O curso desenvolve as competências e habilidades necessárias para a elaboração de um Plano Diretor de Tecnologia Informação e Comunicação – PDTIC como ferramenta de alinhamento da TIC com os objetivos estratégicos da organização. O curso garante ao participante todo o conhecimento necessário e orientação para elaboração e preparação do PDTIC em sua Instituição, baseado […]
O curso desenvolve as competências e habilidades necessárias para a elaboração de um Plano Diretor de Tecnologia Informação e Comunicação – PDTIC como ferramenta de alinhamento da TIC com os objetivos estratégicos da organização. O curso garante ao participante todo o conhecimento necessário e orientação para elaboração e preparação do PDTIC em sua Instituição, baseado […]
Certificado De conclusão
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Informações gerais
Carga horária:24horas
Nível:Avançado
R$960,00
Turmas Abertas!
Caso sua empresa ou instituição possua reserva de vagas numa turma, sua matrícula poderá ser realizada mesmo com a turma esgotada.
O curso desenvolve as competências e habilidades necessárias para a elaboração de um Plano Diretor de Tecnologia Informação e Comunicação – PDTIC como ferramenta de alinhamento da TIC com os objetivos estratégicos da organização.
O curso garante ao participante todo o conhecimento necessário e orientação para elaboração e preparação do PDTIC em sua Instituição, baseado nas boas práticas do Sistema de Administração de Recursos de Tecnologia da Informação, Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia (SISP/SGD/ME).
Apresenta conhecimentos essenciais para o desenvolvimento de forma prática de um PDTIC a partir das informações do planejamento e a gestão estratégica da TIC nas organizações. Durante o desenvolvimento do curso o participante aprenderá a metodologia necessária para que haja o alinhamento entre as estratégias e ações da TIC e as estratégias organizacionais.
DURAÇÃO:
3 (três) semanas de duração e mais uma semana de encerramento (total de 04 semanas);
2 (dois) encontros online por semana com o tutor (total de 06 encontros).
Os encontros serão ao vivo e terão 2 (duas) horas de duração.
SISTEMA DE AVALIAÇÃO:
Para conclusão do curso e acesso ao certificado, é necessário:
Entregar no mínimo 50% das tarefas;
Ter 50% de presença no total de encontros online;
Obter média 6,0 (seis) no Questionário de Avaliação Final.
MATERIAL:
O material de apoio será disponibilizado no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA): conteúdo do curso, agenda do curso, tarefas, questionários, materiais extras e vídeo do encontro online.
TÉCNICA:
Sugerimos que o aluno acesse por um computador, utilizando, de preferência, o navegador Firefox ou Chrome; Para os encontros online, recomendamos o uso de fones de ouvido com microfone.
MÓDULO 1: Plano Diretor de tecnologia da Informação e Comunicação – PDTIC
Coordenação de sistemas de informação
MÓDULO 2: Fase de Preparação
Aplicar os processos da fase de preparação
Identificar princípios, políticas e frameworks para a elaboração do PDTIC
Elaborar um plano de trabalho para elaboração do PDTIC
MÓDULO 3: Fase de Diagnóstico – Conhecendo a realidade da TIC
Aplicar os processos da fase de diagnóstico
Avaliar os resultados do PDTIC em execução
Identificar objetivos estratégicos
Analisar a organização de TIC
Identificar necessidades de informação
MÓDULO 4: Fase de Diagnóstico – Avaliando os recursos de TIC
Identificar necessidades de serviços, aplicações, infraestrutura, pessoal e contratação
Consolidar o inventário de necessidades
Mapear necessidades às estratégias
Auxiliar o Comitê de TIC a avaliar as necessidades identificadas
MÓDULO 5: Fase de Planejamento: Definindo metas e ações
Auxiliar o Comitê de TIC a estabelecer diretrizes para priorização
Priorizar necessidades conforme os critérios determinados pelo Comitê de TIC
Definir metas para atender as necessidades priorizadas
Definir indicadores para medir o cumprimento das metas e o atendimento das necessidades
Planejar ações para alcançar as metas
MÓDULO 6: Fase de Planejamento: Terminando o PDTIC
Planejar ações de pessoal
Consolidar a proposta orçamentária de TIC
Planejar o orçamento de TIC
Identificar os fatores críticos de sucesso do PDTIC
Consolidar a minuta do PDTIC
Auxiliar o Comitê de TIC e a autoridade máxima a avaliar e publicar o PDTIC
Recomenda-se ao aluno ter feito o curso Planejamento e Gestão Estratégica de TI, oferecido pela Escola Superior de Redes.Conhecimentos básicos dos processos de gestão de TI.
