Série: Vetores que facilitam ransomware, e como se proteger? Episódio 1: O que é ransomware?

07 Mai 10:00

A série "Vetores que facilitam o ransomware, e como se proteger", será dividida em dois episódios:

  1. O que é ransomware?; e
  2. Engenharia Social facilita a instalação do ransomware?
    O CAIS contará com o especialista em segurança da informação Fabio Assolini da Kaspersky para um bate papo sobre esses temas.
    No primeiro episódio contextualizaremos o Ransomware e sua evolução durante os últimos anos. Apresentaremos os principais conceitos, explicando como agentes maliciosos abordam e exploram cada um deles e seus objetivos. Apontaremos também os principais pontos de atenção e boas práticas para se prevenir e não cair em golpes ou pior… infectar o seu dispositivo ou toda sua rede!
    No segundo episódio traremos a experiência dos convidados face aos ataques de ransomware, com a vivência organizacional e como as empresas no mundo foram afetadas e transformadas após esses ataques. Abordaremos, ainda, a Engenharia Social. Será que ela facilita a instalação do ransomware?
    Contaremos com espaço para perguntas durante todo o webinar, desta forma teremos um momento bastante interativo e dinâmico!

Palestrantes Nicole Rieckmann (Moderadora)RNPFabio Assolini Kaspersky

Assista à gravação do webinar:

 Nicole Rieckmann (Moderadora) Nicole Rieckmann (Moderadora)RNP

Nicole Rieckmann é Analista de Segurança do Centro de Atendimento a Incidentes de Segurança (CAIS) desde 2019, onde atua com Análises e Operações de Segurança, Tratamento de Vulnerabilidades e Incidentes, além da organização e participação em eventos de conscientização e capacitação em SI. Formada Engenheira da Computação pela UFRN, pós graduada em Gestão da Tecnologia da Informação pela UnP. Trabalhou no PoP-RN e na Superintendência de Informática da UFRN nas áreas de infraestrutura, conectividade e administração de serviços e ativos de rede.

Fabio Assolini Fabio Assolini Kaspersky

Analista Senior de Malware da Kaspersky Lab no Brasil

O executivo se juntou à rede mundial de analistas de malwares da Kaspersky Lab – que inclui os melhores profissionais do mercado – para se dedicar exclusivamente a um dos mais dinâmicos e desafiadores mercado da América Latina em julho de 2009.

Desde 2006 o executivo é membro voluntário junto à comunidade de segurança Linha Defensiva (organização não-governamental), atuando como pesquisador independente, integrando o Grupo de Análise e Resposta a Incidentes de Segurança (ARIS), com experiência em análise de vírus, bankers e outras pragas originadas no Brasil.

Além disso, Fábio é membro da Aliance of Security Analisis Professionals (ASAP). Assolini acumula mais de seis anos de experiência na área e é graduado em Ciência da Computação.

  • 07/05/2021
  • Inscrição Gratuita