Computação Quântica: A nova fronteira da era digital
Participação Gratuita
Data do evento:
10/10/2025 às 10:00
Média da classificação / 5. Número de votos:
Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este evento.
O webinar tem como objetivo apresentar os novos programas formativos desenvolvidos pela Escola Superior de Redes (ESR) em colaboração com a DOBSLIT, startup pioneira em Computação Quântica no Brasil. Serão detalhados os diferenciais dos cursos, que buscam aproximar estudantes e profissionais do universo das tecnologias quânticas de primeira e segunda geração, com foco em aplicações práticas e impacto para o futuro da inovação.
O webinar é destinado a profissionais de TI, gestores de tecnologia e entusiastas interessados em explorar os avanços da Computação Quântica e da Internet Quântica.
Entre os principais pontos abordados estão: fundamentos da computação quântica, aplicações já em desenvolvimento no Brasil e no mundo, desafios de escalabilidade, impactos em setores industriais estratégicos e as perspectivas da Internet Quântica para comunicação e segurança de dados.
O evento será conduzido por Rogerio Ruivo, Diego Abreu e Warley Marcos, que compartilharão suas experiências acadêmicas e profissionais.
Rogério Ruivo
Diretor de Tecnologias da DOBSLIT, uma das primeiras iniciativas comerciais de Computação Quântica do Brasil, responsável por trazer o primeiro computador quântico educacional do país ao SENAI São Paulo, juntamente com um curso pioneiro naquela instituição. Colaborou para que a DOBSLIT fosse contratada para a realização do primeiro projeto de Computação Quântica em grandes indústrias nacionais, como Embraer e EBSE, e possui mais de 25 anos de experiência em atuação no mercado de Tecnologia da Informação.
Filipe Chagas
Engenheiro de Computação pela UFMT e pós-graduando em Computação Quântica pelo SENAI CIMATEC. Atua nas áreas de computação quântica, ciência de dados, machine learning, otimização e processamento de imagem. Possui experiência em desenvolvimento de software, ensino de tecnologia (programação, informática, análise de dados e computação quântica) e projetos de PD com aplicação industrial. Lecionou para as instituições FATEC SENAI MT, SENAI-SP, Cyber Edux e UEA. É pesquisador externo na UFAL, no projeto SiMPred, e concluiu recentemente sua atuação como pesquisador externo no IFF
Diego Abreu
Pesquisador na area de Comunicações Quânticas. Engenheiro da Computação e Mestre em Comunicações. Sua pesquisa é voltada para Técnicas de Aprendizado de Máquina e suas aplicações em segurança de redes de computadores, com participação ativa em diversos projetos de pesquisa. Além disso, atua na área de tecnologias quânticas, com foco em redes de comunicações quânticas e seus aspectos relacionados à segurança.