MÓDULO 1: Plano Diretor de tecnologia da Informação e Comunicação – PDTIC
Atividades de gestão
Conceito, fases, dimensões, princípios e tipos de planejamento
Planejamento na APF:
– Orçamento-programa
Motivadores e benefícios do planejamento de TIC
Integração do PDTIC com outros planos
SISP:
– Modelo de referência do PDTIC
– Guia de elaboração de PDTIC
– Atores do processo
Processo de elaboração utilizado
Facilitadores da governança de TIC
Projeto Integrador – Fase 1A: Contexto da Empresa
Apresentação do contexto da organização e exibição dos documentos/sites que representam a organização.
MÓDULO 2: Fase de Preparação
PRE01:
– Abrangência
– Plano de implantação
– Equipe de elaboração
– Líder do projeto
– Portaria de autorização
PRE02:
– Avaliar e publicar portaria de autorização de início do projeto
PRE03:
– Minuta do PDTIC
PRE04:
– Compilar documentos de referência
Projeto Integrador – Fase 1.B: Contexto da Empresa
Como elaborar um documento identificando objetivos estratégicos que nortearão a elaboração do PDTIC.
Projeto Integrador – Fase 2.A: Preparação
Orientações sobre como:
definir o escopo do PDTIC,
definir a equipe responsável pela elaboração do PDTIC;
elaborar uma portaria de autorização para criação do PDTIC.
MÓDULO 3: Fase de Diagnóstico – Conhecendo a realidade da TIC
PRE05:
– Princípios, políticas e frameworks
– Diretrizes
– Lista de princípios e de diretrizes
– Inventário das necessidades
PRE06:
– Plano de trabalho
– Cronograma
PRE07 – Dificuldades mais comuns da fase de preparação
DGN01 – Avaliar resultados do PDTIC em execução
DGN02 – Avaliar o relatório de resultados do PDTIC em execução
Projeto Integrador – Fase 2. B. Preparação
Orientações sobre como:
Compilar documentos de referência;
Construir minuta;
Projeto Integrador – Fase 3. A: Diagnóstico
Orientações sobre como:
Analisar relatórios de PDTIC anteriores;
MÓDULO 4: Fase de Diagnóstico – Avaliando os recursos de TIC
DGN03 – Lista de objetivos estratégicos
DGN04 – Analisar a organização de TIC
DGN05 – Identificar necessidades de informação
DGN06 – Serviços de TIC
DGN06 – Acordos de nível de serviço
DGN06 – Catálogo de serviços
DGN06 – Identificando necessidades de serviços de TIC
DGN07 – Identificar necessidades de infraestrutura
Projeto Integrador – Fase 3.B: Diagnóstico
Orientações sobre como:
Analisar o ambiente de TIC;
Identificar necessidades de informação.
Projeto Integrador – Fase 3.C: Diagnóstico
Orientações sobre como levantar serviços, infraestrutura, pessoal e contratos atuais.
DGN08 – Identificar necessidades de pessoal
DGN09 – Contratações de soluções de TIC, Decretos: 200/1967 e 2271/1997
DGN09 – Contratações de soluções de TIC na APF
DGN09 – Identificando necessidades de contratações
DGN10 – Consolidar necessidades
DGN11 – Mapear necessidades às estratégias
DGN12 – Avaliar necessidades
Projeto Integrador – Fase 3.D
Orientações sobre como:
identificar as necessidades de TIC e como elas impactam os objetivos organizacionais;
construir um catálogo de serviços
MÓDULO 5: Fase de Planejamento: Definindo metas e ações
PLA01 – Estabelecer diretrizes para priorização e orçamentação
PLA02 – Matriz GUT
PLA03 – Indicadores e metas
PLA03 – Definindo indicadores e metas para PDTIC
Projeto Integrador – Fase 4.a: Planejamento
Orientações sobre como:
Definir as prioridades das necessidades identificadas usando a matriz GUT.
Estabelecer um conjunto de indicadores de desempenho.
PLA04 – Técnica 5W2H
PLA04 – Planejando ações
PLA05 – Planejar ações de pessoal
PLA06 – Planejar orçamento
Projeto Integrador – FASE 4.b: Planejamento
Orientações sobre como:
Usar a técnica 5W2H;
Definir Orçamento.
MÓDULO 6: Fase de Planejamento: Terminando o PDTIC
PLA07 – Identificar factores críticos de sucesso
PLA08 – Consolidar PDTIC
PLA09 – Avaliar PDTIC
PLA10 – Avaliar e publicar PDTIC
Projeto Integrador – Fase 4.C: Planejamento
Orientações sobre como:
Definir plano orçamentário;
Definir recursos, fatores críticos de sucesso
TURMA
20/07/2026
à
16/08/2026
Carga horária:24horas
Local:ESR EaD
Encontros:Este curso possui 6 encontros às Terças e Quintas de 14h às 16h, nos dias: 21, 23, 28, 30/07, 04 e 06/08 de 2026. Encontros sujeitos à atualizações.
