O curso desenvolve as competências e habilidades necessárias para a elaboração de um Plano Diretor de Tecnologia Informação e Comunicação – PDTIC como ferramenta de alinhamento da TIC com os objetivos estratégicos da organização. O curso garante ao participante todo o conhecimento necessário e orientação para elaboração e preparação do PDTIC em sua Instituição, baseado […]
O curso desenvolve as competências e habilidades necessárias para a elaboração de um Plano Diretor de Tecnologia Informação e Comunicação – PDTIC como ferramenta de alinhamento da TIC com os objetivos estratégicos da organização. O curso garante ao participante todo o conhecimento necessário e orientação para elaboração e preparação do PDTIC em sua Instituição, baseado […]
Certificado De conclusão
380 Pessoas nesse curso
TENHO INTERESSE
Preencha o formulário e receba novidades sobre o curso!
PROPOSTA PARA EMPRESAS
Se você precisa de uma proposta personalizada para capacitar sua equipe, preencha o formulário e fale com nossos consultores.
Presencial
Informações gerais
Carga horária:24horas
Nível:Avançado
R$1.920,00
Caso sua empresa ou instituição possua reserva de vagas numa turma, sua matrícula poderá ser realizada mesmo com a turma esgotada.
O curso desenvolve as competências e habilidades necessárias para a elaboração de um Plano Diretor de Tecnologia Informação e Comunicação – PDTIC como ferramenta de alinhamento da TIC com os objetivos estratégicos da organização.
O curso garante ao participante todo o conhecimento necessário e orientação para elaboração e preparação do PDTIC em sua Instituição, baseado nas boas práticas do Sistema de Administração de Recursos de Tecnologia da Informação, Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia (SISP/SGD/ME).
Apresenta conhecimentos essenciais para o desenvolvimento de forma prática de um PDTIC a partir das informações do planejamento e a gestão estratégica da TIC nas organizações. Durante o desenvolvimento do curso o participante aprenderá a metodologia necessária para que haja o alinhamento entre as estratégias e ações da TIC e as estratégias organizacionais.
DURAÇÃO: O curso está dividido em seis sessões, totalizando 24 horas;
SISTEMA DE AVALIAÇÃO: Para conclusão do curso e acesso ao certificado, é necessário:
Obter média 6,0 (seis) no Questionário de Avaliação final;
Entregar no mínimo 50% das tarefas;
Ter 75% de presença nas aulas.
MATERIAL: O material de apoio será disponibilizado no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA): conteúdo do curso, agenda do curso, tarefas, questionários e materiais extras.
MÓDULO 1: Plano Diretor de tecnologia da Informação e Comunicação – PDTIC
Coordenação de sistemas de informação
MÓDULO 2: Fase de Preparação
Aplicar os processos da fase de preparação
Identificar princípios, políticas e frameworks para a elaboração do PDTIC
Elaborar um plano de trabalho para elaboração do PDTIC
MÓDULO 3: Fase de Diagnóstico – Conhecendo a realidade da TIC
Aplicar os processos da fase de diagnóstico
Avaliar os resultados do PDTIC em execução
Identificar objetivos estratégicos
Analisar a organização de TIC
Identificar necessidades de informação
MÓDULO 4: Fase de Diagnóstico – Avaliando os recursos de TIC
Identificar necessidades de serviços, aplicações, infraestrutura, pessoal e contratação
Consolidar o inventário de necessidades
Mapear necessidades às estratégias
Auxiliar o Comitê de TIC a avaliar as necessidades identificadas
MÓDULO 5: Fase de Planejamento: Definindo metas e ações
Auxiliar o Comitê de TIC a estabelecer diretrizes para priorização
Priorizar necessidades conforme os critérios determinados pelo Comitê de TIC
Definir metas para atender as necessidades priorizadas
Definir indicadores para medir o cumprimento das metas e o atendimento das necessidades
Planejar ações para alcançar as metas
MÓDULO 6: Fase de Planejamento: Terminando o PDTIC
Planejar ações de pessoal
Consolidar a proposta orçamentária de TIC
Planejar o orçamento de TIC
Identificar os fatores críticos de sucesso do PDTIC
Consolidar a minuta do PDTIC
Auxiliar o Comitê de TIC e a autoridade máxima a avaliar e publicar o PDTIC
Recomenda-se ao aluno ter feito o curso Planejamento e Gestão Estratégica de TI, oferecido pela Escola Superior de Redes. Conhecimentos básicos dos processos de gestão de TI.
