Por que você deve obter uma certificação de Metodologia Ágil Scrum com o EXIN?

Pessoas planejando EXIN no post-it

Voltados à simplificação de problemas complexos e à habilitação para solucioná-los de forma eficiente, os métodos ágeis e o framework Scrum representam a base do mundo ágil que conhecemos hoje. Aqui em nosso blog, já aprofundamos estes conceitos e explicamos a importância da metodologia Scrum para o gerenciamento de projetos e equipes de TI.

Obter uma certificação em Scrum pode ser um grande diferencial na carreira de profissionais da área. É um passo importante para aprofundar conceitos sobre as metodologias ágeis e participar de processos seletivos que exigem comprovação de conhecimentos.

Neste artigo, vamos falar a respeito de uma das principais certificações em Scrum, a Agile Scrum Foundation do Exin, para a qual a ESR oferece um curso preparatório exclusivo

A certificação em Agile Scrum Foundation é interessante para profissionais que trabalham em áreas como o gerenciamento de projetos, desenvolvimento de software, gerenciamento de serviços de TI e gerenciamento de negócios. Vamos resumir o que diferencia o programa EXIN Agile Scrum e como ele se compara a outras certificações Agile e Scrum. O artigo cobrirá também o tipo de conteúdo que você pode esperar da certificação, os diferentes níveis de certificação e o lado prático de obter a certificação. 

ESTRUTURA DO PROGRAMA EXIN

O programa EXIN Agile Scrum consiste, ao todo, em 5 certificações. Cada certificação se alinha a uma função em uma equipe Scrum. Uma equipe Scrum inclui (desenvolvimento) membros da equipe, um Scrum Master, um Product Owner e (nem sempre) um Agile Coach

EQUIPE SCRUM

Muitos dos programas oferecidos começam com a certificação de Scrum Master. No entanto, se você está começando no Agile, provavelmente não começaria como um Scrum Master imediatamente. É por isso que o EXIN oferece o Agile Scrum Foundation. 

Esta certificação de nível básico tem como objetivo fornecer a todos os profissionais que são novos no Agile as informações de que precisam para se integrarem a uma equipe Scrum de forma contínua. O exame cobre os principais conceitos, processos e práticas. É ideal não apenas para membros da equipe de desenvolvimento, mas também para qualquer pessoa que precise ter um entendimento básico do que é Agile e como ele pode ser aplicado para melhorar os processos de trabalho.

Conforme você progride em sua carreira Agile, você tem a escolha entre se tornar um Scrum Master, Product Owner ou Agile Coach. Neste caso, o EXIN tem uma certificação adequada para cada uma dessas funções para garantir que um profissional que obtiver a certificação EXIN possa imediatamente assumir uma função específica em sua equipe.

SCRUM MASTER

O Scrum Master é responsável por apoiar e auxiliar a Equipe Scrum. Eles fazem isso facilitando os diferentes eventos Scrum e removendo obstáculos para a equipe. Profissionais certificados em EXIN Agile Scrum Master terão um conhecimento sólido de como treinar, treinar e apoiar sua equipe em seu trabalho.

PRODUCT OWNER

Depois de ganhar experiência suficiente, você pode considerar o próximo passo em sua carreira. Um movimento típico para Scrum Masters que desejam assumir mais responsabilidades é se tornar um Product Owner. O Product Owner se concentra nas necessidades do cliente e da empresa. Seu papel é maximizar o valor do negócio. Eles também são responsáveis ​​pelo Backlog do Produto e por garantir que as histórias de usuários sejam claras para a equipe Scrum.

AGILE COACH

O nível mais alto no programa de certificação EXIN Agile Scrum é EXIN Agile Coach. Como o nome indica, esta certificação se concentra apenas no Agile. Ele aborda práticas fundamentais Agile, como facilitar a mudança e técnicas de treinamento. Os profissionais passam por uma minuciosa sessão de avaliação, que visa validar sua experiência prática.

OS BLOCOS DE CONSTRUÇÃO DO PROFISSIONAL EM FORMA DE “T”

Na última década, a relevância das habilidades em “T” aumentou dramaticamente. Elas se tornaram mais importantes porque, por meio da digitalização de diferentes domínios, as funções cotidianas estão se tornando mais complexas. Você não precisa mais apenas saber sobre sua área de especialização, mas também precisa entender como sua especialidade se relaciona com outras pessoas ao redor dela. Para ser capaz de compreender o contexto mais amplo, você precisa se tornar um profissional em forma de T.

