Cadastre-se

CADASTRO

Em caso de não possuir CPF, por favor entre em contato conosco clicando aqui.

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade

ReCaptcha
Entrar
Escola Superior de Redes

Arquitetura TCP/IP: conceitos básicos

Escola Superior de Redes

26/10/2020

Compartilhar

Arquitetura TCP/IP é um conjunto de protocolos de comunicação entre computadores em rede que se caracteriza pela definição de um modelo padrão de camadas para implementação na arquitetura de rede. 

Com objetivo semelhante ao do modelo OSI no que diz respeito à divisão da arquitetura em camadas, o TCP/IP consiste na junção dos protocolos TCP (Transmission Control Protocol – Protocolo de Controle de Transmissão) e o IP (Internet Protocol – Protocolo de Inter-rede), dois dos mais utilizados.

Neste artigo você vai conhecer um pouco mais sobre este conjunto de protocolos, seus conceitos básicos e entender a importância deles para atuar com a segurança de redes.

image



Conceitos básicos da arquitetura TCP/IP

Conforme já mencionado, o modelo de arquitetura TCP/IP possui suas funções divididas em camada da mesma forma que o OSI. A diferença principal nestas estruturas é o número de camadas encontradas em cada modelo: no OSI encontramos 7 camadas, enquanto no TCP/IP somente 4: Aplicação, Transporte, Rede e Interface de rede.

A lógica de posicionamento das camadas dispõe que aquelas mais superiores encontram-se mais próximas do usuário e trabalham com dados mais abstratos. Dentro do conjunto de protocolos, cada uma das camadas é programada para responder por um grupo de tarefa específicas e serviços definidos para garantir a integridade e entrega dos dados trafegados do que será executado na camada superior.

Confira a seguir as principais camadas da arquitetura TCP/IP.

Aplicação

camada de aplicação é o topo da arquitetura TCP/IP, tratada de forma monolítica, onde são realizadas a maior parte das requisições para execução de tarefas na rede. Ela faz a comunicação entre os programas e os protocolos de transporte e é responsável por tudo que está relacionado aos serviços de comunicação que visam a interação junto ao usuário.

Dentro da camada de aplicação são utilizados alguns dos seguintes protocolos:

  • TELNET (Terminal Virtual);
  • FTP (File Transfer Protocol);
  • SMTP (Send Mail Transfer Protocol);
  • DNS (Domain Name System);
  • HTTP (Hypertext Transfer Protocol).

Transporte

camada de transporte é a segunda camada de cima para baixo na hierarquização da arquitetura TCP/IP, e corresponde igualmente à mesma camada no modelo OSI. Neste nível são executadas ações relacionadas à confiabilidade e integridade dos dados por meio de funções como o controle de fluxo, controle de erro, sequenciação e multiplexação de mensagens.

Os protocolos definidos para esta camada são o UDP (User Datagram Protocol) e o TCP (Transmission Control Protocol), com o objetivo de garantir a conversação entre dois hosts.

Internet

camada de internet, também conhecida como inter-redes, é responsável pela permissão de envio de pacotes por hosts a qualquer rede e pela garantia de que esses dados cheguem ao seu destino final. Equivalente ao que é operacionalizado na camada de rede do modelo OSI, na arquitetura TCP/IP a camada de internet tem como embasamento os protocolos IP (Internet Protocol) e ICMP (Internet Control Message Protocol).

Interface de rede

Esta é a camada de base da arquitetura TCP/IP, correspondente às camadas de enlace de dados e física do OSI, onde ocorre a conexão básica do host com a rede por meio de algum protocolo capaz de enviar pacotes IP. É por meio desta camada que é possível transmitir dados a outros computadores dentro de uma mesma rede física, além de realizar o envio do datagrama recebido pela camada de internet através de meios físicos.

Para se manter em funcionamento a camada de Interface de rede utiliza como principais protocolos: Ethernet para Redes Locais (LAN – Local Area Network) e PPP (Point-to-Point Protocol) para Redes de Longa Distância (WAN – Wide Area Network).

Principais benefícios da arquitetura TCP/IP

Por meio do protocolo TCP, que é orientado a conexão e está localizado na camada de Transporte do modelo OSI, a arquitetura TCP/IP prevê como benefício primordial a segurança no processo de troca de dados entre hosts. Além disso, são vantagens do uso deste modelo de arquitetura os seguintes pontos:

  • Padronização, por ser um protocolo roteável, completo e passível de integração com todos os sistemas operacionais disponíveis hoje no mercado;
  • Interconectividade, em função de se tratar de uma tecnologia que possibilita a conexão entre sistemas não compatíveis;
  • Roteamento, habilitando a conexão remota de internet tanto por tecnologias mais antigas quanto mais recentes;
  • Protocolo robusto, apresentando um conjunto de protocolos escalável, multiplataforma e que permite a utilização em sistemas operacionais entre dois pontos distantes;
  • Internet, que representa a vantagem de obtenção de acesso à internet por meio da suíte TCP/IP de protocolos.

