Cadastre-se

CADASTRO

Em caso de não possuir CPF, por favor entre em contato conosco clicando aqui.

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade

ReCaptcha
Entrar
Escola Superior de Redes

Qual é o design de uma rede moderna de computadores?

Escola Superior de Redes

27/05/2022

Compartilhar

Dentre as práticas de capacitação da Escola Superior de Redes encontram-se ricos webinars sobre diferentes temas da tecnologia, tal qual redes modernas de computadores. 

Em maio a escola realizou outro deles recebendo, pela segunda vez, Robert McMillen – consultor de rede com mais de 50 certificações técnicas, ex-presidente fundador da All Tech 1 e professor universitário de Administração de Sistemas. 

Na ocasião, o webinar online gratuito foi realizado em parceria com a Ascend Education, referência em certificações para a área, sobre os principais componentes de uma rede de computadores atualmente, bem como dicas práticas para o dia a dia de um profissional administrador de redes

Neste artigo você irá encontrar os principais tópicos deste segundo evento, que também pode ser conferido na íntegra bem aqui

Principais tópicos do webinar “Redes modernas de computadores e o papel do administrador de sistemas”, com Robert McMillen  

Parte fundamental da formação de um profissional de tecnologia da informação é compreender o design das redes modernas e qual é o papel de um administrador de redes na atualidade.

Isso foi o que o Professor Robert McMillen se propôs a responder no recente Webinar da ESR, com cerca de 50 minutos

O especialista apresentou conceitos teóricos e abordou a sua experiência mercadológica em um bate-papo objetivo, repleto de exemplos práticos. 

Abaixo você confere um pequeno roteiro do exposto no evento online: 

1) Explicação sobre como é o desenho de uma rede moderna

Segundo o professor McMillen, uma rede moderna é feita de vários componentes, aos quais nos referimos como redes locais. 

O primeiro desses elementos é o chamado de “espinha dorsal”, núcleo da rede ou ainda switch de camada 3. 

Antes tal componente se configurava como um fio de cobre espesso que se conectava a todos os servidores físicos de forma “mecânica”. Entretanto, a evolução o transformou primeiro em rede de malhas (tudo conectado com tudo) e depois em uma rede chamada de “Star”. 

A rede Star, assim denominada por lembrar uma estrela, comporta outros dois switch de camada 2 para diferentes sub-redes. 

Além disso, na rede também se encontram os firewalls, capazes de conectar esse sistema à internet e de impedir que fluxos externos causem dano à rede principal, bem como uma série de servidores diferentes, como AD/DC, DHCP, DNS, Files & Printers junto a um sistema de armazenamento ISCSI San, banco de dados e aplicativos e servidor de e-mails. 

Nesta estrutura há ainda uma rede virtual privada (VPN), necessidade de pontos de acesso para internet e impressoras de rede, um possível Phone VOIP, e um software SD Wan que substitui os túneis de internet que conectam um lugar ao outro, funcionando assim como servidores de internet.

O serviço de nuvem, IOT e backup também figuram um papel de destaque neste design. 

Um profissional de TI deve compreender cada um desses elementos e entender como eles se relacionam e se comunicam. 

2) Detalhes sobre roteamento 

Ainda no Webinar, Robert McMillen apresenta o uso de roteadores e sua substituição por switches de camada 2.

Dentro deste tópico, o professor explica a importância das Vlans (redes de área locais virtuais) para as redes modernas. Elas são os responsáveis por minimizar ruídos entre tráfegos de diferentes segmentos. Ou seja, sub redes que querem conversar umas com as outras. 

As Vlans simplificaram o processo de comunicação entre redes, dando mais funcionalidade e possibilidade de controle de acesso para as mesmas. 

O dispositivo Vlan roteia cada uma das subredes.

3) Computação em Nuvem

Na continuação do Webinar, o professor Robert McMillen explica na prática como fazer uso da cloud computing por meio da Microsoft Azure e Amazon Web Services.

O profissional ensina de forma guiada como uma máquina virtual e recursos em nuvem podem ser criados.

