5 dicas para crescer na carreira de governança de TI

Governança de TI

Se você chegou a este conteúdo com o objetivo de crescer na carreira de governança de TI é porque já domina o conceito por trás deste termo, certo? 

Ainda assim, é válido lembrar que a governança de TI descreve a reunião de orientações, protocolos, diretrizes, competências e descrição de responsabilidades, tanto de gestores quanto de equipes operacionais, para a execução de processos e aplicações dos recursos da empresa. 

O objetivo de um projeto de governança de TI bem estruturado é enxergar o negócio de forma holística, direcionando-o para decisões mais estratégicas e de melhor desempenho para todos os seus setores. 

Para isso, na prática, o profissional designado para este setor é responsável por averiguar se determinada empresa segue as normas e as políticas de segurança, além de garantir que elas estejam conectadas com visão, missão e indicadores do negócio. Os dois principais modelos de governança de TI utilizados neste momento são a Norma ISO/IEC 38500 e o Cobit 2019.

Também é importante, para qualquer colaborar de TI, compreender a distinção entre “Governança de TI” de “Gestão de TI” – o que você pode recordar por aqui no nosso conteúdo original “Guia prático para a Governança de TI” 

A partir deste conhecimento sedimentado, estamos prontos para apresentar dicas para você crescer na carreira de governança de TI. Continue conosco!

Como crescer na carreira de governança de TI em 5 passos.

1) Esteja sempre atento ao alinhamento estratégico e compliance

A governança de TI tem que servir para alguns propósitos específicos, dentre eles auxiliar a empresa a alcançar seus objetivos e planejamentos estratégicos. 

Para isso, como já abordamos em outro ponto deste artigo, a governança conecta-se com a otimização da aplicação de recursos, com a segurança da informação, gerenciamento de processos internos, bem como com o suporte para tomadas de decisões devidamente embasadas. 

Dessa forma, uma das principais demandas requeridas ao profissional de governança de TI é que ele saiba como alinhar TI e empresa diante das demandas típicas do negócio. 

O resultado desta primeira etapa de alinhamento entre TI e as necessidades da organização é encontra-se na formulação de um  Plano Diretor de TI, o qual deve abordar questões importantes, como: 

  • Escopo de ações e procedimentos de segurança da informação;
  • Identificação da demanda de esforços de recursos humanos e tecnológicos para se alcançar os objetivos do negócio;
  • Infraestrutura de TI;
  • Descrição detalhada das necessidades de aplicação;
  • Gestão da demanda;
  • Princípios e Arquitetura de TI;
  • Verificação da necessidade de terceirização dos serviços de TI;
  • Habilidades e competências necessárias para executar esses processos;
  • Objetivos do planejamento. 

2) Siga os 5 pilares da Governança de TI.

A governança de TI se estabelece por meio de 5 áreas de atuação principais, as quais um bom profissional deve conhecer e dominar. São elas: 

1) Alinhamento estratégico: é o que detalhamos no primeiro item deste subtítulo. As estratégias de Tecnologia da Informação devem se conectar aos valores, missão e visão do negócio, a fim de contribuir com o desenvolvimento e alcance dos objetivos da organização. Por isso, os processos deste setor devem ser formulados com estratégia e para um fim específico. 

2) Geração de valor ou entrega de valor: este pilar relaciona-se à análise de caminhos e estratégias que levem à otimização de recursos de TI, para que esses ativos sejam empregados em uma menor quantidade obtendo-se o maior nível de resultados positivos possíveis. Também estabelece que a governança de TI precisa agregar ou facilitar a entrega de valores por outros processos da empresa impactando a entrega do cliente. 

3) Gestão de riscos: sem que a infraestrutura de TI seja capaz de prever ameaças ou corrigir rotas para aquelas que conseguirem transpor o sistema, não há governança de TI. Portanto, um dos pilares desta área encontra-se em ter uma gestão de riscos eficiente, assim como uma metodologia de respostas a incidentes caso eles ocorram (linkar aqui o conteúdo sobre metodologia quando o mesmo for postado). 

4) Gestão de recursos: a governança de TI deve ser capaz de manter, renovar e promover  a melhoria contínua dos recursos de TI. Em outras palavras, precisa estar sempre atenta aos ativos da tecnologia da informação da empresa. 

5) Medição de resultados: como o nome indica, a governança de dados deve avaliar as ações que tiveram saldo positivo para a empresa e aquelas que precisam ser melhoradas. Portanto, os dados de hardware e softwares das empresas precisam ser analisados e servir de base para ações futuras. 

3) Escolha um framework de governança de TI.

Os frameworks são essenciais para auxiliar o processo e protocolos de auditoria de governança de TI.

Em linhas gerais, eles são definidos por estruturas de controle que contam com boas práticas para garantir que a TI execute o alinhamento estratégico com a empresa. Dentre os principais modelos estão: 

  • COSO (Committee of Sponsoring Organizations of the Treadway Commission) – utilizado para avaliar o sistema de controles de uma organização. Fornece uma estrutura para a gestão, conselho de confiança, partes interessadas externas e outros que interagem com o negócio para usar como um guia no desempenho de suas respectivas funções em relação ao controle interno.

          >>>> Confira outras informações sobre esse framework aqui.

  • COBIT (Control Objectives for Information and related Technology): O COBIT foi estabelecido pela ISACA, que significa Associação de Auditoria e Controle de Sistemas de Informação, e atualiza a estrutura para empresas modernas, abordando novas tendências, tecnologias e necessidades de segurança. A estrutura ainda funciona bem com outros frameworks de gerenciamento de TI, o que a torna uma ótima opção como uma estrutura guarda-chuva para unificar processos em uma organização inteira.

          >>>> Confira outras informações sobre esse framework aqui.

  • PMBOK (Project Management Body of Knowledge): auxilia a governança de TI no sentido de gerenciar projetos da área, com atenção aos marcos, prazos definidos para cada etapa além de analisar onde, quando e como determinada ação se reverterá em custo-benefício positivos para a empresa.
  • ITIL (Information Technology Infrastructure Library): também contribui para o alinhamento estratégico estabelecendo uma série de boas práticas de gestão para TI. 

4) Entenda o Mercado de Governança e busque atuar nas áreas com maior deficiência.

Não é segredo que um profissional de TI precisa estar em movimento. Afinal, a tecnologia se transforma e se aperfeiçoa com velocidade. 

Na área da governança de TI isso não é diferente. Um dos passos essenciais para crescer nessa carreira é compreendê-la como dependente da gestão de inovação do aprendizado contínuo. 

Entender do mercado de governança, buscar por atualizações técnicas, cursos e treinamento é indispensável para dominar esta área. 

Nesse sentido, a Escola Superior de Redes desenvolve uma trilha de conhecimento completa, composta por 28 cursos, com opções remotas e presenciais, para que você se aprofunde nesta temática.

A área de Governança de TI da ESR/RNP visa a qualificação de excelência em governança de TI, para que o aluno se destaque no mercado e atenda às crescentes demandas das empresas por profissionais responsáveis por otimizarem a aplicação de recursos das organizações, reduzir seus custos e alinhar o departamento de TI com as estratégias do negócio. 

Confira todos os cursos da trilha aqui! 

5) Sempre utilize os mecanismos de governança relacionados à estrutura organizacional.

A governança de TI deve ser aplicada tendo em vista as particularidades de cada empresa. 

Por isso, a dica final para seguir carreira na governança de TI é conectar todas as etapas desta função com as necessidades e demandas das estruturas organizacionais particulares das empresas. 

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Tem interesse em crescer na carreira de governança de TI? Comece sua próxima capacitação neste link! 

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