Cibersegurança e o Novo Coronavírus: Presente e Futuro.

14 Abr 10:00

Os tempos de pânico são vistos como tempos de oportunidade para os hackers brincarem com o medo e a curiosidade das pessoas e tentarem obter informações pessoais/institucionais. Com o vírus COVID-19 afetando nossos locais de trabalho e os dispositivos computacionais ganhando um papel cada vez mais importante para nossas atividades, este webinar agrega uma visão confiável de experts na área de cibersegurança das principais instituições do país associadas à Internet. Este bate-papo gratuito e ao vivo visa proporcionar uma perspectiva atual sobre ataques recentes, como se proteger deles, e como preparar sua instituição e recursos pessoais contra esses ataques nos próximos meses.

PalestrantesMichele NogueiraUFPRCristine HoepersCERT.br/NIC.brEdilson LimaRNPEmílio NakamuraRNP

 Evento finalizado

Cibersegurança e o Novo Coronavírus: Presente e Futuro.

Os tempos de pânico são vistos como tempos de oportunidade para os hackers brincarem com o medo e a curiosidade das pessoas e tentarem obter informações pessoais/institucionais. Um exemplo disso ocorreu com o aplicativo Android ‘Covid-19 Tracker’ que, sob uma fachada de oferecer informações e estatísticas em tempo real sobre a disseminação do coronavírus, bloqueava o uso do smartphone, exigindo um pagamento de aproximadamente R$ 500 reais como resgate para liberar o aparelho. Com o vírus COVID-19 afetando nossos locais de trabalho e os dispositivos computacionais ganhando um papel cada vez mais importante para nossas atividades, este webinar agrega uma visão confiável de experts na área de cibersegurança das principais instituições do país associadas à Internet. Este bate-papo gratuito e ao vivo visa proporcionar uma perspectiva atual sobre ataques recentes, como se proteger deles, e como preparar sua instituição e recursos pessoais contra esses ataques nos próximos meses. Este webinar se destina a todos os interessados em entender ou se informar sobre como se proteger contra ciberataques.

Michele NogueiraMichele NogueiraUFPR

Michele Nogueira possui doutorado em Ciência da Computação pela Sorbonne Université - UPMC/LIP6, França, e Pós-doutorado na Universidade Carnegie Mellon, EUA. É professora associada do Departamento de Informática da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e líder do Centro de Ciência de Segurança Computacional (CCSC) da UFPR.

É ainda a primeira mulher a coordenar o comitê técnico da da Sociedade de Comunicação (ComSoc) da IEEE.

Cristine HoepersCristine HoepersCERT.br/NIC.br

Gerente Geral do CERT.br/NIC.br. É formada em Ciência da Computação pela UFSC e Doutora em Computação Aplicada pelo INPE. Trabalha com Gestão de Incidentes de Segurança no CERT.br desde 1999, onde atua no apoio para a criação de novos Grupos de Resposta a Incidentes de Segurança (CSIRTs) no Brasil, no treinamento de profissionais de segurança e no desenvolvimento e disseminação de boas práticas de operação de redes Internet.

É também instrutora dos cursos do CERT/CC, da Carnegie Mellon University, e da Escola de Governança da Internet no Brasil, do CGI.br. Participou do Comitê Gestor do FIRST e da Coordenação dos Fóruns de Boas Práticas sobre Spam e CSIRTs do Internet Governance Forum (IGF), das Nações Unidas. Foi moderadora e palestrante em eventos nacionais e internacionais, incluindo fóruns da OEA, ITU, FIRST, IGF, LACNIC e London Action Plan.

Edilson LimaEdilson LimaRNP

É Gerente de Segurança do Centro de Atendimento a Incidentes de Segurança (CAIS), equipe de tratamento de incidentes (CSIRT) da Rede Brasileira de Ensino e Pesquisa (RNP). Possui MBA em Gestão de Segurança da Informação e é um profissional certificado em ISO 27002 e COBIT.

Com 14 anos de experiência na área de Segurança da Informação, Edilson liderou vários projetos e coordenou várias equipes de segurança. Atualmente, é também diretor da Associação Brasileira de Segurança Cibernética (ABSEC).

Emílio NakamuraEmílio NakamuraRNP

Atualmente, é o Chief of Information Security Officers (CISO) da RNP. Emílio foi especialista em Segurança e Privacidade no CPQD. Possui Mestrado em Ciência da Computação pela Unicamp, MBA Executivo e as certificações CISSP, CISSP-ISSAP, ISSMP. Contribui com a comunidade de segurança da informação há mais de 20 anos e possui experiência em diferentes empresas, tais como Sun Microsystems, Robert Bosch, Open Security e CPqD, além de ter prestado consultorias em empresas dos setores de telecomunicações, financeiro, energia, governo e varejo.

Autor do livro "Segurança de Redes em Ambientes Cooperativos" que está na 10ª edição, possui pedidos de patentes em áreas como proteção de infraestrutura crítica, autenticação, blockchain e segurança Web.

  • 14/04/2020 às 10h
  • Participação gratuita

 Evento finalizado