O Curso de Introdução à Computação de Alto Desempenho pretende capacitar profissionais de TI a compreender os fundamentos e as abordagens de “Dados Digitais Escalares” e “Computação de Alto Desempenho” visando o uso eficiente destes recursos computacionais avançados.
O Curso de Introdução à Computação de Alto Desempenho pretende capacitar profissionais de TI a compreender os fundamentos e as abordagens de “Dados Digitais Escalares” e “Computação de Alto Desempenho” visando o uso eficiente destes recursos computacionais avançados.
Certificado De conclusão
47 Pessoas nesse curso
TENHO INTERESSE
Preencha o formulário e receba novidades sobre o curso!
PROPOSTA PARA EMPRESAS
Se você precisa de uma proposta personalizada para capacitar sua equipe, preencha o formulário e fale com nossos consultores.
Online
Informações gerais
Carga horária:9horas
Nível:Básico
Gratuito!
Caso sua empresa ou instituição possua reserva de vagas numa turma, sua matrícula poderá ser realizada mesmo com a turma esgotada.
O Curso de Introdução à Computação de Alto Desempenho pretende capacitar profissionais de TI a compreender os fundamentos e as abordagens de “Dados Digitais Escalares” e “Computação de Alto Desempenho” visando o uso eficiente destes recursos computacionais avançados.
Curso síncrono com 4 encontros ao vivo.
Para aprovação o aluno deve ter ao final do curso 75% de presença – 3/4
Gerar entendimentos introdutórios sobre dados digitais escalares e os ambientes de computação de alto desempenho.
Gerar entendimentos introdutórios sobre troca de mensagens em ambientes distribuídos e paralelos.
Gerar entendimentos introdutórios sobre escalonamento de tarefas em ambientes distribuídos e paralelos.
Gerar entendimentos introdutórios sobre armazenamento de alto desempenho em ambiente distribuído e paralelo.
Não há
MÓDULO 1: Dados Digitais Escalares e Computação de Alto Desempenho
Conceitos e Paradigmas: Dados Digitais Escalares, Computação de Alto Desempenho e Paradigmas contemporâneos em tecnologia da informação.
Tecnologias e Arquiteturas: Ambientes de borda (edge computing), Ambientes de névoa (fog computing) e Armazenamento em nuvem (cloud computing).
Temas Transversais: Taxas de transmissão de dados digitais, Desafios tecnológicos em projetos de TI e Visão tecnológica aplicada a projetos de dados.
Aplicações e Prática: Exemplos de configurações de sistemas, Ilustração de aplicações práticas e Análise de resultados tecnológicos.
MÓDULO 2: Troca de mensagens em ambiente distribuído e paralelo
Ambientes de Computação de Alto Desempenho (HPC) com: Memória compartilhada e Memória distribuída (troca de mensagens).
Multiprocessadores (Fortemente Acoplados): Vários processadores compartilham: uma única memória ou conjunto de memórias (múltiplas placas), Sistema local de interconexão entre processadores e memória, Compartilhamento global de memória, Escalabilidade de alguns até centenas de processadores e Paradigma de programação: Memória Compartilhada.
Multicomputadores (Fracamente Acoplados): cada processador com sua própria memória local, ambiente escalável para centenas ou milhares de processadores.
Paradigmas de Programação: Memória Compartilhada: Usado em ambientes multiprocessados, Troca de Mensagens (Message Passing): usado em ambientes multicomputadores e Partitioned Global Address Space (PGAS): Abordagem moderna Permite programar memória distribuída como se fosse compartilhada.
MÓDULO 3: Escalonamento de tarefas em ambiente distribuído e paralelo
Escalonamento e Agendamento em HPC: escalonamento distribuído e paralelo em ambientes HPC, desafios de execução concorrente em plataformas heterogêneas e agendamento de aplicações para garantir: Execução justa, eficiente e com suporte a processadores homogêneos e heterogêneos.
Ferramentas e Tecnologias de Agendamento: agendadores dedicados: SLURM (Simple Linux Utility for Resource Management) e IBM LSF (Load Sharing Facility), orquestradores de Contêineres: Kubernetes e Nomad.
