Cooperação Internacional em IoT: Agricultura, Saúde e Indústria na era da Internet das Coisas

19 Nov 15:00

Internet das Coisas (Internet of Things - IoT) e seus impactos na sociedade será o tema do quarto Webinar promovido pelo CTIC e ESR na RNP em conjunto com o MCTIC. O foco dessa edição será apresentar e debater casos reais de aplicação de soluções de IoT nas mais diversas finalidades, tais como agronegócio, saúde e indústria 4.0. O público-alvo é de especialistas e entusiastas que vislumbram uma realidade com bilhões de dispositivos conectados à Internet, estejam eles em nossas casas, trabalho, ambientes públicos ou indústrias. Os convidados para o debate são pesquisadores com ampla experiência em IoT, os quais desenvolvem soluções em cooperação com pesquisadores e empresas europeias no âmbito das chamadas de cooperação internacional entre Brasil e União Européia.

PalestrantesCarlos KamienskiUFABCCilis BenevidesWDA TecnologiaGuilherme CorrêaMCTICMário DantasUFJF

 Evento finalizado

Carlos KamienskiCarlos KamienskiUFABC

Carlos Alberto Kamienski possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina (1989), mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Campinas (1994) e doutorado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco (2003). Atualmente é Professor Titular Livre da Universidade Federal do ABC (UFABC) onde atua desde 2006. Foi professor de educação profissional técnica e tecnológica por 10 anos. Seus interesses atuais de pesquisa incluem Internet das Coisas, computação em nuvem, softwarização de redes, redes sociais, cidades inteligentes e agricultura inteligente. Foi coordenador da Pós-Graduação em Engenharia da Informação da UFABC de junho de 2008 a fevereiro de 2010. Foi Pró-Reitor de Pós-Graduação de fevereiro de 2010 a fevereiro de 2014. Foi Assessor de Relações Internacionais de fevereiro de 2014 a março de 2018. É coordenador do Núcleo Estratégico NUVEM (Universos Virtuais, Entretenimento e Mobilidade) da UFABC desde dezembro de 2013.













Cilis BenevidesCilis BenevidesWDA Tecnologia

Bacharel em sistemas de informação, especialista em gestão estratégica da inovação e mestrando em inovação, empreende por meio meio sua empresa, WDA Tecnologia & Inovação, e em conjunto à Universidade Estadual do Ceará e IFCE, nos quais também é pesquisador, em Pesquisa e Desenvolvimento em projetos e produtos de software, hardware e firmware aplicados às áreas de saúde, TIC, energia, telecom, indústria 4.0 e corporativo, onde busca conciliar todo o conhecimento adquirido de maneira equilibrada e aberta e que contribuam para a realização de resultados de seus clientes e parceiros.







Guilherme CorrêaGuilherme CorrêaMCTIC

Guilherme Corrêa é engenheiro eletrônico do Instituto Militar de Engenharia (IME) e possui mestrado em engenharia elétrica pela Universidade de Brasília (UnB). Atua no mercado de telecomunicações nos últimos 22 anos, 16 deles no setor privado e nos últimos 6 anos como funcionário público federal, na posição de analista de infraestrutura do Ministério da Economia (ME). Atualmente, trabalha no Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e, desde 2014, trabalha no desenvolvimento de políticas públicas voltadas para o ecossistema da Internet das Coisas e no gerenciamento da Câmara de IoT do MCTIC. Ele faz parte da equipe que trabalha no desenvolvimento do Plano Nacional da IoT.









Mário DantasMário DantasUFJF

Mario A.R. Dantas é professora no Departamento de Ciência da Computação (DCC) do Instituto de Ciências Exatas (ICE) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação (PPGCC), no Centro de Tecnologia (CTC) Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com doutorado em Ciência da Computação pela Universidade de Southampton (Reino Unido), professor visitante na Universidade de Western Ontario (Canadá) e pesquisador visitante em Riken (Japão). Ele é autor de cem artigos científicos, dúzias de capítulos em livros e três livros. Ele orientou numerosos trabalhos de pesquisa de graduação, especialização, mestrado e doutorado. Ele atuou como consultor em vários projetos com o setor nas áreas de IoT, redes, sistemas distribuídos e ambientes de alto desempenho.







  • Inscreva-se
  • 19/11/2019 às 15h