O framework Skills Framework for the Information Age (SFIA) é um modelo global que descreve habilidades profissionais para o mundo digital. Por esse motivo, funciona como um excelente parâmetro para a compreensão das habilidades e atividades desempenhadas nas áreas de TI de organizações públicas ou privadas.
Na prática, diferentemente de outros frameworks que são prescritivos, o SFIA descreve habilidades, de acordo com os níveis de responsabilidade dos profissionais da área, estruturando conhecimentos em uma visão global há mais de 20 anos. Trata-se, portanto, de um ótimo balizador para apontar as competências profissionais mais relevantes no mundo da tecnologia da informação, porque reflete diretamente o dia a dia das organizações de TI em complexidade e especificidade.
A versão 8, lançada há cerca de dois anos, apresentava 121 descrições de habilidades profissionais em TI (testes, softwares, aplicações, área de redes etc.). Com a constante popularização de novas tecnologias, apresentação de inovações e discussão de conceitos, como sustentabilidade, trabalho remoto e automação, entre outros, o framework passou por uma nova rodada de atualização. Dessa forma, o SFIA, como um agente descritivo das atividades laborais em TI, focou na entrega de uma atualização que contemplasse todas essas nuances.
Você vai descobrir, ao longo deste artigo, as mudanças práticas do tema, baseadas em um recente webinar da Escola Superior de Redes (ESR): “SFIA 9 – A nova versão do framework global de habilidades para o mundo digital”, com Paulo Duque e Guilherme Jardim.
Boa leitura!
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O que é SFIA e como ele funciona na prática?
Lançado oficialmente no ano 2000, por meio de uma metodologia colaborativa da comunidade internacional de TI, o SFIA (em português, Modelo de Habilidades para a Era da Informação) tornou-se uma linguagem comum aceita globalmente para as habilidades e competências relacionadas com o mundo digital.
De acordo com a própria fundação sem fins lucrativos SFIA, o framework contempla diferentes aspectos da área de TI, como:
- Tecnologia da informação e telecomunicações;
- Mudança de negócios;
- Transformação digital;
- Análise e ciência de dados;
- Engenharia de software;
- Informação e segurança cibernética;
- Aprendizagem e educação;
- Computação aplicada e ciência da computação;
- Design centrado no usuário;
- Desenvolvimento de produtos digitais, vendas e marketing;
- Gerenciamento de recursos humanos e da força de trabalho.
Para isso, a estrutura possui uma base que intersecciona uma série de competências digitais, organizadas em níveis de proficiência – do básico ao avançado –, que combinam também a descrição de habilidades necessárias para uma organização de TI entregar valor ao negócio.
Desde o seu surgimento, o SFIA tem evoluído continuamente para refletir as constantes mudanças no mundo digital e para atender às demandas de habilidades emergentes. Essa característica diferencia o SFIA de outras estruturas, fazendo com que o framework seja aplicado por governos e indivíduos em quase 200 países.
Como funciona na prática?
Na prática, o SFIA atua como uma estrutura organizada, que descreve 147 habilidades profissionais em sete níveis de responsabilidade que representam a progressão da autonomia, da influência, da complexidade e de habilidades de negócios de TI de forma coesa, clara e consistente.
Cada um dos níveis é apoiado por atributos genéricos, como colaboração, tomada de decisão e liderança, sendo associado às habilidades profissionais detalhadas no framework e alinhado ao seu nível de responsabilidade correspondente.
A abordagem é integrada e permite uma avaliação e uma combinação de competências técnicas e comportamentais focadas em descrever a atuação geral de um profissional de tecnologia que assegura que as habilidades sejam praticadas de maneira eficaz e direcionadas para as demandas do mundo corporativo. Ou seja, o SFIA é um modelo dividido em categorias e subcategorias, com algumas mais estratégicas, que focam, por exemplo, nos objetivos do negócio, em demonstrar como se trabalha com planejamento estratégico, nos indicadores de desempenho, em processos etc. Outras são relacionadas com a criação e a entrega de serviços que contemplam áreas que criam e implementam soluções do dia a dia para setores do negócio, tais quais desenvolvimento de sistemas, análise de requisitos de negócios, testes, elaboração de banco de dados e tudo que se liga ao avanço do negócio de forma geral, assim como há também categorias voltadas para o crescimento profissional/gestão de pessoas, incluindo temas como planejamento de força de trabalho, avanço profissional e avaliação de desempenho, por exemplo.
