4 dicas para desenvolvimento de software sob a dinâmica DevOps

Desenvolvimento de Software

Quais são as 4 dicas infalíveis para o desenvolvimento de software na metodologia DevOps? Neste texto, você encontra essa resposta com base na discriminação dos seguintes tópicos: 

  1. O que é DevOps?
  2. Práticas adotadas pelo DevOps;
  3. Quais são os benefícios de um modelo de trabalho DevOps?
  4. 6 dicas essenciais para o desenvolvimento de software na dinâmica DevOps. 

Com o objetivo de otimizar o desenvolvimento de software e das demais soluções, diversas empresas de TI adotam a sistemática de trabalho chamada DevOps, inclusive com novos cargos já orientados integralmente para essa condição. Você sabe como isso funciona na prática?

O termo deriva da junção de duas palavras bem conhecidas no ramo da tecnologia da informação – desenvolvimento (Dev) e operações (Ops) – e representa um conjunto de práticas que visam automatizar e integrar o desenvolvimento de sistemas, softwares, produtos e soluções de um negócio. Em outras palavras, DevOps nada mais é do que o esforço de interseccionar esses dois campos, de modo que a diferenciação entre eles seja imperceptível. Ou seja, é o casamento entre as áreas realizado para atingir um propósito claro: tornar o processo de desenvolvimento mais ágil, fluido e eficiente, além de ser uma estratégia de adaptação às novas demandas do mercado que exigem processos cada vez mais velozes e passíveis de melhoria em curtos ciclos. 

Assim, enquanto em uma dinâmica tradicional de desenvolvimento as responsabilidades do desenvolvedor se concentram na codificação do software e no atendimento aos requisitos do cliente, na lógica DevOps, espera-se que esse profissional ou equipe consiga desempenhar um papel mais abrangente e colaborativo, com responsabilidades compartilhadas

Dinâmica de trabalho de desenvolvimento tradicional Dinâmica de trabalho de desenvolvimento DevOps
Desenvolvimento e operações como áreas distintas e comunicáveis, por meio de um processo, muitas vezes, burocrático e ineficienteDesenvolvimento e infraestrutura juntos, o que facilita a comunicação entre os campos
Ferramentas específicas para desenvolvimento e operações com gerenciamento separadoConjunto de práticas, ferramentas e filosofias culturais que otimizam a capacidade de um empreendimento distribuir aplicativos e serviços 
Hierarquização de cargos + responsabilidade exclusivaResponsabilidade compartilhada 
Cultura organizacional mais individualista Cultura organizacional coletiva 
Produção e refações mais demoradas por causa da necessidade de compatibilizar “tempo e demanda” com dois campos e equipes distintasProdução e refações ágeis, visto que um time ou um desenvolvedor DevOps pode atuar, ao mesmo tempo, no desenvolvimento e na infraestrutura

Em alguns casos, equipes de segurança podem fazer parte desse modelo organizacional, de modo que passam a ser identificadas como DevSecOps. 

Portanto, o desenvolvimento de software com base na filosofia e cultura de trabalho DevOps ou o cargo DevOps deve contemplar o planejamento e a execução de um projeto holístico, com ciclos de “princípio, meio e fim”. 

Neste conteúdo, você vai acompanhar outras dicas de desenvolvimento de software na perspectiva DevOps, assim como vai desvendar o universo por trás dessa “quase nova” forma de estruturação de trabalho em TI. 

➡️ Você também pode gostar – Tipos de desenvolvimento de aplicativos móveis: qual é o melhor e como aprender?

O que é DevOps?

Como dissemos anteriormente, o termo “DevOps” deriva da junção de duas outras palavras: development (Dev) e operations (Ops). Ele pode ser considerado uma cultura organizacional ou um conjunto de ferramentas, práticas, modelos ou cargos de programação que tenham um só objetivo: automatizar os processos de desenvolvimento de sistemas e infraestrutura de TI. 

Portanto, um desenvolvimento de software DevOps é aquele no qual o “dev” atua de modo fluido entre os campos de planejamento e codificação e os campos de execução, testes e respostas do usuário. 

Na definição da Atlassian: É um aperto de mão firme entre o desenvolvimento e as operações, que enfatiza uma mudança de mentalidade, melhor colaboração e integração.”

Para funcionar, essa metodologia exige algumas práticas específicas, que iremos discriminar, a seguir.  

