais para suas aplicações internas tais como a autenticação em grades computacionais, sistemas de controle acadêmico, estabelecimento de túneis seguros em redes de comunicação de dados, acesso a base de dados, e pesquisa e ensino de segurança computacional. Os principais resultados do GT foram o desenvolvimento de uma ferramenta para gerir o ciclo de vida de certificados digitais, o entendimento das políticas e boas práticas de certificação e a experiência na implantação de ICPs tais como a criação de Autoridades Certificadoras (AC) e Autoridades de Registro (AR). A experiência mostrou que um dos maiores desafios na criação dos componentes de uma ICP está no rígido e necessário controle das suas chaves criptográficas. Este controle é realizado por componentes especializados de hardware regidos por estritas normas de segurança. Estes componentes são encontrados no mercado, porém de preço proibitivo para a maioria das instituições acadêmicas. O GT ICP-EDU II tem por objetivo projetar e desenvolver um equipamento para o gerenciamento seguro de chaves criptográficas em ACs, ARs e aplicações de certificação digital em geral no âmbito das universidades.




Disponível na categoria: Segurança

Apresentado no evento: 7º Workshop da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

Relacionado aos assuntos: autenticação, criptografia, gestão

[retornar] Retornar para a listagem de arquivos