"*" indica campos obrigatórios
Computação Quântica_10/07/2019__10/07/2019
Participação Gratuita
Data do evento:
10/07/2019 às 00:00
Média da classificação / 5. Número de votos:
Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este evento.
Neste webinar, mostraremos como a computação quântica se tornou um novo paradigma computacional e apresentaremos os principais avanços desta área, tanto em termos de hardware quanto em termos de software. Uma vez que existem protótipos de computadores quânticos disponíveis para uso da comunidade científica, entramos em uma nova fase que desperta interesse geral sobre possíveis aplicações no futuro próximo e reacende a discussão sobre o momento em que o computador quântico vai superar os supercomputadores atuais.
Franklin de Lima Marquezino
Renato Portugal
Renato Portugal é Pesquisador Titular do Laboratório Nacional de
Computação Científica (LNCC) tendo concluído Bacharelado em Física pela PUC-Rio (1981), mestrado (1984) e doutorado (1988) em Física pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF). Realizou pós-doutoramento na Universidade de Waterloo e na “Queen’s University at Kingston” no Canadá. Ele é pesquisador 1D do CNPq, Cientista do Nosso Estado, sócio efetivo da SBC e da SBMAC e é membro do corpo editorial da revista Natural Computing.
Já orientou 11 dissertações de mestrado (uma delas ganhou o prêmio SBMAC), 10 teses de doutorado (uma delas ganhou o prêmio Capes) e supervisionou atividade de pós-doutorado no LNCC de pelo menos 10 pesquisadores nas áreas de computação quântica e computação algébrica. Foi o coordenador geral do III Workshop-Escola de Computação e Informação Quântica e publicou vários livros textos nas áreas de computação algébrica e computação quântica, em especial, o livro Quantum Walks and Search Algorithms pela Springer.
Atualmente tem atuado principalmente na área de Computação Quântica com foco nos seguintes temas: algoritmos de computação quântica, análise e simulação de passeios aleatórios quânticos, códigos quânticos de correção de erros e criptografia clássica.