* É necessário estar logado(a) para realizar a Pré-Matrícula.
TURMA
28/09/2026
à
01/11/2026
Carga horária:24horas
Local:ESR EaD
Encontros:Este curso possui 6 encontros às Terças e Quintas de 10h às 12h, nos dias: 29/09, 01, 06, 08, 13 e 20/10 de 2026. Encontros sujeitos à atualizações.
* É necessário estar logado(a) para realizar a Pré-Matrícula.
O Curso Gestão de ativos de TI pretende capacitar a área de TI e demais áreas correlacionadas para executar adequadamente o processo de gestão de ativos, fornecendo conhecimento teórico-conceitual e boas práticas.
O Curso Gestão de ativos de TI pretende capacitar a área de TI e demais áreas correlacionadas para executar adequadamente o processo de gestão de ativos, fornecendo conhecimento teórico-conceitual e boas práticas.
Plano de Contratações Públicas de Bens e Serviços com base na IN 94/2022 – SGD/ME
A Instrução Normativa – IN 01/2019 de 04/04/2019, foi revogada e as normas e processos de Contratação de Bens e Serviços de TI foram revistos a partir de fevereiro de 2023. A IN Nº 94, DE 23 DE DEZEMBRO DE 2022 passa a englobar a Lei nº 14.133, de 1º de abril de 2021, outras […]
Plano de Contratações Públicas de Bens e Serviços com base na IN 94/2022 – SGD/ME
A Instrução Normativa – IN 01/2019 de 04/04/2019, foi revogada e as normas e processos de Contratação de Bens e Serviços de TI foram revistos a partir de fevereiro de 2023. A IN Nº 94, DE 23 DE DEZEMBRO DE 2022 passa a englobar a Lei nº 14.133, de 1º de abril de 2021, outras […]
Planejamento e Gestão Estratégica de TI (Presencial)
O curso fornece conhecimentos essenciais para o planejamento e a gestão estratégica de TI nas organizações. O foco está no alinhamento da estratégia de TI com o alcance das metas do negócio da organização, na busca pela vantagem competitiva através do constante refinamento dos processos organizacionais. Ao final do curso o aluno estará capacitado a […]
O curso fornece conhecimentos essenciais para o planejamento e a gestão estratégica de TI nas organizações. O foco está no alinhamento da estratégia de TI com o alcance das metas do negócio da organização, na busca pela vantagem competitiva através do constante refinamento dos processos organizacionais. Ao final do curso o aluno estará capacitado a […]
A tecnologia evolui rápido demais para que times de TI aprendam de forma improvisada. Frameworks se renovam em ciclos curtos, ferramentas se expandem, stacks se multiplicam e as organizações, públicas e privadas, exigem cada vez mais autonomia, maturidade técnica e capacidade de adaptação. Nesse contexto, ter um roadmap de aprendizado se apresenta como uma necessidade […]
Saber quais são os KPIs e como estruturá-los na gestão de TI exige uma equação: clareza dos objetivos estratégicos × escolha das métricas certas × comunicação efetiva com stakeholders. Essa combinação transforma dados técnicos em insights que realmente orientam a tomada de decisão. Para gestores, os indicadores servem para medir a eficiência da equipe, bem […]
A inteligência invisível ambiental tem despontado como um dos principais termos de pesquisa nos buscadores online. Isso pode ser explicado uma vez que o conceito define o novo paradigma para o mercado moderno, otimizando a percepção de produto das organizações, o relacionamento com o cliente e as formas de interação com os espaços. Em linhas […]
Uma infraestrutura de TI para a IA generativa demanda, sobretudo, alta capacidade de processamento (GPUs ou TPUs), redes de baixa latência, armazenamento escalável e sistemas de governança de dados robustos. Sem esse conjunto técnico, modelos generativos podem não alcançar desempenho em escala, o que inviabiliza projetos que exigem treinamento intensivo, inferência em tempo real e […]
Qual a importância de um checklist de deploy em TI no mercado moderno? Na prática, o deploy representa não só um comando de linha de código, mas o ponto de contato mais sensível entre o desenvolvimento (Dev) e a operação (Ops). Ou seja, trata-se da etapa que leva um novo software, funcionalidade ou serviço digital […]
Empresas como Asana, Zoom e Dropbox adotam a abordagem de utilização de crescimento da organização focada no produto. Em linhas gerais, isso explica o que é PLG ou Product Led Growth (Crescimento Orientado pelo Produto). Trata-se de uma metodologia indispensável para empresas que desejam escalar suas operações de forma sustentável, representando uma mudança cultural e […]