A Governança de TI está relacionada ao desenvolvimento de um conjunto estruturado de competências e habilidades estratégicas para profissionais de TI responsáveis pelo planejamento, implantação, controle e monitoramento de programas e projetos de governança, requisito fundamental para as organizações, seja sob os aspectos operacionais, seja sob suas implicações legais. Com isso, busca atender à necessidade […]
A Governança de TI está relacionada ao desenvolvimento de um conjunto estruturado de competências e habilidades estratégicas para profissionais de TI responsáveis pelo planejamento, implantação, controle e monitoramento de programas e projetos de governança, requisito fundamental para as organizações, seja sob os aspectos operacionais, seja sob suas implicações legais. Com isso, busca atender à necessidade […]
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PROPOSTA PARA EMPRESAS
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Presencial
Informações gerais
Carga horária:128horas
Nível:Básico
R$7.200,00
Caso sua empresa ou instituição possua reserva de vagas numa turma, sua matrícula poderá ser realizada mesmo com a turma esgotada.
A Governança de TI está relacionada ao desenvolvimento de um conjunto estruturado de competências e habilidades estratégicas para profissionais de TI responsáveis pelo planejamento, implantação, controle e monitoramento de programas e projetos de governança, requisito fundamental para as organizações, seja sob os aspectos operacionais, seja sob suas implicações legais. Com isso, busca atender à necessidade crescente das organizações de otimizar a aplicação de recursos, reduzir os custos e alinhar o setor de TI às suas estratégias de negócio. O curso apresentará ao aluno a governança de TI em seus diversos aspectos, desde seus fundamentos e princípios, passando pelo planejamento e gestão estratégica, até o gerenciamento de projetos de TI com base nos guias de referência mais consagrados, e a Gestão da Segurança da Informação baseada nas normas NBR 27001 e 27002.
O curso está dividido em 5 módulos, totalizando 128 horas.
Inclui atividades práticas em laboratório.
Cada aluno tem a sua própria estação de trabalho.
O aluno recebe material didático exclusivo e as normas NBR 27001 e NBR 27002.
Capacidade de análise dos impactos estratégicos de TI nos negócios.
Capacidade de aplicação prática dos processos de planejamento.
Compreensão dos processos de planejamento e gestão estratégica de TI nas organizações públicas e privadas.
Capacidade de tomar decisões sobre o uso eficaz dos recursos de TI.
Capacidade de planejar, gerir e controlar os processos de TI.
Gerenciar projetos de TI através das boas práticas de gestão de projetos do PMBok e de outros guias de referência.
Promover o alinhamento dos projetos de TI aos objetivos do planejamento estratégico de sua organização.
Desempenhar atividades profissionais com base em processos de gestão mais estruturados, viabilizando maior eficiência operacional e desempenho.
Identificar vulnerabilidades e riscos associados à segurança da informação.
Aplicar as proposições fundamentais de uma política de segurança em uma organização.
Propor planos de continuidade de negócios tendo como base riscos, vulnerabilidades e a política de segurança da organização.
Propor planos de gestão da segurança da informação considerando a legislação vigente.
Conhecimentos básicos dos processos de gestão de TI e de segurança de informação, uso dos aplicativos da internet e inglês para leitura.
Módulo 1 – Planejamento e Gestão Estratégica de TI (24h)
Níveis de planejamento e alinhamento estratégico de TI
Planejamento estratégico de TI
Ferramentas de análise estratégica
Descrição de análise SWOT
Administrações pública e privada
Balanced Scorecard no setor público
Roteiro para implantação do BSC
Caracterização de mapa estratégico
Planejamento institucional das org. públicas
IN04 SLTI/MPOG, TCU e SISP
Modelo referencial de PDTI da SISP
Módulo 2 – Fundamentos de Governança de TI (16h)
Princípios da governança de TI
Suporte de TI ao modelo de negócio
Arquitetura e infraestrutura de TI
Domínios e processos
Governança de TI e gov. corporativa
Alinhamento estratégico
Governança de TI com CobiT 4.1
ITILv3, ISO/IEC20000, 38500 e Val IT
Relações entre ITIL, ISO 20000 e CobiT
Implantação da governança de TI
Modelo de avaliação de desempenho
Benchmarking de governança de TI
Módulo 3 – Governança de TI (24h)
Escopo da governança de TI
Alinhamento estratégico e continuidade
Governança Corporativa
Gerenciamento de recursos
Estrutura e conteúdo do CobiT
Domínio e processos do CobiT
Modelo de maturidade de processos
Avaliação da maturidade do CobiT
Norma ISO/IEC 38500
Modelo Val IT e COSO
Legislação e normas da APF
Performance e monitoramento
Sarbanes-Oxley (SOX)
Acordo de Basiléia
Regulamentação e Normatização do BACEN
Módulo 4 – Gerenciamento de Projetos de TI (24h)
Gerenciamento de projetos de TI com base nas boas práticas do PMBOK
Estágios do ciclo de ger. de projetos
Fundamentação de definição de escopo
Estudo dos papéis e responsabilidades
Desenvolvendo uma EAP
Estimativas de esforço, tempo e custos
Discussão das causas de falhas em projetos
Desenvolvendo um cronograma de projeto
Análise do caminho crítico
Plano de gerenciamento de fornecedores
Plano de comunicação
Plano de gerenciamento da qualidade
Gerenciamento de mudanças
Processos de gerenciamento de projetos
Fases e ciclo de vida do ger. de projetos
Módulo 5 – Gestão da Segurança da Informação – NBR 27001 e 27002 (40h)
Conceitos fundamentais
Modelo PDCA
Normas NBR ISO 27001 e 27002
Elaboração de políticas de segurança da informação
Gestão de riscos de segurança da informação
Aceitação e tratamento de riscos.
Gerência de operações e comunicações
Controle de acesso lógico e físico e controles ambientais
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