"*" indica campos obrigatórios
Orquestração de containers com Kubernetes (Ead)
R$1.750,00
Carga horária:
40 horas
Nível do curso:
Avançado
Realize orquestração de ambientes conteinazados utilizando Kubernetes, ferramenta mais utilizada pelos profissionais de TI que migram seu ambiente para a nuvem, ou possuem estrutura local baseada em Docker.
Proposta
Se você precisa de uma proposta personalizada para se capacitar e/ou capacitar sua equipe, preencha o formulário e fale com nossos consultores.
Uma das tecnologias mais em voga no panorama atual de infraestrutura e cloud computing, o sistema de orquestração de containers Kubernetes é uma peça-chave no portfólio de qualquer profissional da TI moderna. Originalmente desenvolvido pelo Google e atualmente mantido pela Cloud Native Computing Foundation, o Kubernetes é um sistema open-source para automatizar o deployment, escalabilidade e gerência de aplicações conteinerizadas. Este curso tem por objetivo preparar o aluno para realizar o design e implementação de aplicações baseadas em container em um cluster Kubernetes, trabalhando desde os aspectos mais básicos aos mais avançados na operação do cluster via linha de comando (CLI). O programa é baseado no conteúdo do Certified Kubernetes Administrator (https://www.cncf.io/certification/cka/), garantindo sua relevância para alunos de todos os níveis.
DURAÇÃO:5 (cinco) semanas de duração e mais uma semana de encerramento (total de 6 semanas); 2 (dois) encontros online por semana com o tutor (total de 10 encontros). Os encontros serão ao vivo e terão 2 horas de duração.
SISTEMA DE AVALIAÇÃO: Para conclusão do curso e acesso ao certificado é necessário:
Entregar no mínimo 50% das tarefas;
Ter 50% de presença no total de encontros online;
Obter média 6,0 (seis) no Questionário de Avaliação final.
MATERIAL: O material de apoio será disponibilizado no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA): conteúdo do curso, agenda do curso, tarefas, questionários, materiais extras e vídeo do encontro online.
TÉCNICA: Sugerimos que o aluno acesse por um computador utilizando, de preferência, o navegador Firefox ou Chrome; Para os encontros online recomendamos o uso de fones de ouvido com microfone.
Introdução à conteinerização Conceitos centrais do Kubernetes Agendamento no Kubernetes Registro de eventos e monitoramento no Kubernetes Gestão do ciclo de vida de aplicações no Kubernetes Segurança no Kubernetes Armazenamento no Kubernetes Redes no Kubernetes Resolução de problemas no cluster Instalação de um cluster Kubernetes
Gestão de containers com Docker; Uso de terminal para comandos em servidores GNU/Linux; Inglês para leitura.
Ao final do curso, o aluno será capaz de: Operar containers utilizando a ferramenta de linha de comando docker, incluindo execução de containers, edição de variáveis de ambiente, criação de imagens e edição de pontos de entrada, orquestração de serviços via Docker Compose, bem como gestão de armazenamento e redes em containers; Operar um cluster Kubernetes utilizando comandos imperativos e declarativos usando a ferramenta kubectl; Elaborar arquivos YAML que descrevam diferentes objetos do cluster, como pods, deployments, serviços, e vários outros; Gerenciar o agendamento de pods no cluster de forma manual e via etiquetas, seletores, taints e tolerations; Visualizar o estado de pods e deployments através do monitoramento de registros de eventos; Configurar o deployment de aplicações complexas, incluindo o uso de ConfigMaps, Secrets, aplicações multi-container e opções de escalabilidade automática; Gerenciar a segurança no acesso ao cluster Kubernetes, operar sua API de certificados, operação com papéis (RBAC), uso de registries privados para segurança no provisionamento de imagens e contextos de segurança; Configurar armazenamento enterprise-grade no Kubernetes, incluindo o provisionamento dinâmico de volumes persistentes e uso de storage compartilhado via NFS; Gerenciar operações de rede no Kubernetes utilizando plugins como o Flannel e Weave-net, entender como os serviços são configurados no nível dos nós do cluster, operar com resolução DNS no contexto do cluster e fazer o repasse de requisições HTTP/HTTPS através da configuração de Ingresses; Realizar a resolução de problemas e troubleshooting de indisponibilidades no cluster Kubernetes; Realizar a instalação de um cluster Kubernetes de forma automatizada usando a ferramenta kubeadm.
Administração de Sistemas
28/04/2025
Administração de Sistemas
09/06/2025
Administração de Sistemas
06/10/2025