PBS – Portable Batch System: solução de gerenciamento de carga de trabalho para HPC. Abordagens inovadoras: separação da política de agendamento em módulo personalizável. Versões disponíveis: OpenPBS (código aberto) e PBS Professional (versão comercial). PBS Works: Suporte a ambientes UNIX multiplataforma e Suporte a clusters heterogêneos, supercomputadores e sistemas massivamente paralelos.
MÓDULO 4: Armazenamento de alto desempenho em ambiente distribuído e paralelo
Conhecimentos sobre Entrada/Saída (E/S) e Armazenamento em HPC: importância dos sistemas de entrada e saída (E/S) em HPC, armazenamento paralelo voltado para ambientes de alto desempenho, impacto da configuração do sistema de armazenamento no desempenho de aplicações distribuídas, infraestrutura básica de armazenamento em ambientes HPC modernos e pilha de software de E/S em sistemas HPC de larga escala.
Otimização e Desempenho: melhoria do desempenho de E/S por meio de: modificações na programação da aplicação e configurações do sistema de armazenamento, e aplicação prática baseada em exemplos de problemas reais.
Ferramentas e Recursos Técnicos: identificação e uso de funções básicas dos principais middlewares, bibliotecas para otimização de E/S e ferramentas específicas para E/S em HPC. Exemplos de pacotes de software voltados para armazenamento diferenciado em HPC.
Introdução à Inteligência Artificial e Aprendizado de Máquina
Introdução à Inteligência Artificial e Aprendizado de Máquina possui foco na estratégia do negócio, visando o aprimoramento profissional, aliado ao desenvolvimento de habilidades e competências de todos os colaboradores.
Gestão de Ativos da RNP: Conceitos e práticas contábeis
Capacitar profissionais das áreas de suprimentos e administrativa da GAS, no que tange o desenvolvimiento de conhecimento contábil para melhorar a compreensão e aplicabilidade das normas e regras contábeis no processo de trabalho, bem como no impacto e integração com as demais áreas envolvidas, sobretudo a Contabilidade.
Gestão de Ativos da RNP: Princípios e Fundamentos Estratégicos
Conscientizar lideranças e principais envolvidos sobre conceitos, práticas e direcionamentos para construção do Modelo de Gestão de Ativos da RNP, bem como, o alinhamento sobre as diretrizes e ações para obtenção do equilíbrio entre custos, riscos e desempenho do ativo, por meio do controle físico associado ao controle contábil.
A tecnologia evolui rápido demais para que times de TI aprendam de forma improvisada. Frameworks se renovam em ciclos curtos, ferramentas se expandem, stacks se multiplicam e as organizações, públicas e privadas, exigem cada vez mais autonomia, maturidade técnica e capacidade de adaptação. Nesse contexto, ter um roadmap de aprendizado se apresenta como uma necessidade […]
Saber quais são os KPIs e como estruturá-los na gestão de TI exige uma equação: clareza dos objetivos estratégicos × escolha das métricas certas × comunicação efetiva com stakeholders. Essa combinação transforma dados técnicos em insights que realmente orientam a tomada de decisão. Para gestores, os indicadores servem para medir a eficiência da equipe, bem […]
A inteligência invisível ambiental tem despontado como um dos principais termos de pesquisa nos buscadores online. Isso pode ser explicado uma vez que o conceito define o novo paradigma para o mercado moderno, otimizando a percepção de produto das organizações, o relacionamento com o cliente e as formas de interação com os espaços. Em linhas […]
Uma infraestrutura de TI para a IA generativa demanda, sobretudo, alta capacidade de processamento (GPUs ou TPUs), redes de baixa latência, armazenamento escalável e sistemas de governança de dados robustos. Sem esse conjunto técnico, modelos generativos podem não alcançar desempenho em escala, o que inviabiliza projetos que exigem treinamento intensivo, inferência em tempo real e […]
Qual a importância de um checklist de deploy em TI no mercado moderno? Na prática, o deploy representa não só um comando de linha de código, mas o ponto de contato mais sensível entre o desenvolvimento (Dev) e a operação (Ops). Ou seja, trata-se da etapa que leva um novo software, funcionalidade ou serviço digital […]
Empresas como Asana, Zoom e Dropbox adotam a abordagem de utilização de crescimento da organização focada no produto. Em linhas gerais, isso explica o que é PLG ou Product Led Growth (Crescimento Orientado pelo Produto). Trata-se de uma metodologia indispensável para empresas que desejam escalar suas operações de forma sustentável, representando uma mudança cultural e […]