"*" indica campos obrigatórios
SFIA8: conheça e aplique o mais novo framework global de competências de TIC_22/10/2021__22/10/2021
Participação Gratuita
Data do evento:
22/10/2021 às 00:00
Média da classificação / 5. Número de votos:
Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este evento.
Neste webinar apresentaremos o SFIA 8, publicado no final de setembro de 2021. A nova versão do Skills Framework for the Information Age, modelo global de competências adotado por mais de 200 países, inclui 18 novas competências e novos conceitos como os Fatores Comportamentais.
O surgimento dos frameworks/modelos de competências em várias áreas e atividades, vem atender à necessidade das organizações de compreender melhor o que fazem as pessoas e o que precisam saber fazer para que a organização alcance os seus objetivos.
As pessoas, por sua vez, se encontram em um mundo em rápida transformação. Não apenas as relações de trabalho, mas a própria definição de profissão, carreira, ocupação, está em vias de ser engolida pela automação do trabalho.
Neste contexto, frameworks de competências como SFIA funcionam como um mapa, que ao invés de mostrar lugares, descreve o que uma pessoa precisa saber fazer em atividades e funções presentes nas diversas áreas de TIC.
Se você é gestor de alguma equipe de TIC: você sabe quais são as competências essenciais que a sua equipe precisa ter? Você conhece as competências das pessoas da sua equipe? Por que isto é importante? Quanto a sua organização depende das pessoas? Até quando?
Se você trabalha em TIC: o futuro já chegou. Você sabe para onde vai a sua carreira? Para onde você que ir? Com o que quer trabalhar? Que competências você precisa desenvolver?
Se você estuda o futuro do trabalho ou o trabalho do futuro: este é um tema relevante. Na medida em que a automação acelera, as ferramentas e os modelos de processos avançam em direção a padronização. Trata-se de um movimento econômico importante para a geração de escala, necessária para o atendimento das demandas urgentes e globais. Por trás do surgimento de modelos de competência está a dinâmica da transformação tecnológica, a “produtificação” e comoditização dos serviços, seus reflexos no mundo do trabalho e nas relações das pessoas com as suas organizações e com o seu próprio futuro.
Paulo Duque
Yve Marcial
Profissional com formação em Pedagogia, com ênfase em Educação Corporativa, Especialista em Educação a Distância, MBA em Gestão de Projetos e Gestão Empresarial, é responsável por gerenciar a Área Acadêmica da Escola Superior de Redes, braço de capacitação da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa.