Usando blockchain na sua empresa

O que é blockchain

Blockchain é uma tecnologia que se assemelha a um banco de dados global, coletivo e aberto ao público utilizado para registrar informações em blocos criptografados. Esses bancos de dados são normalmente utilizados para armazenar transações financeiras com moedas digitais, porém dada a sua natureza, podem ser aplicados a diferentes finalidades. 

No caso das transações financeiras, a tecnologia de blockchain permite que todas as informações sejam sigilosas, com identificação somente a partir da chave de acesso também criptografada. Nesta aplicação de blockchain a moeda mais transacionada é o Bitcoin, que é totalmente digital e desvinculado de qualquer banco, empresa ou governo.

Agora, quer saber mais sobre como ir além das transações financeiras e aproveitar o potencial da tecnologia de blockchain em outros setores e até mesmo na sua empresa? Acompanhe este artigo que vamos te mostrar como fazer isso.

Como o blockchain funciona?

Para explicar de forma mais didática podemos traduzir de forma literal o termo e chegar no conceito de “corrente de blocos”. Isso porque é desta forma que a tecnologia opera: criando novos blocos de transações que se conectam automaticamente um no outro, formando esta espécie de corrente.

Vale ressaltar que todo esse processo se dá de forma virtual, então não temos blocos ou correntes de verdade, porém a analogia se aplica para o meio digital. Cada transação fica gravada no formato de um código sequenciado de letras e números que nunca se repete e não pode ser identificado.

No caso das transações financeiras, essa característica é fundamental, visto que são transacionados bitcoins, moedas digitais de muito valor quando convertidas para o dinheiro oficial dos países, então não se pode deixar essas informações acessíveis para qualquer pessoa.

Para acessar as informações sobre uma determinada transação é preciso inserir no sistema uma chave de acesso, que também se trata de um código também criptografado e sequenciado utilizado pelo sistema para confirmar a idoneidade daquela transação. 

Além disso, não é possível deletar ou desfazer operações via blockchain, pois há um carimbo do tempo que é autenticado pela central moderadora das transações que identifica exatamente o horário em que a chave de acesso foi aplicada para validar uma transação.

Principais benefícios do blockchain

Agora que já falamos um pouco sobre as principais características do blockchain, hora de entrar mais a fundo nos benefícios de utilizar essa tecnologia no dia a dia — e também na sua empresa.

  • Rede descentralizada e sem propriedade de ninguém;
  • Códigos de difícil acesso;
  • Camadas de segurança e criptografia;
  • Verificação por mineradores para evitar fraudes;
  • Chave de segurança;
  • Código único para cada transação;
  • Registro criptográfico da transação anterior.

Além destas, são também vantagens da tecnologia de blockchain a transparência das operações, visto que os dados (apesar de não ser possível identificar as pessoas envolvidas) ficam registrados na rede global de blockchain; a rastreabilidade, que permite aos usuários definirem regras para a realização de suas transações, e também poder acompanhá-las do início ao fim; a alta velocidade em que se dão as transações, considerando a descentralização e, portanto, a liberdade de qualquer vínculo com bancos, governos ou empresas; e a imutabilidade, impossibilidade de ser corrompida ou alterada.

Proof of Work

E é graças ao mecanismo de Proof of Work (PoW), sobre o qual vamos falar mais agora, que o sistema pode operar de forma descentralizada. Isso porque este algoritmo trabalha através da solução de problema criptográfico que culmina na criação de novos blocos dentro do blockchain. Este sistema é mais comum no que diz respeito às transações de bitcoins, porém também pode ser aplicado a qualquer outro o uso do blockchain.

Uso de blockchain nas empresas

Se temos assim tantos benefícios no uso desta tecnologia, por que não sair somente das transações financeiras e aproveitar este potencial para outros segmentos de negócio? Isso é o que muitas empresas e profissionais de TI já estão fazendo ao identificar algumas possíveis aplicações da tecnologia às suas empresas.

Migrar seus meios de pagamento é a principal delas cedendo ao uso das moedas criptografadas. No entanto, analisar o cenário atual da empresa, compreendendo onde a mesma se encontra e que serviços oferece, pode ser o melhor caminho para iniciar. É fundamental também deixar todos da empresa na mesma página quanto à sua utilização, visto que é mais do que somente um processo, mas é uma nova forma de pensar e agir.

Outra finalidade para a qual algumas empresas utilizam blockchain, para além de transações financeiras, é para a validação de documentos e proteção de dados. A ausência da necessidade de intermediários neste tipo de operação também vem atraindo empresas dos mais variados setores e se posicionando como uma tendência a ser adotada por todos em breve.

Aplicações de blockchain e funcionalidades

Resumindo, alguns dos tipos de negócios e funcionalidades com que a tecnologia de blockchain pode ser utilizada são:

  • contratos inteligentes — também conhecidos como smart contracts, são documentos que se auto executam podendo ser assinados e validados inteiramente por computadores;
  • cadeia de fornecimento rastreável — para rastreamento eficiente e transparente de componentes e produtos de uma cadeia de suprimentos;
  • verificação de identidade e KYC — sistemas eficientes de registro dos cidadãos que garantem segurança e privacidade aos usuários e redução de custos às empresas;
  • pagamento internacionais — os sistemas de pagamento para fora do país hoje encontram altas taxas para a realização de transferências, e com blockchain esse custo é significativamente reduzido;
  • armazenamento em nuvem — o custo para armazenamento de arquivos e dados em sistemas descentralizados como o blockchain é muito mais baixo e competitivo para as empresas, e ainda com tudo criptografado!

Para aprender ainda mais sobre temas como blockchain e desenvolver o seu currículo, confira o calendário de cursos da ESR. Continue acompanhando o nosso blog e compartilhe esse conteúdo com a sua rede!

5 1 votar
Article Rating
Inscrever
Notificar
guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários
0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x
()
x