Agora que você já conheceu um pouco mais sobre o modelo de arquitetura TCP/IP, confira o calendário de cursos da ESR e continue acompanhando o nosso blog para aprimorar o seus conhecimentos e desenvolvimento profissional!

4 respostas para “Arquitetura TCP/IP: conceitos básicos”

  1. Avatar de Lucas Pacheco
    Lucas Pacheco

    Bem explicado e organizado. Obrigado!

  2. Avatar de Bianca Reis
    Bianca Reis

    Definições e explanações bem estruturadas. Obrigado!

  3. Avatar de Antonio Guilherme Martins Viana da Silva
    Antonio Guilherme Martins Viana da Silva

    Muito bem explicado e fácil de se compreender.

  4. Avatar de Eliane Gonçalves
    Eliane Gonçalves

    Realmente esse resumo vai ajudar muito na minha defesa, que está relacionada a este tema , foram bem explícitos, obrigado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

posts recentes

  • Treinamento em TI no setor público
    Temas Diversos

    Treinamento em TI no setor público: otimize projetos governamentais

    O treinamento em TI no setor público, sobretudo em projetos governamentais estratégicos, consolidou-se como um pilar para a eficiência da prestação de serviços. Afinal, a eficiência é um princípio constitucional da administração pública e deve também orientar a maturidade digital dos órgãos.  Dessa forma, não se trata de implantar sistemas isolados, mas, sim, de capacitar […]


    12/02/2026
  • Cursos de Governança de TI
    Governança de TI

    Cursos de governança de TI imperdíveis para você se especializar!

    Já sabe quais cursos de governança de TI podem gerar resultados reais na sua carreira? Este guia vai ajudar você a estruturar um plano de estudos estratégico e adequado para o cenário digital moderno.  Em meio à transformação digital acelerada, ao uso intensivo de dados, à inteligência artificial e à pressão regulatória crescente, a tecnologia […]


    05/02/2026
  • businesspeople planning glass wall 1
    Métodos Ágeis e Inovação

    Cultura ágil no setor público: mitos, desafios e o que tem dado certo

    Por que falar de cultura ágil no setor público é cada vez mais relevante? A pressão por serviços públicos mais eficientes, transparentes e acessíveis não surge apenas por causa do movimento de transformação digital. Ela decorre de um cenário mais amplo, marcado por restrições orçamentárias, aumento da complexidade regulatória e maior exigência por resultados mensuráveis […]


    29/01/2026
  • Redes Definidas por Software
    Administração e Projeto de Redes

    Por que as Redes Definidas por Software (SDN) estão no eixo da flexibilidade em TI?

    As Redes Definidas por Software (SDN) não são mais analisadas sob uma perspectiva de alternativa experimental. Trata-se de um conceito já consolidado, bem como um pilar estratégico das organizações que precisam de agilidade, automação e governança em ambientes híbridos e distribuídos. Isso porque a pressão sobre a infraestrutura aumentou de forma exponencial. Conforme dados do Cisco […]


    29/01/2026
  • Prevenção de Ransomware e Phishing em Empresas
    Segurança

    Prevenção de ransomware e phishing em empresas: 7 estratégias essenciais para 2026

    A prevenção de ransomware e phishing em empresas tornou-se eixo central das estratégias de continuidade, especialmente porque as ciberameaças modernas não operam de forma isolada, mas como um ecossistema interdependente e oportunista. Com a digitalização acelerada dos negócios, que redefine diariamente como empresas funcionam, se conectam e são atacadas, cresce também o entrelaçamento entre vulnerabilidades […]


    23/12/2025
  • Tipos de Backup
    Computação em Nuvem

    Tipos de backup: conheça os principais e saiba qual implementar na sua empresa

    Os mercados de armazenamento em nuvem e de soluções voltadas para diferentes tipos de backup estão entre os mais estratégicos para equipes modernas de TI. O aumento explosivo da geração de dados, a migração para ambientes híbridos e a sofisticação dos ataques cibernéticos transformaram essa prática em um pilar crítico de segurança da informação e […]


    23/12/2025
Ver todos os posts >