Cadastre-se

CADASTRO

Em caso de não possuir CPF, por favor entre em contato conosco clicando aqui.

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade

ReCaptcha
Entrar
Escola Superior de Redes

4 dicas para desenvolvimento de software sob a dinâmica DevOps

Escola Superior de Redes

11/07/2024

Compartilhar

Quais são as 4 dicas infalíveis para o desenvolvimento de software na metodologia DevOps? Neste texto, você encontra essa resposta com base na discriminação dos seguintes tópicos: 

  1. O que é DevOps?
  2. Práticas adotadas pelo DevOps;
  3. Quais são os benefícios de um modelo de trabalho DevOps?
  4. 6 dicas essenciais para o desenvolvimento de software na dinâmica DevOps. 

Com o objetivo de otimizar o desenvolvimento de software e das demais soluções, diversas empresas de TI adotam a sistemática de trabalho chamada DevOps, inclusive com novos cargos já orientados integralmente para essa condição. Você sabe como isso funciona na prática?

O termo deriva da junção de duas palavras bem conhecidas no ramo da tecnologia da informação – desenvolvimento (Dev) e operações (Ops) – e representa um conjunto de práticas que visam automatizar e integrar o desenvolvimento de sistemas, softwares, produtos e soluções de um negócio. Em outras palavras, DevOps nada mais é do que o esforço de interseccionar esses dois campos, de modo que a diferenciação entre eles seja imperceptível. Ou seja, é o casamento entre as áreas realizado para atingir um propósito claro: tornar o processo de desenvolvimento mais ágil, fluido e eficiente, além de ser uma estratégia de adaptação às novas demandas do mercado que exigem processos cada vez mais velozes e passíveis de melhoria em curtos ciclos. 

Assim, enquanto em uma dinâmica tradicional de desenvolvimento as responsabilidades do desenvolvedor se concentram na codificação do software e no atendimento aos requisitos do cliente, na lógica DevOps, espera-se que esse profissional ou equipe consiga desempenhar um papel mais abrangente e colaborativo, com responsabilidades compartilhadas

Dinâmica de trabalho de desenvolvimento tradicional Dinâmica de trabalho de desenvolvimento DevOps
Desenvolvimento e operações como áreas distintas e comunicáveis, por meio de um processo, muitas vezes, burocrático e ineficienteDesenvolvimento e infraestrutura juntos, o que facilita a comunicação entre os campos
Ferramentas específicas para desenvolvimento e operações com gerenciamento separadoConjunto de práticas, ferramentas e filosofias culturais que otimizam a capacidade de um empreendimento distribuir aplicativos e serviços 
Hierarquização de cargos + responsabilidade exclusivaResponsabilidade compartilhada 
Cultura organizacional mais individualista Cultura organizacional coletiva 
Produção e refações mais demoradas por causa da necessidade de compatibilizar “tempo e demanda” com dois campos e equipes distintasProdução e refações ágeis, visto que um time ou um desenvolvedor DevOps pode atuar, ao mesmo tempo, no desenvolvimento e na infraestrutura

Em alguns casos, equipes de segurança podem fazer parte desse modelo organizacional, de modo que passam a ser identificadas como DevSecOps. 

Portanto, o desenvolvimento de software com base na filosofia e cultura de trabalho DevOps ou o cargo DevOps deve contemplar o planejamento e a execução de um projeto holístico, com ciclos de “princípio, meio e fim”. 

Neste conteúdo, você vai acompanhar outras dicas de desenvolvimento de software na perspectiva DevOps, assim como vai desvendar o universo por trás dessa “quase nova” forma de estruturação de trabalho em TI. 

➡️ Você também pode gostar – Tipos de desenvolvimento de aplicativos móveis: qual é o melhor e como aprender?

O que é DevOps?

Como dissemos anteriormente, o termo “DevOps” deriva da junção de duas outras palavras: development (Dev) e operations (Ops). Ele pode ser considerado uma cultura organizacional ou um conjunto de ferramentas, práticas, modelos ou cargos de programação que tenham um só objetivo: automatizar os processos de desenvolvimento de sistemas e infraestrutura de TI. 

Portanto, um desenvolvimento de software DevOps é aquele no qual o “dev” atua de modo fluido entre os campos de planejamento e codificação e os campos de execução, testes e respostas do usuário. 

Na definição da Atlassian: É um aperto de mão firme entre o desenvolvimento e as operações, que enfatiza uma mudança de mentalidade, melhor colaboração e integração.”

Para funcionar, essa metodologia exige algumas práticas específicas, que iremos discriminar, a seguir.  

Práticas adotadas pelo DevOps 

O desenvolvimento de software na lógica DevOps possibilita uma entrega mais assertiva, flexível e com capacidade de ajuste fino ao longo de cada ciclo. Isso porque atua por meio de um modelo que prioriza as práticas de:

1. Integração contínua; 

2. Entrega contínua;

3. Microsserviços; 

4. IAC – infraestrutura como código;

5. Monitoramento e registro de logs;

6. Comunicação e colaboração. 

Essas práticas traduzem o desenvolvimento de software DevOps, assegurando aos negócios uma atuação alinhada ao que é exigido pelo mercado. 

➡️ Você também pode gostar: O que é arquitetura de microsserviços e quais são seus principais benefícios?

Quais são os benefícios de um modelo de trabalho DevOps?

  • Velocidade de desenvolvimento e entrega rápida e contínua. 
  • Projeto mais ágil, com a possibilidade de pequenas atualizações ao longo de sua extensão. Isso é garantido graças à dinâmica de microsserviços. 
  • Inovação e lançamentos mais frequentes, com consequente vantagem competitiva para os negócios que atuam dessa forma. 
  • Maior confiabilidade, visto que os projetos passam a ser aprimorados a cada atualização.
  • Escalabilização de processos de desenvolvimento, por meio da automatização. É o caso, por exemplo, do uso da conteinerização.
  • Aprimoramento da colaboração das equipes, do fluxo de trabalho e da cultura organizacional, que passa a ser mais interconectada.  
  • Maior valor agregado aos negócios, produtos e clientes.
  • Otimização da segurança para o trabalho e controle da informação.  
  • Automatização de rotinas e elementos da TI. 
  • Projetos com ciclo de vida fluido e colaborativo. 

 AD 4nXeQeLRZ8gt59TGRN2osSLT8mFZap X5iNzMZxUajmdlofvBBdg44zK4KonMnKlu 187qEkK5kwmR DMEWX4QWlspxDQ3zM6U2TGHP SCeyndMpZDghkcqx2Z46dTP2kkIq7t0ZT5bGpcN0MIT myHxDBg?key=031uQFhztqnU 5kAjv0Igw

Na dinâmica DevOps, o ciclo de vida do projeto funciona de maneira análoga ao símbolo do infinito, em um vai e vem fluido e compartilhado de informações e atualizações. Isso permite que os projetos sejam otimizados e potencializados graças à integração contínua e à entrega contínua (CI/CD) que promovem uma colaboração constante entre as equipes de desenvolvimento e de operações.

> As 5 linguagens de programação mais utilizadas no mercado em 2023-2024  

> O que é e como aprender lógica de programação de uma vez por todas 

6 dicas essenciais para o desenvolvimento de software na dinâmica DevOps

1. Invista na automatização 

A automatização é a chave do DevOps. Automatize tarefas repetitivas, como testes, builds, deploys e monitoramento. 

Automatizar os processos de um projeto reduz erros humanos e acelera as etapas, permitindo que as equipes foquem em tarefas mais estratégicas.

2. Fomente a colaboração e a comunicação

A cultura DevOps exige uma colaboração estreita entre desenvolvedores e operadores. Promova reuniões regulares de stand up e retrospectivas para garantir que todos estejam alinhados e possam compartilhar feedbacks constantemente. Claro, quando realmente necessárias.

3. Adote uma mentalidade de melhoria contínua

No DevOps, a melhoria contínua é fundamental. Sempre procure formas de aprimorar processos, ferramentas e práticas. 

Realize retrospectivas depois de cada ciclo de desenvolvimento para identificar o que funcionou bem e o que pode ser melhorado. Além disso, implemente as mudanças necessárias para otimizar a eficiência e a qualidade do desenvolvimento.

4. Invista em segurança desde o início (DevSecOps)

A segurança não deve ser uma reflexão tardia. Integre práticas de segurança em todas as etapas do ciclo de desenvolvimento, desde a codificação até a implantação e o monitoramento.

> O que você precisa saber para se especializar em linguagem de programação?

