Conheça o Framework SFIA e seus benefícios para a área TI

SFIA

A SFIA é uma organização global sem fins lucrativos que nutre um framework de habilidades e competências para um mundo digital.

Um dos principais desafios enfrentados pelos profissionais que atuam nas áreas de Tecnologia da Informação e Telecomunicações, Transformação Digital e Engenharia de Software é enquadrar-se nas exigências de Habilidades e Competências determinadas pelo Mercado ou pelos Planos de Cargos estabelecidos nas Organizações.

Se, outrora, o alinhamento estratégico entre o Negócio e a TI era determinante para atingir metas corporativas, vemos hoje uma simbiose na qual o papel de coadjuvante entre as duas áreas se alterna ou é partilhado, ou seja, pessoas de Tecnologia comandando o Negócio e pessoas de Negócio tocando a Tecnologia.Neste contexto, o SFIA é uma ferramenta de grande valor, por tratar-se de um modelo de referência que cruza Habilidades e Competências em um eixo e Sete níveis de responsabilidade no outro.

O que é o SFIA Framework?

SFIA (pronuncia-se Sofia) vem da sigla em inglês Skills Framework for the Information Age (Estrutura de habilidades para a era da informação, em português).

Com um movimento iniciado na década de 80, o SFIA foi publicado pela primeira vez em 2000 e é mantido pela Fundação SFIA, uma organização sem fins lucrativos. Encontra-se na versão 7 e está em constante evolução, contando com a colaboração de uma comunidade de especialistas por todo o mundo.

É um modelo que se define como “a linguagem comum globalmente aceita para as habilidades e competências relacionadas às tecnologias de informação e comunicação, transformação digital e engenharia de software”.

No geral, a missão do SFIA é voltada para aumentar o ciclo de gerenciamento de habilidades de tecnologia da informação e comunicação por meio de um modelo abrangente e replicável que avalia e otimiza o potencial da força de trabalho.

Devido à sua relevância universal, o SFIA Framework é incrivelmente maleável e pode ser usado para fins governamentais, corporativos ou individuais. É escalonável bidirecionalmente e possui altos níveis de aplicabilidade em todos os setores. Em sua essência, é uma colaboração global entre gerentes de negócios, profissionais de TI, educadores, representantes de RH e, é claro, os próprios usuários de SFIA desenvolvidos internamente.

Como funciona o SFIA Framework

Antes que uma organização possa tirar proveito de todos os benefícios do SFIA Framework, é necessário cultivar uma compreensão mais abrangente de como esse modelo funciona como uma ferramenta de avaliação.

Em primeiro lugar, o SFIA avalia os assuntos em eixos correspondentes de habilidades e competências, em vez de entregas profissionais. O framework reconhece que os Bodies of Knowledge (BoKs) ou agregados independentes de conhecimento específico da indústria são sensíveis ao contexto e estão em constante evolução.

Embora separados do SFIA, eles trabalham em conjunto com as habilidades e competências que o SFIA avalia com relação a essas indústrias.

Em segundo lugar, o SFIA define competência de forma holística. Ao contrário de suas contrapartes mais tradicionais, embora o SFIA certamente seja responsável pelas certificações do setor, ele também avalia a proficiência com base em atributos menos quantificáveis.

Ele leva em consideração “habilidades, comportamentos ou atributos profissionais, conhecimentos e qualificações e certificações”. O Framework vai além do binário básico de “qualificado ou não qualificado”. Em vez disso, as avaliações do SFIA produzem estratégias para o desenvolvimento longitudinal de habilidades, crescimento e promoção pessoal.

Terceiro, o SFIA é aberto por design. Por meio de crowdsourcing operacional, ele se esforça para refletir as necessidades atuais dos negócios internacionais. O SFIA está constantemente sujeito a revisão, ampliação e referendos.

O SFIA Framework consiste em sete níveis de responsabilidade do Nível 1 ao Nível 7, descrevendo os comportamentos, valores, conhecimentos e características que um indivíduo deve ter para ser reconhecido como competente em cada Nível. Além disso, os níveis de responsabilidade são caracterizados pelos seguintes atributos genéricos: Autonomia, Influência, Complexidade, Conhecimento e Competências Empresariais.

Conheça os 7 níveis de responsabilidade do SFIA Framework aqui.

Com base nesses princípios, o SFIA consegue ser flexível e liderado pela comunidade, mas também universal e abrangente, características subjacentes a muitos dos maiores benefícios do SFIA Framework.

Benefícios do SFIA Framework

– O SFIA auxilia gerentes, profissionais de RH e recrutadores, adquirindo talentos de alto nível e ilustrando melhor os pontos fortes dos candidatos durante o processo de recrutamento. SFIA é um meio econômico e eficiente de enriquecer as equipes internas;

 

– SFIA capacita os funcionários a reconhecer seus muitos pontos fortes e se preparar para assumir o controle de seu próprio potencial. SFIA ajuda as oportunidades de avanço a se materializar por meio de definições claras de como as habilidades atuais funcionam em níveis cada vez mais elevados.;

Os funcionários também ganham a capacidade de conduzir conversas focadas com os empregadores sobre onde estão e onde esperam avançar em posições futuras.– SFIA beneficia os clientes, garantindo que os membros da equipe atribuídos a uma determinada conta sempre terão o melhor conjunto de habilidades possível para lidar com as tarefas em mãos, mapeando habilidades específicas e diversas.

– SFIA fortalece os negócios e os torna mais competitivos, porque permite que eles entendam seu próprio pool de talentos como ele está, ao mesmo tempo que traça o potencial latente que pode ser capitalizado; 

– SFIA oferece suporte a seus usuários, fornecendo atualizações regulares da estrutura. O desenvolvimento do SFIA nunca foi motivado pelas partes interessadas – em vez disso, sua evolução é conduzida pelos próprios usuários.

Ficou interessado em saber mais? A ESR oferece uma consultoria educacional utilizando o framework mundial SFIA, visando obter melhorias contínuas para o resultado das organizações.

5 1 votar
Article Rating
Inscrever
Notificar
guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários
0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x
()
x