A importância da TI na inovação do mercado de startups

Startups

Não é segredo para ninguém que falar de inovação é também abordar o modelo de negócio das startups. Exemplo disso é que, mesmo diante da inflação, juros altos, crise econômica pós-pandemia e de uma recessão de 44% em relação à captação, quando analisados dados do ano anterior, essas empresas continuam se reinventando e se adequando para transpor tais barreiras. 

Um relatório do Distrito indicou que startups brasileiras, por exemplo, captaram US$ 2,92 bilhões no primeiro semestre de 2022. Embora o valor seja menor do que o desejado, evidencia o potencial e resiliência dessas organizações para continuarem desenvolvendo novas formas de gerar valor. 

Um dos motivos para que essas organizações consigam se ajustar frente às oscilações do cotidiano é serem pautadas na tecnologia. Utilizar esse recurso, tanto em seus processos internos quanto externos, coloca as startups em vantagem em relação às empresas tradicionais. 

Por isso, este é um conteúdo que objetiva elencar, em mais detalhes, como se dá a conexão intrínseca entre tecnologia da informação e startups. Continue conosco. 

Cenário das startups no Brasil 

O termo startup quando traduzido para português encontra significado parecido com: algo que começa e vai para cima. 

Em linhas gerais, essa é a definição de uma empresa startup – nasce e expande. Entretanto, não basta crescer, muito menos ser um lançamento. 

Popularizadas a partir da década de 70 no que hoje é chamado Vale do Silício, nas terras estadunidenses, as startups carregam, desde essa época, algumas características inconfundíveis: precisam ser pautadas em tecnologia e possuírem métodos, caminhos e formas de escalar o seu negócio, sempre com sustentabilidade. 

Dessa forma, uma padaria recém lançada no bairro não é, necessariamente, uma startup, mas, as chamadas unicórnios o são, por preencherem os requisitos mencionados acima. Inclusive, sobre organizações desse último modelo, uma reportagem da CNN Brasil, de janeiro deste ano, divulgou que 10 delas no país alcançaram uma avaliação de US$ 1 bilhão, além de recordes em investimentos de risco em 2020.

Ou seja, expressividade. De forma complementar, em outubro a Associação Brasileira de Startups (Abstartups) encerrou a coleta de informações para o novo Mapa das Startups 2022. O documento visa avaliar o cenário das startups na prática e no momento do presente, propiciando a geração de insights e a propositura de melhorias para o setor. Os resultados desse mapeamento devem ser disponibilizados em breve pela instituição.  

Por que a tecnologia da informação é importante para startups?

Como dissemos anteriormente, a tecnologia é um dos principais pilares de uma startup. Por isso, entender como desenvolver e implementar um setor de TI robusto nesses negócios é uma necessidade de qualquer profissional.

Somente com a tecnologia da informação é que essas empresas conseguem sair de um plano no papel, com ótimas ideias para resolver problemas do cotidiano de uma maneira bastante criativa, para a prática. 

A TI é capaz de viabilizar o empreendedorismo, a gestão da inovação, a escalabilidade e adaptação de um negócio, através de suas várias frentes e atividades que auxiliam na tomada de decisão nas organizações.

A área de  de TI, por exemplo, através de um vasto grupo de competências, materializa as ideias concebidas para um produto ou serviço digital. Isso ocorre não apenas na etapa de construção do projeto, como nas fases relacionadas à concepção e análise de viabilidade.

Além disso, a TI é responsável por otimizar os processos das empresas voltados aos recursos computacionais, tornando o dia a dia das organizações mais dinâmico, estratégico e rentável, assim como é quem capitaneia os projetos de segurança, armazenamento, tratamento e coleta de dados e informações das startups. 

Como as startups são reconhecidas pelo potencial de adaptação, podendo alterar sua rota de acordo com as oscilações do mercado, a TI também participa da criação de estratégias de suporte para essas mudanças. 

Cloud computer, servidores externos, entre outras ferramentas, podem remodelar e dar maleabilidade para a empresa se transformar ao longo do tempo – característica que é imprescindível para uma startup. 

É a tecnologia da informação também a área que permite ao negócio a escalabilidade ligada à comunicação e atendimento do cliente. Uma vez que os modelos de negócios de startups tendem a receber uma quantidade expressiva de clientes, em um mesmo intervalo de tempo, é importante contar com a tecnologia para tornar o atendimento mais dinâmico, registrado, rápido, seguro e, ainda assim, humanizado. 

Outras demandas de operação das startups também são atendidas pela TI, como é o caso do link dedicado, da necessidade de manter uma estrutura de negócio virtual funcionando sem parar, com mailings enormes, softwares de gestão, etc.

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A tecnologia da informação, portanto, é, habilitadora de processos estratégicos, táticos e operacionais na estrutura de uma startup e quem dá o pontapé inicial para que essas empresas  validem seu espaço no mercado . Nesse cenário, o profissional de TI tem sempre papel indispensável e com alta demanda.

Para atuar na área e abraçar essas oportunidades, é preciso que o profissional invista em capacitação técnica e tenha atenção às inúmeras atualizações de conhecimento relacionadas à tecnologia, tecnologia da informação e seus demais braços. 

A exemplo disso, da dedicação com ensino de qualidade e focado no que há de mais novo no segmento, a Escola Superior de Redes (ESR) oferece turmas de treinamento sobre os mais diferentes aspectos da tecnologia. Confira aqui os cursos especializantes e prepare-se para as próximas vagas do mercado

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