Práticas adotadas pelo DevOps 

O desenvolvimento de software na lógica DevOps possibilita uma entrega mais assertiva, flexível e com capacidade de ajuste fino ao longo de cada ciclo. Isso porque atua por meio de um modelo que prioriza as práticas de:

1. Integração contínua; 

2. Entrega contínua;

3. Microsserviços; 

4. IAC – infraestrutura como código;

5. Monitoramento e registro de logs;

6. Comunicação e colaboração. 

Essas práticas traduzem o desenvolvimento de software DevOps, assegurando aos negócios uma atuação alinhada ao que é exigido pelo mercado. 

➡️ Você também pode gostar: O que é arquitetura de microsserviços e quais são seus principais benefícios?

Quais são os benefícios de um modelo de trabalho DevOps?

  • Velocidade de desenvolvimento e entrega rápida e contínua. 
  • Projeto mais ágil, com a possibilidade de pequenas atualizações ao longo de sua extensão. Isso é garantido graças à dinâmica de microsserviços. 
  • Inovação e lançamentos mais frequentes, com consequente vantagem competitiva para os negócios que atuam dessa forma. 
  • Maior confiabilidade, visto que os projetos passam a ser aprimorados a cada atualização.
  • Escalabilização de processos de desenvolvimento, por meio da automatização. É o caso, por exemplo, do uso da conteinerização.
  • Aprimoramento da colaboração das equipes, do fluxo de trabalho e da cultura organizacional, que passa a ser mais interconectada.  
  • Maior valor agregado aos negócios, produtos e clientes.
  • Otimização da segurança para o trabalho e controle da informação.  
  • Automatização de rotinas e elementos da TI. 
  • Projetos com ciclo de vida fluido e colaborativo. 

 

Na dinâmica DevOps, o ciclo de vida do projeto funciona de maneira análoga ao símbolo do infinito, em um vai e vem fluido e compartilhado de informações e atualizações. Isso permite que os projetos sejam otimizados e potencializados graças à integração contínua e à entrega contínua (CI/CD) que promovem uma colaboração constante entre as equipes de desenvolvimento e de operações.

> As 5 linguagens de programação mais utilizadas no mercado em 2023-2024  

> O que é e como aprender lógica de programação de uma vez por todas 

6 dicas essenciais para o desenvolvimento de software na dinâmica DevOps

1. Invista na automatização 

A automatização é a chave do DevOps. Automatize tarefas repetitivas, como testes, builds, deploys e monitoramento. 

Automatizar os processos de um projeto reduz erros humanos e acelera as etapas, permitindo que as equipes foquem em tarefas mais estratégicas.

2. Fomente a colaboração e a comunicação

A cultura DevOps exige uma colaboração estreita entre desenvolvedores e operadores. Promova reuniões regulares de stand up e retrospectivas para garantir que todos estejam alinhados e possam compartilhar feedbacks constantemente. Claro, quando realmente necessárias.

3. Adote uma mentalidade de melhoria contínua

No DevOps, a melhoria contínua é fundamental. Sempre procure formas de aprimorar processos, ferramentas e práticas. 

Realize retrospectivas depois de cada ciclo de desenvolvimento para identificar o que funcionou bem e o que pode ser melhorado. Além disso, implemente as mudanças necessárias para otimizar a eficiência e a qualidade do desenvolvimento.

4. Invista em segurança desde o início (DevSecOps)

A segurança não deve ser uma reflexão tardia. Integre práticas de segurança em todas as etapas do ciclo de desenvolvimento, desde a codificação até a implantação e o monitoramento.

> O que você precisa saber para se especializar em linguagem de programação?

> 8 dicas para iniciar na carreira de programação em 2024 

5. Incentive a criação de cargos de desenvolvimento DevOps

Se você for um gestor de TI ou RH, incentive a criação de cargos dedicados ao desenvolvimento DevOps. Esses profissionais são responsáveis por integrar práticas de desenvolvimento e operações, promovendo uma abordagem mais colaborativa e eficiente.

Ter especialistas focados em DevOps pode acelerar a adoção da metodologia e garantir que as melhores práticas sejam implementadas de forma consistente.

6. Saiba quais ferramentas utilizar nesse processo

Para cada uma dessas dicas existem ferramentas tecnológicas indicadas. Cada uma delas é responsável por dar vida ao desenvolvimento de softwares DevOps e por tornar possível a otimização dos mais variados projetos. 

>>>>>Infográfico gratuito da Escola Superior de Redes (ESR): “Guia de ferramentas essenciais para o desenvolvimento de software DevOps” 

_________________________________________________

Seguir essas dicas contribuirá para a maximização dos benefícios da metodologia DevOps. Além disso, elas podem representar o começo da sua especialização em um desenvolvimento holístico de sistemas e soluções.

Recorra à ESR para se capacitar e estar pronto para abraçar essa oportunidade. 

0 0 votações
Article Rating
Inscrever
Notificar
guest

0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários