Computação em nuvem - Tendências e Desafios

23 Ago 15:00

Quais são os desafios da adoção e uso da computação em nuvem? E quais são as tendências para o futuro desse paradigma? Apesar de a computação em nuvem ser um modelo de entrega de serviços de TIC que está em evidência há uma década, ela ainda desperta um certo receio para organizações que utilizam os padrões de TIC tradicionais. Este webinar irá explorar a computação em nuvem, trazendo aos participantes uma visão clara de como mitigar os desafios e se aproveitar desse modelo.

PalestranteRicardo Makino

 Evento finalizado

Computação em nuvem - Tendências e Desafios

A computação em nuvem deixou de ser uma promessa e já se tornou realidade para diversas organizações. Ainda assim, esse paradigma está cercado de algumas incertezas e desafios.

Neste webinar, abordaremos como a computação em nuvem pode ser utilizada favoravelmente, trazendo agilidade na criação de serviços e atendimento de demandas dos usuários, ou seja, time-to-market. Descobriremos como o uso da cloud pode trazer ainda mais segurança, resiliência e economia para as operações de TIC.

Serão apresentadas tendências na oferta de serviços de TIC e como as organizações poderão se beneficiar delas na criação de novos serviços para seus clientes.

Ricardo MakinoRicardo Makino

Graduado em Engenharia da Computação e com MBA em Gestão de Segurança da Informação, possui diversos cursos de especialização nas áreas de computação em nuvem, virtualização, segurança em nuvem, auditoria de aplicações Web e outros.

Makino trabalha na RNP como Especialista em Computação em Nuvem, sendo responsável pelo mapeamento de demandas relacionadas a projetos estratégicos, além de arquitetar e implantar serviços e soluções na área. Participa de projetos em comunidades como o Cloud Security Alliance (Capítulo Brasileiro) e na ABNT, na Comissão de Estudo de Técnicas de Segurança e na Comissão de Estudo de Computação em Nuvem e Plataformas Distribuídas.

Anteriormente foi analista e pesquisador de segurança da informação no Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (CTI), atuando em projetos de relevância, a análise da segurança do sistema eletrônico de votação brasileiro, no Honeynet Project e em pesquisas sobre segurança em nuvem, tendo como parceiros a Dell e a Universidade Estadual do Ceará (UECE).

  • 23/08/2017 às 15h
  • Participe!

 Evento finalizado