O SFIA é um modelo de habilidades e competências em TI completo e dinâmico, assim como o próprio setor.
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O que mudou no SFIA 9?
De acordo com Paulo Duque e Guilherme Jardim no recente webinar da ESR, o SFIA 9 repercute, de maneira estratégica e inteligente, os novos contornos do mercado de TI. Além de incluir 26 novas habilidades ao seu escopo e conter diversos aprimoramentos, como os fatores comportamentais agora associados aos níveis de responsabilidade, o framework passa a interpretar as áreas de TI como verdadeiras unidades de negócio. Para isso, o modelo apresenta uma visão do setor que vai além da mera gestão de infraestrutura e do desenvolvimento de soluções.
Acompanhe algumas dessas mudanças a seguir, todas mencionadas no webinar da ESR (“SFIA 9 – A nova versão do framework global de habilidades para o mundo digital”), ao qual você assiste na íntegra e gratuitamente aqui!
1) Novas habilidades foram implementadas no framework
No intervalo de dois anos entre a versão anterior e a atual, foram descritas 26 novas habilidades no framework, divididas em diversas áreas.
Como exemplo está a habilidade associada à inteligência artificial, que conta com uma descrição específica da área. Trata-se de uma nova habilidade chamada “Inteligência artificial e ética de dados”. Ao combinar o tema da inteligência artificial com as preocupações sobre ética de dados, o SFIA se posiciona na vanguarda, detalhando a necessidade de se pensar na evolução da tecnologia sempre acompanhada por reflexões éticas sobre o seu uso e sobre o limite de atuação dos seus algoritmos.
Observa-se, na nova versão, que há uma preocupação do framework com os vieses da IA e com a repercussão dessa inovação no mundo real.
2) A gestão financeira ganhou relevância
A versão 9 do SFIA fortalece o reconhecimento de que uma boa gestão financeira é primordial para a governança das áreas de TI, desenvolvendo e apoiando efetivamente o negócio.
Enquanto a versão 8 descrevia apenas uma habilidade direcionada para as finanças, a versão 9 apresenta uma pluralidade delas, expandindo o tema com maior profundidade, conforme as novas habilidades listadas abaixo:
- Orçamento e provisionamento;
- Gestão de custos;
- Análise financeira.
O conceito de TI como unidade de negócio foi aprimorado
Com a nova versão SFIA, o entendimento das áreas de TI como unidades de negócio está ainda mais cristalino. Isso porque o framework agora lança o seu olhar para estruturas ainda mais complexas e abrangentes, que compreendem as operações de TI em sua integralidade, preocupadas com o andamento da operação em todas as suas frentes. São exemplos disso as novas habilidades:
- Gestão de marca – que aborda a percepção de mercado a respeito do posicionamento das áreas de TI;
- Marketing digital – áreas de TI que olham para o mercado e passam a se preocupar com o marketing digital ou a apoiar o marketing da sua organização;
- Gerenciamento de campanhas de marketing;
- Pesquisa de mercado, entre outras.
Em outras palavras, isso significa dizer que o framework, que nasceu como uma visão essencialmente técnica, segue ampliando o seu escopo de atuação e engloba questões cada vez mais estratégicas.
Descubra todas as outras novidades trazidas pela versão 9 do framework SFIA: assista ao webinar da ESR na íntegra e fique por dentro! (É gratuito!) |
Conclusão
O SFIA 9 representa uma evolução significativa no acompanhamento das transformações do setor de TI, ampliando as suas categorias e habilidades, além de representar o dinamismo e a capilaridade típicos de uma área tão ampla quanto a da Tecnologia da Informação.
Quais são as suas apostas para o que ainda está por vir nesse mercado? Esteja preparado para todas elas com o auxílio da Consultoria Educacional da ESR, um serviço exclusivo que utiliza o framework SFIA atualizado para desenvolver estratégias de aprendizagem corporativas, elaboradas de acordo com os objetivos e as necessidades de cada empresa e cada usuário.