MÓDULO 1: Plano Diretor de tecnologia da Informação e Comunicação – PDTIC
MÓDULO 2: Fase de Preparação
MÓDULO 3: Fase de Diagnóstico – Conhecendo a realidade da TIC
MÓDULO 4: Fase de Diagnóstico – Avaliando os recursos de TIC
MÓDULO 5: Fase de Planejamento: Definindo metas e ações
MÓDULO 6: Fase de Planejamento: Terminando o PDTIC
O Curso Gestão de ativos de TI pretende capacitar a área de TI e demais áreas correlacionadas para executar adequadamente o processo de gestão de ativos, fornecendo conhecimento teórico-conceitual e boas práticas.
O Curso Gestão de ativos de TI pretende capacitar a área de TI e demais áreas correlacionadas para executar adequadamente o processo de gestão de ativos, fornecendo conhecimento teórico-conceitual e boas práticas.
Plano de Contratações Públicas de Bens e Serviços com base na IN 94/2022 – SGD/ME
A Instrução Normativa – IN 01/2019 de 04/04/2019, foi revogada e as normas e processos de Contratação de Bens e Serviços de TI foram revistos a partir de fevereiro de 2023. A IN Nº 94, DE 23 DE DEZEMBRO DE 2022 passa a englobar a Lei nº 14.133, de 1º de abril de 2021, outras […]
Plano de Contratações Públicas de Bens e Serviços com base na IN 94/2022 – SGD/ME
A Instrução Normativa – IN 01/2019 de 04/04/2019, foi revogada e as normas e processos de Contratação de Bens e Serviços de TI foram revistos a partir de fevereiro de 2023. A IN Nº 94, DE 23 DE DEZEMBRO DE 2022 passa a englobar a Lei nº 14.133, de 1º de abril de 2021, outras […]
Planejamento e Gestão Estratégica de TI (Presencial)
O curso fornece conhecimentos essenciais para o planejamento e a gestão estratégica de TI nas organizações. O foco está no alinhamento da estratégia de TI com o alcance das metas do negócio da organização, na busca pela vantagem competitiva através do constante refinamento dos processos organizacionais. Ao final do curso o aluno estará capacitado a […]
O curso fornece conhecimentos essenciais para o planejamento e a gestão estratégica de TI nas organizações. O foco está no alinhamento da estratégia de TI com o alcance das metas do negócio da organização, na busca pela vantagem competitiva através do constante refinamento dos processos organizacionais. Ao final do curso o aluno estará capacitado a […]
A tecnologia evolui rápido demais para que times de TI aprendam de forma improvisada. Frameworks se renovam em ciclos curtos, ferramentas se expandem, stacks se multiplicam e as organizações, públicas e privadas, exigem cada vez mais autonomia, maturidade técnica e capacidade de adaptação. Nesse contexto, ter um roadmap de aprendizado se apresenta como uma necessidade […]
Saber quais são os KPIs e como estruturá-los na gestão de TI exige uma equação: clareza dos objetivos estratégicos × escolha das métricas certas × comunicação efetiva com stakeholders. Essa combinação transforma dados técnicos em insights que realmente orientam a tomada de decisão. Para gestores, os indicadores servem para medir a eficiência da equipe, bem […]
A inteligência invisível ambiental tem despontado como um dos principais termos de pesquisa nos buscadores online. Isso pode ser explicado uma vez que o conceito define o novo paradigma para o mercado moderno, otimizando a percepção de produto das organizações, o relacionamento com o cliente e as formas de interação com os espaços. Em linhas […]
Uma infraestrutura de TI para a IA generativa demanda, sobretudo, alta capacidade de processamento (GPUs ou TPUs), redes de baixa latência, armazenamento escalável e sistemas de governança de dados robustos. Sem esse conjunto técnico, modelos generativos podem não alcançar desempenho em escala, o que inviabiliza projetos que exigem treinamento intensivo, inferência em tempo real e […]
Qual a importância de um checklist de deploy em TI no mercado moderno? Na prática, o deploy representa não só um comando de linha de código, mas o ponto de contato mais sensível entre o desenvolvimento (Dev) e a operação (Ops). Ou seja, trata-se da etapa que leva um novo software, funcionalidade ou serviço digital […]
Empresas como Asana, Zoom e Dropbox adotam a abordagem de utilização de crescimento da organização focada no produto. Em linhas gerais, isso explica o que é PLG ou Product Led Growth (Crescimento Orientado pelo Produto). Trata-se de uma metodologia indispensável para empresas que desejam escalar suas operações de forma sustentável, representando uma mudança cultural e […]