2º Encontro com Líderes em Cibersegurança - Edição 2021

26 Fev 10:00

O mundo está passando por uma transformação e isto inclui o ciberespaço. A segurança cibernética atrai cada vez mais a atenção da academia e da indústria, muitas vezes impulsionada por ataques sofisticados, pujantes e comprometedores que causam elevados prejuízos financeiros para as instituições, além de comprometerem suas reputações. As leis gerais de proteção dos dados em definição e em vigência no mundo corroboram para uma discussão aprofundada do tema no nível de instituições e indivíduos.

Dentro deste contexto de transformação, nós iniciamos em 2020 esta série de webinars “Encontro com Líderes em Cibersegurança” com o apoio da Escola Superior de Redes (ESR) e do projeto MCTIC/FAPESP MENTORED. Esta série de webinars visa nos aproximarmos e conversarmos com líderes, nacionais e internacionais, na academia e na indústria sobre temas relacionados à cibersegurança. Além disso, nesta edição de 2021, deixaremos também um espaço para que líderes possam expor seus trabalhos, se assim o desejarem. O objetivo é entender como pensam esses líderes, conhecer seus trabalhos e aprender com suas experiências.

Neste segundo encontro da edição de 2021, temos como convidado Marcelo Motta, Diretor de Cibersegurança e Soluções do Huawei “Global Cyber Security e do Privacy Protection Office”. Marcelo é engenheiro de telecomunicações e mestre em engenharia de sistemas pela Poli-USP e fará uma apresentação intitulada "Cyber Security Governance & Zero Trust: Addressing the New Challenges in the Cyberspace" em que ele expõe pesquisas e avanços relacionados à Inteligência Artificial aplicada à cibersegurança, big data e 5G. Abaixo, o resumo de sua apresentação, em inglês, fornecido por Motta.

Resumo da apresentação: AI, big data, cloud and super connectivity empowered by fiber and 5G are the pillars of the digital world and key enablers of the future development. As systems evolve, wider attack surfaces are built and cyber security and privacy protection become even more important: the foundation of our digital lives. Cyber security governance and zero trust from an end-to-end perspective is Huawei way to tackle this challenge, that requires further engagements from industry and governments in full cooperation in the construction of safer digital roads.

PalestrantesMarcelo MottaMichele Nogueira (Moderadora)

 Evento finalizado

Marcelo MottaMarcelo Motta

Marcelo Motta, Diretor de Cibersegurança e Soluções do Huawei “Global Cyber Security e do Privacy Protection Office”, está focado na gestão e na garantia de segurança cibernética e proteção de dados fim-a-fim. Na Huawei desde 2002, trabalhou em diversos cargos de liderança no Brasil, América Latina e China/mundo. Previamente, ocupou posições na Nortel Networks, Siemens e HP, além da atuação como professor de engenharia de telecomunicações por mais de 10 anos no Instituto de Tecnologia Mauá. É engenheiro de telecomunicações e mestre em engenharia de sistemas pela Poli-USP e possui MBAs em economia internacional e de empresas pela FIA/FEA-USP e Grenoble Alpes University (Pierre-Mendès-France University).

Michele Nogueira (Moderadora)Michele Nogueira (Moderadora)

Michele Nogueira é Cientista da Computação atuando em Cibersegurança, Resiliência de Redes, Redes sem Fio (ex., redes 5G), e Internet das Coisas. É professora associada da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), líder do Centro de Ciência de Segurança Computacional (CCSC) e coordenadora do projeto MCTIC/FAPESP MENTORED.

  • Assista a gravação