Segurança Cibernética na era do 5G

04 Dez 10:00

O objetivo desse webinar é trazer uma reflexão sobre os desafios em Segurança Cibernética introduzidos pela quinta geração para redes móveis (5G). Todos estaremos em breve cercados de dispositivos e soluções, clientes da tecnologia e precisamos entender os possíveis impactos aos quais estaremos sujeitos. A quinta geração para redes móveis (5G) traz inúmeros benefícios e potencializa o desenvolvimento de novos serviços e aplicações inovadoras. Nesse webinar serão debatidos a visão de desenvolvimento do 5G e os desafios em segurança cibernética que serão introduzidos com essa nova geração.

PalestrantesEmilio Tissato Nakamura RNPJoão José Costa GondimMarcia Ogawa Matsubayashi

Assista à gravação do webinar:

Emilio Tissato Nakamura Emilio Tissato Nakamura RNP

M.Sc., CISSP, CISSP-ISSAP, ISSMP. PCI QSA, MBA Executivo, 27001 ISMS Auditor. Mais de 20 anos de experiência em projetos nacionais e internacionais de segurança da informação atuando na RNP, CPQD, Open Security, Robert Bosch, Sun Microsystems, Veris Faculdades, Fundação Bradesco, Unicamp. Autor do livro "Segurança de Redes em Ambientes Cooperativos", lançado em 2002 e hoje em dia na décima edição. Gestão de projetos de pesquisa e desenvolvimento, desenvolvimento de produtos, definição de plano estratégico.

João José Costa GondimJoão José Costa Gondim

Graduado em Engenharia Elétrica (Eletrônica) pela Universidade Federal da Pernambuco (1984), e mestre (M.Sc.) em Computer Science pelo Imperial College of Science and Technology da University of London (1987) e com Doutorado (Ph.D.) em Engenharia Elétrica pela Universidade de Brasília (2017). Atuou como Engenheiro na CHESF – Companhia Hidro Elétrica do São Francisco de 1985 a 1992. Desde 1994 é professor do Departamento de Ciência da Computação (CIC) da referida universidade, atuando no Programa de Pós-Graduação Profissional em Engenharia Elétrica (PPEE). Além de experiência nas áreas de Engenharia Elétrica, Eletrônica e Ciência da Computação, professor Gondim tem atuado em projetos com ênfase em Segurança da Informação, especialmente Segurança de Redes, Segurança Cibernética e Criptografia. Atualmente coordena o CyberSecLab – Laboratório de Segurança Cibernética.

Marcia Ogawa Matsubayashi Marcia Ogawa Matsubayashi

Lider de Technology, Media & Telecommunications na Deloitte Brasil. É também professora visitante da Escola de Engenharia da Universidade de São Paulo (POLI / USP) no curso de pós-graduação em IoT. Representa a Deloitte nos principais eventos nacionais e internacionais. Participa da diretoria de Inovação e do Programa de Desenvolvimento da Mulher da Deloitte Brasil. Experiência internacional nos EUA, Canadá, Japão e vários países da América Latina.

  • Assista à gravação