Cadastre-se

CADASTRO

Em caso de não possuir CPF, por favor entre em contato conosco clicando aqui.

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade

ReCaptcha
Entrar
Escola Superior de Redes

O que é inteligência artificial e como ela é a aposta do presente

Escola Superior de Redes

31/01/2022

Compartilhar

Faz algum tempo que pensar no futuro se desconectou da ideia de carros voadores! Se antes os filmes futuristas de ficção-científica previam esse como o cenário tecnológico mais avançado já visto, os dados digitais, inteligência artificial, machine learning, entre outras facetas do mundo em nuvem provaram outra coisa. 

Primeiro, que o futuro já é agora! Temos mais dados gerados, armazenados e compartilhados do que nunca e entender como gerenciá-los faz parte de um dos desafios do “agora”

É nesse contexto que a Inteligência Artificial se desenvolve a cada dia e oferece uma oportunidade de avanços incríveis para os próximos tempos, além de uma excelente área de atuação profissional. Algo que você confere ainda nessa leitura.

Afinal, você sabe o que é Inteligência Artificial? Continue pelo guia prático sobre esse assunto para descobrir.

Você vai encontrar: 

  • O que é inteligência artificial?
  • Dúvidas frequentes sobre Inteligência artificial 
  • Qual a relação entre Inteligência Artificial e Ciência de Dados? 

O que é Inteligência Artificial? 

Inteligência artificial, IA ou AI (em inglês artificial intelligence), é um conjunto de ferramentas digitais que permite que sistemas eletrônicos simulem “inteligência e comportamentos humanos”, por meio de análise e compreensão de dados e seus padrões. 

De forma resumida, falar em Inteligência Artificial é pensar na capacidade, cada vez mais avançada, de máquinas e dispositivos gerarem interações dos mais diferentes tipos, para os mais diferentes fins, com base em dados coletados de fontes variadas. 

O objetivo da IA é atuar para além da observação simples desses dados e da programação de ordens específicas.É ser capaz de perceber o ambiente ao qual se está inserida, para gerar resultados significativos, de forma independente, e totalmente conectada com esse universo enorme de dados.

Para isso, são usados Machine Learning, Deep Learning, Processamento de Linguagem Natural, dentre outros avanços tecnológicos.

A Inteligência Artificial se empenha, portanto, na possibilidade de dar às máquinas a habilidade de reproduzir competências, como raciocínio, planejamento, criatividade, aprendizagem e, até mesmo, interações humanas.

Aqui, é importante ressaltar que mesmo que esse termo tenha se popularizado nos últimos anos, como identificado pelo Google Trends nas pesquisas no Google sobre IA que cresceram 4 vezes nos últimos 5 anos, a Inteligência Artificial já foi cunhada há algum tempo. 

Mais exatamente, falou-se pela primeira vez nesse avanço tecnológico, mesmo que em outros contextos e condições, em 1955, quando o professor John McCarthy, de matemática do Dartmouth College, o apresentou ao mundo.

Desde então a Inteligência Artificial evolui a passos largos. Em 1960 o primeiro chatbot ganhou vida, o nome de Eliza e funções ainda limitadas de processamento da linguagem natural humana. 

Pouco tempo depois, nos anos 90, o supercomputador da IBM, chamado Deep Blue, ganhou destaque por vencer uma partida de xadrez contra o maior enxadrista da época, Garry Kasparov. 

Já atualmente, os algoritmos inteligentes permitiram uma evolução ainda mais significativa da Inteligência Artificial, que agora oferece soluções mais integradas, completas e independentes. 

Do Teste de Turing ao que vivemos hoje, a IA comprova que a tecnologia nunca para de avançar!

Dúvidas frequentes sobre inteligência artificial

Onde encontramos Inteligência Artificial atualmente? 

Você pode não perceber, mas toda a sua rotina é cercada por Inteligência Artificial. 

Os chatbots “automatizados” dos e-commerces, por exemplo, operam por meio dessa tecnologia e, assim, otimizam os processos de compra e venda do consumidor e da empresa. 

As ferramentas de personalização de oferta de conteúdo como as vistas nos streamings, pelos quais são indicados os próximos filmes, músicas e séries baseados no gosto do usuário e no que ele já assistiu/ouviu, também são parte de uma atuação da Inteligência Artificial. 

Os carros autônomos, aqueles que se locomovem sem a necessidade de um motorista, representam Inteligência Artificial.

E, além disso, outras ferramentas como a Siri, Alexa, televisores que ajustam sua imagem e som automaticamente de acordo com o ambiente no qual estão inseridos, são possíveis graças à Inteligência Artificial. 

Ou seja, ela está entre nós o tempo todo. 

A Inteligência Artificial irá substituir o trabalho humano? 

É preciso desmistificar essa pergunta! 

Apesar de simular os comportamentos e inteligência humana, a IA é desenvolvida com o objetivo de potencializar, não substituir, as relações do homem em seus vários níveis (pessoal e laboral, por exemplo). 

A partir daí, a ideia do avanço dessa tecnologia, combinada com a atuação humana, principalmente daquele profissional que entende a ciência de dados, é permitir que se haja otimização de processos, tempo para a execução funções mais criativas, uma rotina mais prática, planejada e com menores riscos, além de agilidade e ações escalonadas.

