Planejamento e Gestão Estratégica de TI (EaD)
R$750,00
Carga horária:
24 horas
Nível do curso:
Intermediário
Passos iniciais para as ferramentas utilizadas na Gestão de TI.
Proposta
Se você precisa de uma proposta personalizada para se capacitar e/ou capacitar sua equipe, preencha o formulário e fale com nossos consultores.
O curso fornece conhecimentos essenciais para o planejamento e a gestão estratégica de TI nas organizações. O foco está no alinhamento da estratégia de TI com o alcance das metas do negócio da organização, na busca pela vantagem competitiva através do constante refinamento dos processos organizacionais. Ao final do curso o aluno estará capacitado a elaborar uma política gerencial alinhada aos interesses da sua organização, com base em uma visão sistêmica e estratégica da Governança de TI e seu impacto nos negócios.
DURAÇÃO: 3 (três) semanas de duração e mais uma semana de encerramento (total de 4 semanas); 2 (dois) encontros online por semana com o tutor (total de 6 encontros). Os encontros serão ao vivo e terão 2 (duas) horas de duração.
SISTEMA DE AVALIAÇÃO: Para a conclusão do curso e acesso ao certificado, é necessário:
Entregar, no mínimo, 50% das tarefas;
Ter 50% de presença no total de encontros online;
Obter média de 6,0 (seis) no Questionário de Avaliação Final.
MATERIAL: O material de apoio será disponibilizado no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA): conteúdo do curso, agenda do curso, tarefas, questionários, materiais extras e vídeo do encontro online.
TÉCNICA: Sugerimos que o aluno acesse por um computador utilizando, de preferência, o navegador Firefox ou Chrome. Para os encontros online, recomendamos o uso de fones de ouvido com microfone.
MÓDULO 1: Planejamento e Gestão Estratégica
Introdução ao planejamento estratégico de TI;
Gestão estratégica no setor público;
Planejamento e gestão estratégica;
O papel da TI na estratégia organizacional;
MÓDULO 2: Alinhamento estratégico: o alinhamento da estratégia geral com a estratégia de TI
Alinhamento estratégico; Importância do alinhamento, Autores de modelos de alinhamento;
Alinhamento e sua avaliação;
Planejamento estratégico de TI;
Tecnologia e o papel do CIO;
MÓDULO 3: Processo de planejamento e gestão estratégica
Processo de planejamento e gestão estratégica;
Passo a passo do processo de planejamento e gestão estratégica;
Passo I – Diagnóstico estratégico;
Passo II – Definição da missão da organização;
Passo III – Definição de instrumentos prescritivos e quantitativos;
Passo IV – Estabelecimento de controles e avaliação;
MÓDULO 4: Ferramentas de análise estratégica
Ferramentas de análise estratégica;
Matriz dos 2 Rs;
Matriz BCG;
Matriz GE de Atratividade; Análise SWOT;
Análise PESTEL;
MÓDULO 5: Balanced Scorecard e mapa estratégico corporativo e da TI
Perspectiva financeira;
Perspectiva do cliente externo;
Perspectiva dos processos internos;
Perspectiva da aprendizagem e do crescimento;
BSC no setor público;
Princípios da organização focada na estratégia;
Roteiro para implantação do Balanced Scorecard;
MÓDULO 6: Modelo de planejamento para atender as necessidades do governo
Administração pública X administração privada; Planejamento e gestão estratégica nos setores público e privado;
Planejamento e gestão estratégica nos setores público e privado;
Planejamento estratégico de TI na gestão pública;
Guia de elaboração de PDTI;
Processo de elaboração do PDTI;
Estrutura do Modelo de Referência de PDTI;
Conhecimentos básicos dos processos de gestão de TI; Uso dos aplicativos da internet.
Ao final do curso, o aluno será capaz de:
Reconhecer os princípios e práticas da gestão estratégica de TI aplicados ao contexto organizacional.
Alinhar a estratégia de TI aos objetivos do negócio, promovendo valor e vantagem competitiva.
Desenvolver planos estratégicos de TI integrados com o planejamento corporativo.
Reconhecer a importância do alinhamento entre a estratégia de TI e a estratégia organizacional.
Elaborar propostas de Planejamento Estratégico de TI alinhadas às metas da organização.
Realizar as etapas do processo de planejamento e gestão estratégica.
Implantar mecanismos de controle e avaliação para acompanhamento e melhoria contínua do planejamento estratégico.
Aplicar o processo de planejamento estratégico como ferramenta de gestão para orientar decisões e direcionamentos da área de TI.
Aplicar ferramentas de análise estratégica para diagnosticar o ambiente interno e externo da organização.
Empregar os métodos Matriz dos 2 Rs, Matriz de Ansoff, Matriz BCG, Matriz GE, SWOT e PESTEL na construção de cenários e apoio à tomada de decisões.
Exercer pensamento analítico e criatividade no processo de planejamento estratégico.
Identificar a lógica de estruturação e aplicação do Balanced Scorecard (BSC)
Relacionar objetivos estratégicos às quatro perspectivas do BSC: financeira, clientes, processos internos, e aprendizado e crescimento.
Utilizar o Balanced Scorecard como instrumento de governança e monitoramento de desempenho organizacional.
Identificar as principais diferenças entre a administração pública e a administração privada no contexto do planejamento estratégico.
Reconhecer os elementos específicos do planejamento institucional nas organizações públicas.
Aplicar modelos de gestão estratégica adequados ao setor público, considerando suas particularidades legais, operacionais e sociais.
Governança de TI
20/04/2026
Governança de TI
13/07/2026
Governança de TI
21/09/2026

