Tratamento de Incidentes de Segurança (EaD)

Segurança

Aprenda a tratar incidentes de segurança e obtenha o embasamento necessário para estruturar um CSIRT (Computer Security Incident Response Team).

O curso apresenta os conceitos e descreve as fases de tratamento de incidentes de segurança com exercícios práticos e simulações de casos. Ao final do curso o aluno sai preparado para iniciar a criação de um grupo de atendimento a incidentes de segurança (Computer Security Incident Response Team CSIRT) e com conhecimento necessário para realizar o tratamento de incidentes.

Características do curso

  • 5 (cinco) semanas de duração, com 2 (dois) encontros online por semana (total de 10 encontros);
  • Os encontros serão ao vivo com tutor e terão 2 (duas) horas de duração;
  • Para o auto estudo, o material de apoio será disponibilizado no AVA: livro do curso, materiais extras, indicação de leituras, atividades;
  • Sugerimos que antes de iniciar o curso, o aluno verifique o seu acesso à internet;
  • Para acompanhamento do curso, sugerimos que o aluno acesse por um computador utilizando, de preferência, o navegador Firefox;
  • Para conclusão do curso é necessário que o aluno responda aos questionários e realize 75% das atividades propostas dentro dos prazos estabelecidos.

Competências desenvolvidas

  • Conhecimento sobre requisitos de criação, funcionamento e atividades de um Computer Security Incident Response Team (CSIRT);
  • Criar e gerenciar uma equipe de resposta a incidentes de segurança;
  • Técnicas e ferramentas de tratamento de incidentes;
  • Conhecimento de estudos de casos e simulações de incidentes.

Conhecimentos prévios

Conceitos e ações básicas na área de segurança física e lógica de redes e sistemas, como criptografia, assinatura, certificado digital e questões de segurança da informação, ou o curso Segurança de Redes e Sistemas.

Investimento

R$ 960,00

Entre em contato com atendimento@esr.rnp.br para ver opções de parcelamento.

Programa do curso

  • Definições e fundamentos de CSIRTs;
  • Gerenciamento do CSIRT;
  • Riscos e ameaças;
  • Processo de tratamento de incidentes;
  • Aspectos operacionais da resposta a incidentes;
  • Identificação de contatos;
  • Análise de Logs;
  • Ferramentas para análise de incidentes;
  • Dinâmica de tratamento de incidentes.

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