É nesse contexto que a profissão de “cientista de dados” é uma das que mais cresce no mundo, uma vez que seus representantes são capazes de contribuir com o desenvolvimento dessa potente mudança tecnológica da área da ciência da computação.

Segundo o Future of Jobs, do Fórum Econômico Mundial, a carreira de “cientista de dados” aparece em primeiro lugar na lista de profissões em alta demanda para os próximos anos. 

Enquanto isso, de acordo com o levantamento da Intera, HRtech de recrutamento digital, parte do Cubo Itaú, especialistas em Data Analytics, Data Engineer e Data Science foram os mais recrutados por empresas de inteligência de dados ao longo da pandemia, representando um crescimento de aproximadamente 485% em comparação ao mesmo período de 2020. 

Se interessou pela área? Conheça a trilha de cursos sobre Ciência de Dados da ESR

Quais os benefícios da Inteligência Artificial?

Além dos já citados anteriormente, a Inteligência Artificial pode potencializar diversas áreas fundamentais da vida humana, como a saúde.

De acordo com a European Parliamentary Research Service, a IA tem contribuído para o combate à Covid-19, por exemplo, ao ser utilizada no sistema de controle térmico em ambientes coletivos, além de auxiliar o reconhecimento da infeção por meio de radiografias computadorizadas da tomografia dos pulmões e de fornecer dados para localizar a propagação do vírus.

Outro ponto de destaque de benefícios da Inteligência Artificial, e conectado às demandas atuais, é a criação de mecanismos capazes de identificar um conteúdo falso, as chamadas fake news, combatendo a desinformação e suas consequências.

Qual a relação entre Inteligência Artificial e Ciência de Dados?

Como explicamos anteriormente, a Inteligência Artificial é possível por meio da combinação de big data, bons modelos de dados e computação em nuvem. Ou seja, ela depende integralmente de dados e da sua interpretação. 

Por isso, o profissional que domina essa ciência é tão necessário nos dias de hoje. Aliar a capacidade da máquina de reproduzir comportamentos humanos às expertises de profissionais da área, é o que garantirá a constante evolução dessa tecnologia. 

Se você chegou ao final desse conteúdo com interesse em se destacar nesse segmento da tecnologia, comece a sua especialização. Conheça a trilha de cursos sobre Ciência de Dados da ESR.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

posts recentes

  • Cursos de Governança de TI
    Governança de TI

    Cursos de governança de TI imperdíveis para você se especializar!

    Já sabe quais cursos de governança de TI podem gerar resultados reais na sua carreira? Este guia vai ajudar você a estruturar um plano de estudos estratégico e adequado para o cenário digital moderno.  Em meio à transformação digital acelerada, ao uso intensivo de dados, à inteligência artificial e à pressão regulatória crescente, a tecnologia […]


    05/02/2026
  • businesspeople planning glass wall 1
    Métodos Ágeis e Inovação

    Cultura ágil no setor público: mitos, desafios e o que tem dado certo

    Por que falar de cultura ágil no setor público é cada vez mais relevante? A pressão por serviços públicos mais eficientes, transparentes e acessíveis não surge apenas por causa do movimento de transformação digital. Ela decorre de um cenário mais amplo, marcado por restrições orçamentárias, aumento da complexidade regulatória e maior exigência por resultados mensuráveis […]


    29/01/2026
  • Redes Definidas por Software
    Administração e Projeto de Redes

    Por que as Redes Definidas por Software (SDN) estão no eixo da flexibilidade em TI?

    As Redes Definidas por Software (SDN) não são mais analisadas sob uma perspectiva de alternativa experimental. Trata-se de um conceito já consolidado, bem como um pilar estratégico das organizações que precisam de agilidade, automação e governança em ambientes híbridos e distribuídos. Isso porque a pressão sobre a infraestrutura aumentou de forma exponencial. Conforme dados do Cisco […]


    29/01/2026
  • Prevenção de Ransomware e Phishing em Empresas
    Segurança

    Prevenção de ransomware e phishing em empresas: 7 estratégias essenciais para 2026

    A prevenção de ransomware e phishing em empresas tornou-se eixo central das estratégias de continuidade, especialmente porque as ciberameaças modernas não operam de forma isolada, mas como um ecossistema interdependente e oportunista. Com a digitalização acelerada dos negócios, que redefine diariamente como empresas funcionam, se conectam e são atacadas, cresce também o entrelaçamento entre vulnerabilidades […]


    23/12/2025
  • Tipos de Backup
    Computação em Nuvem

    Tipos de backup: conheça os principais e saiba qual implementar na sua empresa

    Os mercados de armazenamento em nuvem e de soluções voltadas para diferentes tipos de backup estão entre os mais estratégicos para equipes modernas de TI. O aumento explosivo da geração de dados, a migração para ambientes híbridos e a sofisticação dos ataques cibernéticos transformaram essa prática em um pilar crítico de segurança da informação e […]


    23/12/2025
  • Roadmap de aprendizado em TI
    Temas Diversos

    Roadmap de aprendizado em TI: como colocar um em prática?

    A tecnologia evolui rápido demais para que times de TI aprendam de forma improvisada. Frameworks se renovam em ciclos curtos, ferramentas se expandem, stacks se multiplicam e as organizações, públicas e privadas, exigem cada vez mais autonomia, maturidade técnica e capacidade de adaptação. Nesse contexto, ter um roadmap de aprendizado se apresenta como uma necessidade […]


    18/12/2025
Ver todos os posts >