A barra vertical do T representa sua especialidade. Para se tornar um profissional em em forma de T, você precisa estender seu conhecimento aos domínios ao seu redor, para que possa contextualizar sua especialização. Esse conhecimento contextual constitui a barra horizontal do T.

O EXIN criou dois novos tipos de caminhos de certificação para apoiá-lo na obtenção de suas habilidades em forma de T. EXIN Certified Integrators se concentram no conhecimento contextual que você precisa das especialidades que se conectam à sua. Por outro lado, as certificações EXIN Career Path irão ajudá-lo a trabalhar em direção à especialização de longo prazo de sua escolha, concentrando-se em uma função.

Existem 2 dessas certificações alinhadas com o programa Agile. Se você deseja desenvolver seu conhecimento mais amplo em torno do Agile e do gerenciamento de serviços, pode optar por trabalhar em projetos de metodologias ágeis alinhados aos EXIN Certified Integrator Agile Service Projects. Se você já trabalha em Gerenciamento de Serviços e deseja assumir uma função mais especializada, pode escolher nossa certificação EXIN Agile Service Manager.

ESCOLHA COMO FAZER SEU EXAME EXIN

Depois de fazer seu treinamento no curso preparatório oferecido pela ESR, você pode realizar o exame da Exin de uma das duas maneiras. Online com EXIN Anywhere ou offline com um treinador ou em um centro de teste.

Se optar pelo online, você fará um exame monitorado online ou ao vivo. Isso significa que, depois de terminar de estudar e quando estiver pronto, você pode agendar seu exame online através do site do EXIN. Assim que tiver pago, você poderá definir a data do teste em 21 dias. Antes de fazer o exame, você terá que escolher entre monitoração por vídeo ou ao vivo. Monitoramento de vídeo significa que sua sessão de exame é gravada. Essa filmagem é então revisada por um inspetor para verificar se você seguiu as diretrizes do exame. Com a supervisão ao vivo, um inspetor monitora em tempo real enquanto você faz seu exame.

Quando estiver treinando com um parceiro EXIN, você fará o exame sob a supervisão dele no final da sessão. Se você mora na Holanda, também pode optar por fazer o exame em um centro de testes, mesmo que não tenha feito o treinamento.

BENEFÍCIOS DE CERTIFICAÇÃO EXIN

Ao ser aprovado no exame, você também receberá um selo digital. Este selo é uma credencial digital que inclui informações verificáveis sobre a certificação e as habilidades que você adquiriu. Depois de receber seu emblema, você pode compartilhá-lo facilmente com sua rede, adicionando-o ao seu perfil do LinkedIn ou compartilhando-o via Facebook ou Twitter. Compartilhar seu crachá também significa que você pode obter reconhecimento imediato por seu trabalho árduo!

Como bônus, ao contrário de algumas certificações Scrum, nenhuma das certificações EXIN está sujeita a uma taxa de renovação. Depois de passar, você sempre será certificado em EXIN Agile Scrum.

TABELA COMPARATIVA

EXINScrum AllianceScrum.OrgScrum Study
Conteúdo inclui informação sobre o mindset Agile e práticas ScrumSimSimNãoNão
O programa inclui um certificado de iniciante para profissionais em começo de carreiraSimSimSimNão
Caminhos claros para certificação para diferentes funções em uma equipe ScrumSimNãoSimSim
Disponível em múltiplos idiomasÀ exceção do Exin Agile Coach, disponível entre 6 e 11 idiomasInglês e PortuguêsApenas InglêsInglês e Espanhol
Candidatos são supervisionados durante o treinamentoSimNãoNãoApenas em exames avançados
Certificações de nível avançado incluem treinamento e tarefas práticasSimNãoNãoNão
Parte de plano de carreira certificadoSimNãoNãoNão
Candidatos bem-sucedidos recebem uma insígnia digital gratuitaSimSimSimNão
Sem custos de renovaçãoSimNãoSimSim


Ficou interessado em obter sua certificação? Confira o curso preparatório da ESR para a Certificação Agile Scrum Foundation da Exin. 

Fonte: https://www.exin.com/agile-scrum/why-should-you-get-an-agile-scrum-certification-with-exin

0 0 votações
Article Rating
Inscrever
Notificar
guest

0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários