Como desenvolver competências de liderança para equipes de TI

Time de TI

Nos dias de hoje, uma gestão de TI eficiente é pautada em oferecer mais que uma infraestrutura e aplicativos de tecnologia da informação que permitem e conduzem a estratégia e as metas do negócio.

Isso porque, em muitas empresas, a tecnologia precisa ser o coração do negócio, por isso, o gestor de TI deve ter um lugar no conselho com uma influência tão alta quanto qualquer outro líder.

Afinal, qualquer grande organização gostaria de se beneficiar de um líder em TI que pode aproveitar ao máximo os avanços técnicos do setor ao mesmo tempo que motiva pessoas dentro e fora do departamento.

Pensando nessa questão, preparamos esse artigo para compartilhar a vocês quais são as competências profissionais de TI necessárias para que você faça uma liderança de equipes de TI eficiente. Boa leitura!

O que é gestão de TI?

A gestão de TI se concentra em garantir as condições necessárias para que os sistemas de informação operem de forma eficiente. 

Ou seja, esse departamento é responsável pelo monitoramento e administração dos sistemas de tecnologia da informação baseados em hardwares, softwares e redes.

O principal líder de TI é mais frequentemente referido como o diretor de informação ou CIO. Entretanto, já é comum em algumas organizações essa responsabilidade agora ser compartilhada com uma variedade de “chefes de informação”, incluindo o diretor digital, o diretor de dados e o diretor de produto. 

Exemplos de habilidades importantes de liderança incluem soft skills (interpessoais), hard skills e a capacidade de inspirar funcionários a aproveitar a TI para melhorar os processos.

Liderança de equipes TI com foco pessoas

A motivação não é proporcionada pelo líder, ao contrário do que se pensa comumente. O líder cria as condições para que o funcionário se motive. 

Mas esse movimento vem de dentro para fora, ou seja: é o funcionário quem acaba encontrando elementos que o motivam a cumprir os objetivos estratégicos.

Isso ocorre porque a motivação é influenciada por fatores sobre os quais o líder tem pouco domínio. Muitas vezes, são questões pessoais ou financeiras pelas quais você pouco pode fazer, a não ser oferecer uma boa conversa.

Já o engajamento, esse sim, vem da liderança. E a capacidade de engajar está na forma como você vende os projetos e os objetivos a serem cumpridos pelo time.

Como líder, você deve buscar os meios adequados para fazer com que a sua equipe tenha paixão pelos projetos e desafios. 

E isso passa pela forma como você enxerga as tarefas e projetos propostos para a Tecnologia da Informação. 

Um líder que enxerga soluções, em vez de problemas, certamente terá muito mais chances de trazer a equipe consigo, na condução dos trabalhos.

Além disso, é importante que você olhe para a equipe, mas tenha foco diferenciado para cada um dos seus colaboradores. 

Não se esqueça que, embora eles façam parte do mesmo time, cada um tem perfis e fatores de motivação diferentes. 

Entender as particularidades de cada um e encontrar soluções para que as habilidades individuais apareçam é uma parte fundamental para gerar o desejado engajamento.

Competências profissionais de TI necessárias para uma liderança eficiente

A gestão de TI é definida por todas as práticas destinadas a gerenciar os recursos e soluções de tecnologia de uma empresa. 

Quando a gestão é pensada e feita de forma estratégica, assume um comportamento de governança sobre as ferramentas da área com o objetivo de melhorar os resultados da empresa. Veja abaixo:

Conhecimento técnico e operacional

O gestor de TI também deve ser capaz de colocar a mão na massa e uma boa educação técnica é fundamental nos cargos de liderança, afinal, não há como orientar sua equipe se você não possui os conhecimentos técnicos necessários. 

Essas habilidades podem ser conquistadas em cursos mais generalistas e específicos que permitam a construção de um arsenal de ferramentas, metodologias e frameworks aplicáveis no dia a dia. 

Conheça o negócio 

A gestão das atividades do setor de TI é estratégica quando alinhadas ao planejamento estratégico de negócios traçado pela empresa.

Para isso, não basta atender áreas e pessoas isoladamente, é necessário que o gestor responsável pela administração da equipe e dos recursos conheça bem os objetivos e metas do negócio e funcionamento do mercado.

Dessa forma, as circunstâncias para lidar com as transformações e oportunidades são enxergadas de forma mais completa e holística.

Saiba implantar metodologias de trabalho eficientes 

Para que os avanços ocorram de maneira perceptível, não é suficiente apenas planejar e aplicar, mas também acompanhar  e monitorar a relação de desempenho e resultado, utilizando os indicadores de TI apropriados.

Um TI estratégico é capaz de evoluir setores como o suporte, implementar melhores ferramentas, melhorar processos e muito mais.

Compreender os pontos fortes e fracos dos integrantes do time e de todos os envolvidos nas ações do setor é bastante importante para que decisões sobre a delegação de tarefas sejam tomadas, resolvendo gargalos  e evoluindo no que já funciona bem. 

Leia mais: Por que você deve obter uma certificação de Metodologia Ágil Scrum com o EXIN?

Estabeleça sistemas de controle 

Para que o monitoramento dos processos seja efetivo, é necessária a adoção de controles, indicadores e ferramentas de auxílio.

Isto irá colaborar para que o planejamento seja desempenhado da melhor maneira, dimensionando as tarefas, urgências e qualquer chamado que necessite do suporte de um responsável da área de TI.  

Otimize custos

Não apenas a área de Tecnologia da Informação, mas qualquer departamento que esteja em processo de implantação de uma gestão estratégica, sem funções ou direções claras, tende a ter maior dispersão de recursos.

Esse elemento pode compreender qualquer tipo de negócio, seja nos aspectos financeiros, humanos e até de tempo.

Nesse cenário, a gestão estratégica de TI procura poupar gastos inúteis, por que ela é pensada para administrar riscos e reduções.  

Fique atento à segurança da informação

O cuidado com as informações é prerrogativa básica, porque o mau uso de dados pode gerar prejuízos imensos que vão dos financeiros à reputação da empresa.

Com uma gestão estratégica do setor de TI, são definidas as políticas de segurança para todos os colaboradores, enquanto a equipe de tecnologia tem a sua postura proativa, na tentativa de se antecipar a ameaças, com a ajuda da cibersegurança.

Conclusão

A TI estratégica consegue direcionar ações para uma maior economia de recursos e eficiência das equipes, propiciando o aumento de vendas, melhoria de serviços, produtos e diversos outros benefícios.

Com profissionais engajados e treinados, torna-se possível que o setor de TI se torne um importante ativo para os projetos da empresa. Para isso, é necessário que os objetivos da área estejam alinhados aos da instituição.

Quer se aprimorar na área? A qualificação em Gestão de Ti é o diferencial competitivo para profissionais que almejam posições de destaque neste mercado, cada vez mais estratégico para as organizações. 

Abaixo você confere alguns conteúdos da ESR para Gestores de TI:

Webinars: https://esr.rnp.br/eventos

Cursos: https://esr.rnp.br/cursos

Consultoria Educacional: https://esr.rnp.br/consultoria-educacional

Blog post sobre Gestão Estratégica de TI: https://esr.rnp.br/governanca-de-ti/gestao-estrategica-ti

Blogpost sobre indicadores de TI: https://esr.rnp.br/governanca-de-ti/indicadores-de-ti-como-mensurar

Guia para Governança de TI: https://esr.rnp.br/governanca-de-ti/guia-pratico-para-governanca-de-ti

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