4) Dúvidas e comentários

Finalizando a trilha de conhecimento as seguintes perguntas são abordadas e respondidas no webinar:

  • Existem diferentes níveis de dificuldades quando se usa determinado software para virtualização em nuvem? Há uma forma mais simples de aprender e começar a fazer máquinas virtuais? 
  • Qual a sua visão da computação em nuvem para a educação?
  • O que fazer para passar da certificação de Az 900 para a Az 104?
  • Quais certificações você indicaria para a área?

————————————–

Para conferir as respostas aos questionamentos anteriores e outros detalhes sobre os tópicos mencionados, assista ao Webinar gratuito “Redes modernas de computadores e o papel do administrador de sistemas” na íntegra. 

Veja também a primeira edição realizada em abril com o tema de virtualização em nuvem e o que se espera de um profissional de TI nesta área.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

posts recentes

  • Cursos de Governança de TI
    Governança de TI

    Cursos de governança de TI imperdíveis para você se especializar!

    Já sabe quais cursos de governança de TI podem gerar resultados reais na sua carreira? Este guia vai ajudar você a estruturar um plano de estudos estratégico e adequado para o cenário digital moderno.  Em meio à transformação digital acelerada, ao uso intensivo de dados, à inteligência artificial e à pressão regulatória crescente, a tecnologia […]


    05/02/2026
  • businesspeople planning glass wall 1
    Métodos Ágeis e Inovação

    Cultura ágil no setor público: mitos, desafios e o que tem dado certo

    Por que falar de cultura ágil no setor público é cada vez mais relevante? A pressão por serviços públicos mais eficientes, transparentes e acessíveis não surge apenas por causa do movimento de transformação digital. Ela decorre de um cenário mais amplo, marcado por restrições orçamentárias, aumento da complexidade regulatória e maior exigência por resultados mensuráveis […]


    29/01/2026
  • Redes Definidas por Software
    Administração e Projeto de Redes

    Por que as Redes Definidas por Software (SDN) estão no eixo da flexibilidade em TI?

    As Redes Definidas por Software (SDN) não são mais analisadas sob uma perspectiva de alternativa experimental. Trata-se de um conceito já consolidado, bem como um pilar estratégico das organizações que precisam de agilidade, automação e governança em ambientes híbridos e distribuídos. Isso porque a pressão sobre a infraestrutura aumentou de forma exponencial. Conforme dados do Cisco […]


    29/01/2026
  • Prevenção de Ransomware e Phishing em Empresas
    Segurança

    Prevenção de ransomware e phishing em empresas: 7 estratégias essenciais para 2026

    A prevenção de ransomware e phishing em empresas tornou-se eixo central das estratégias de continuidade, especialmente porque as ciberameaças modernas não operam de forma isolada, mas como um ecossistema interdependente e oportunista. Com a digitalização acelerada dos negócios, que redefine diariamente como empresas funcionam, se conectam e são atacadas, cresce também o entrelaçamento entre vulnerabilidades […]


    23/12/2025
  • Tipos de Backup
    Computação em Nuvem

    Tipos de backup: conheça os principais e saiba qual implementar na sua empresa

    Os mercados de armazenamento em nuvem e de soluções voltadas para diferentes tipos de backup estão entre os mais estratégicos para equipes modernas de TI. O aumento explosivo da geração de dados, a migração para ambientes híbridos e a sofisticação dos ataques cibernéticos transformaram essa prática em um pilar crítico de segurança da informação e […]


    23/12/2025
  • Roadmap de aprendizado em TI
    Temas Diversos

    Roadmap de aprendizado em TI: como colocar um em prática?

    A tecnologia evolui rápido demais para que times de TI aprendam de forma improvisada. Frameworks se renovam em ciclos curtos, ferramentas se expandem, stacks se multiplicam e as organizações, públicas e privadas, exigem cada vez mais autonomia, maturidade técnica e capacidade de adaptação. Nesse contexto, ter um roadmap de aprendizado se apresenta como uma necessidade […]


    18/12/2025
Ver todos os posts >