> 8 dicas para iniciar na carreira de programação em 2024 

5. Incentive a criação de cargos de desenvolvimento DevOps

Se você for um gestor de TI ou RH, incentive a criação de cargos dedicados ao desenvolvimento DevOps. Esses profissionais são responsáveis por integrar práticas de desenvolvimento e operações, promovendo uma abordagem mais colaborativa e eficiente.

Ter especialistas focados em DevOps pode acelerar a adoção da metodologia e garantir que as melhores práticas sejam implementadas de forma consistente.

6. Saiba quais ferramentas utilizar nesse processo

Para cada uma dessas dicas existem ferramentas tecnológicas indicadas. Cada uma delas é responsável por dar vida ao desenvolvimento de softwares DevOps e por tornar possível a otimização dos mais variados projetos. 

>>>>>Infográfico gratuito da Escola Superior de Redes (ESR): “Guia de ferramentas essenciais para o desenvolvimento de software DevOps” 

_________________________________________________

Seguir essas dicas contribuirá para a maximização dos benefícios da metodologia DevOps. Além disso, elas podem representar o começo da sua especialização em um desenvolvimento holístico de sistemas e soluções.

Recorra à ESR para se capacitar e estar pronto para abraçar essa oportunidade. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

posts recentes

  • Cursos de Governança de TI
    Governança de TI

    Cursos de governança de TI imperdíveis para você se especializar!

    Já sabe quais cursos de governança de TI podem gerar resultados reais na sua carreira? Este guia vai ajudar você a estruturar um plano de estudos estratégico e adequado para o cenário digital moderno.  Em meio à transformação digital acelerada, ao uso intensivo de dados, à inteligência artificial e à pressão regulatória crescente, a tecnologia […]


    05/02/2026
  • businesspeople planning glass wall 1
    Métodos Ágeis e Inovação

    Cultura ágil no setor público: mitos, desafios e o que tem dado certo

    Por que falar de cultura ágil no setor público é cada vez mais relevante? A pressão por serviços públicos mais eficientes, transparentes e acessíveis não surge apenas por causa do movimento de transformação digital. Ela decorre de um cenário mais amplo, marcado por restrições orçamentárias, aumento da complexidade regulatória e maior exigência por resultados mensuráveis […]


    29/01/2026
  • Redes Definidas por Software
    Administração e Projeto de Redes

    Por que as Redes Definidas por Software (SDN) estão no eixo da flexibilidade em TI?

    As Redes Definidas por Software (SDN) não são mais analisadas sob uma perspectiva de alternativa experimental. Trata-se de um conceito já consolidado, bem como um pilar estratégico das organizações que precisam de agilidade, automação e governança em ambientes híbridos e distribuídos. Isso porque a pressão sobre a infraestrutura aumentou de forma exponencial. Conforme dados do Cisco […]


    29/01/2026
  • Prevenção de Ransomware e Phishing em Empresas
    Segurança

    Prevenção de ransomware e phishing em empresas: 7 estratégias essenciais para 2026

    A prevenção de ransomware e phishing em empresas tornou-se eixo central das estratégias de continuidade, especialmente porque as ciberameaças modernas não operam de forma isolada, mas como um ecossistema interdependente e oportunista. Com a digitalização acelerada dos negócios, que redefine diariamente como empresas funcionam, se conectam e são atacadas, cresce também o entrelaçamento entre vulnerabilidades […]


    23/12/2025
  • Tipos de Backup
    Computação em Nuvem

    Tipos de backup: conheça os principais e saiba qual implementar na sua empresa

    Os mercados de armazenamento em nuvem e de soluções voltadas para diferentes tipos de backup estão entre os mais estratégicos para equipes modernas de TI. O aumento explosivo da geração de dados, a migração para ambientes híbridos e a sofisticação dos ataques cibernéticos transformaram essa prática em um pilar crítico de segurança da informação e […]


    23/12/2025
  • Roadmap de aprendizado em TI
    Temas Diversos

    Roadmap de aprendizado em TI: como colocar um em prática?

    A tecnologia evolui rápido demais para que times de TI aprendam de forma improvisada. Frameworks se renovam em ciclos curtos, ferramentas se expandem, stacks se multiplicam e as organizações, públicas e privadas, exigem cada vez mais autonomia, maturidade técnica e capacidade de adaptação. Nesse contexto, ter um roadmap de aprendizado se apresenta como uma necessidade […]


    18/12/2025
Ver todos os posts >