Qual é o design de uma rede moderna de computadores?

Dentre as práticas de capacitação da Escola Superior de Redes encontram-se ricos webinars sobre diferentes temas da tecnologia, tal qual redes modernas de computadores. 

Em maio a escola realizou outro deles recebendo, pela segunda vez, Robert McMillen – consultor de rede com mais de 50 certificações técnicas, ex-presidente fundador da All Tech 1 e professor universitário de Administração de Sistemas. 

Na ocasião, o webinar online gratuito foi realizado em parceria com a Ascend Education, referência em certificações para a área, sobre os principais componentes de uma rede de computadores atualmente, bem como dicas práticas para o dia a dia de um profissional administrador de redes

Neste artigo você irá encontrar os principais tópicos deste segundo evento, que também pode ser conferido na íntegra bem aqui

Principais tópicos do webinar “Redes modernas de computadores e o papel do administrador de sistemas”, com Robert McMillen  

Parte fundamental da formação de um profissional de tecnologia da informação é compreender o design das redes modernas e qual é o papel de um administrador de redes na atualidade.

Isso foi o que o Professor Robert McMillen se propôs a responder no recente Webinar da ESR, com cerca de 50 minutos

O especialista apresentou conceitos teóricos e abordou a sua experiência mercadológica em um bate-papo objetivo, repleto de exemplos práticos. 

Abaixo você confere um pequeno roteiro do exposto no evento online: 

1) Explicação sobre como é o desenho de uma rede moderna

Segundo o professor McMillen, uma rede moderna é feita de vários componentes, aos quais nos referimos como redes locais. 

O primeiro desses elementos é o chamado de “espinha dorsal”, núcleo da rede ou ainda switch de camada 3. 

Antes tal componente se configurava como um fio de cobre espesso que se conectava a todos os servidores físicos de forma “mecânica”. Entretanto, a evolução o transformou primeiro em rede de malhas (tudo conectado com tudo) e depois em uma rede chamada de “Star”. 

A rede Star, assim denominada por lembrar uma estrela, comporta outros dois switch de camada 2 para diferentes sub-redes. 

Além disso, na rede também se encontram os firewalls, capazes de conectar esse sistema à internet e de impedir que fluxos externos causem dano à rede principal, bem como uma série de servidores diferentes, como AD/DC, DHCP, DNS, Files & Printers junto a um sistema de armazenamento ISCSI San, banco de dados e aplicativos e servidor de e-mails. 

Nesta estrutura há ainda uma rede virtual privada (VPN), necessidade de pontos de acesso para internet e impressoras de rede, um possível Phone VOIP, e um software SD Wan que substitui os túneis de internet que conectam um lugar ao outro, funcionando assim como servidores de internet.

O serviço de nuvem, IOT e backup também figuram um papel de destaque neste design. 

Um profissional de TI deve compreender cada um desses elementos e entender como eles se relacionam e se comunicam. 

2) Detalhes sobre roteamento 

Ainda no Webinar, Robert McMillen apresenta o uso de roteadores e sua substituição por switches de camada 2.

Dentro deste tópico, o professor explica a importância das Vlans (redes de área locais virtuais) para as redes modernas. Elas são os responsáveis por minimizar ruídos entre tráfegos de diferentes segmentos. Ou seja, sub redes que querem conversar umas com as outras. 

As Vlans simplificaram o processo de comunicação entre redes, dando mais funcionalidade e possibilidade de controle de acesso para as mesmas. 

O dispositivo Vlan roteia cada uma das subredes.

3) Computação em Nuvem

Na continuação do Webinar, o professor Robert McMillen explica na prática como fazer uso da cloud computing por meio da Microsoft Azure e Amazon Web Services.

O profissional ensina de forma guiada como uma máquina virtual e recursos em nuvem podem ser criados.

4) Dúvidas e comentários

Finalizando a trilha de conhecimento as seguintes perguntas são abordadas e respondidas no webinar:

  • Existem diferentes níveis de dificuldades quando se usa determinado software para virtualização em nuvem? Há uma forma mais simples de aprender e começar a fazer máquinas virtuais? 
  • Qual a sua visão da computação em nuvem para a educação?
  • O que fazer para passar da certificação de Az 900 para a Az 104?
  • Quais certificações você indicaria para a área?

————————————–

Para conferir as respostas aos questionamentos anteriores e outros detalhes sobre os tópicos mencionados, assista ao Webinar gratuito “Redes modernas de computadores e o papel do administrador de sistemas” na íntegra. 

Veja também a primeira edição realizada em abril com o tema de virtualização em nuvem e o que se espera de um profissional de TI nesta área.

0 0 votações
Article Rating
Inscrever
Notificar
guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários
0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x
()
x