Cadastre-se

CADASTRO

Em caso de não possuir CPF, por favor entre em contato conosco clicando aqui.

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade

ReCaptcha
Entrar
Escola Superior de Redes

Novidades em métodos ágeis: tudo sobre o Scrum 2020

Escola Superior de Redes

03/12/2020

Compartilhar

Novidades em métodos ágeis: tudo sobre o Scrum 2020

Métodos ágeis para gestão de equipes e processos são cada vez mais implementados em organizações de diferentes portes e segmentos. Dentre as metodologias mais utilizadas, destaca-se o Scrum, que tem como foco a divisão de etapas de rápida realização dentro de cada projeto pensando em gerar entregas constantes e a sua continuidade fluida.

Neste ano de 2020, em que tantas mudanças aconteceram, uma delas que veio para muito bem daqueles que se utilizam e aplicam o Scrum dentro de seus métodos ágeis foi o lançamento do Guia Definitivo do Scrum, versão 2020. 

Este documento se trata de uma atualização do Guia lançado em 2017 pelos precursores da metodologia, Ken Schwaber e Jeff Sutherland, e reúne as principais diretrizes e padronizações para aplicação da metodologia Scrum.

Neste artigo você vai ficar por dentro de tudo que diz respeito a métodos ágeis e ao Scrum como um de seus carros-chefe. Acompanhe!

Métodos ágeis e Scrum: o que são

Lançado para o mundo originalmente em 1995 por Ken, Jeff e outros coautores, como Mike Beedle e Martine Devos, o artigo intitulado “Scrum: A Pattern Language for Hyperproductive Software Development” trazia um primeiro rascunho do que viria a se tornar este método hoje tão utilizado.

O artigo era um compilado de algumas práticas que Jeff já utilizava desde 1993 nas empresas em que trabalhava. Pensando na metodologia como uma linguagem de padrões, o grande objetivo era encontrar formas padronizadas de solucionar os principais desafios recorrentes das organizações.

Assim se caracteriza também a essência do que são os métodos ágeis, hoje utilizados internamente nas empresas para otimizar o máximo possível de processos. Ao olhar para cada detalhe de um projeto e direcionar equipes ou pessoas para a execução de cada atividade, é possível minimizar as chances de falhas e assim obter um resultado de maior qualidade e agilidade na entrega final.

Por isso esse tipo de metodologia, principalmente o Scrum, vem apresentando um aumento significativo de adesão pelas empresas e seus gestores. Mas e como os métodos ágeis são aplicados? Vamos entender um pouco melhor de como funciona no caso do Scrum.

Aplicação de métodos ágeis e Scrum nas empresas

Como vimos, o uso de métodos ágeis e Scrum nas empresas passa pela exigência básica de que a empresa esteja aberta a implementá-los. Por isso, é primordial caso a sua organização deseje trabalhar com este tipo de metodologia que haja uma mudança de mentalidade em direção a pensamentos mais inovadores.

A partir do momento em que a sua empresa já se encontra neste momento de abertura, será preciso direcionar pessoas específicas para liderar os métodos ágeis internamente. Isso porque criar um fluxo de Scrum para cada organização é diferente, devido ao cenário atual e objetivos traçados, e porque existem profissionais especializados neste tipo de projeto.

É o caso do Scrum Master, profissional que não necessariamente precisa vir da área de tecnologia, mas que tem vasto conhecimento em gestão de projetos e processos para aplicar métodos ágeis. Este profissional deve flertar também com as áreas de gestão de pessoas e liderança, pois irá atuar como um líder técnico e precisará interagir, se comunicar e facilitar o dia a dia das equipes que liderar.

Este profissional é um profundo conhecedor do framework de Scrum, sendo capaz de adaptá-lo a qualquer organização. No dia a dia de trabalho tem como principais atribuições potencializar o trabalho das equipes e garantir que todos estejam na mesma página sobre a metodologia e seus objetivos de aplicação na empresa.

Para isso, é fundamental ter conhecimento sobre as principais novidades do mercado, possibilidades de aplicação e atualização das diretrizes do próprio Scrum dentro dos métodos ágeis. Se você está nesta área, não perca a seguir: o que mudou com o lançamento do Scrum 2020.

Guia do Scrum 2020: o que mudou?

O novo documento lançado em 2020 tem como principal diferencial o fato de estar mais enxuto: de 19 páginas o material passou a ter 13, o que agrega simplicidade e praticidade àqueles que pretendem acompanhá-lo. Isso faz também com que o Scrum Master, ou seja, o profissional responsável pela aplicação deste método ágil dentro da empresa, passe a ter maior responsabilidade de criar e implementar novas formas de aplicação internamente.

Dentre as principais atualizações encontradas, destaca-se a definição do Scrum como um método simples e que abarca processos de toda a empresa, e não é somente um projeto isolado dentro de uma equipe de TI que quer “inventar moda”. Além disso, a metodologia foi descrita pela primeira vez no guia 2020 como embasada e sustentada pelo pensamento Lean, o que é um grande ganho para facilitar o seu entendimento.

Scrum Team

Além da nomenclatura ter mudado no guia do Scrum 2020, mudou também o tamanho definido para essas equipes. A mudança no nome se deu pois o termo não foi traduzido para Time de Desenvolvimento como era no guia 2017, mas se mantém como Scrum Team independente do idioma para o qual se for traduzir. Isso traz um ganho de verossimilhança à cultura e linguagem originais, além de manter uma identidade maior.

Scrum Teams são as equipes que trabalham com a metodologia aplicada a algum projeto ou produto, e a partir das novas diretrizes publicadas no guia 2020 elas deverão ter, no máximo 10 pessoas. Essas equipes, de acordo também com o novo guia, passam a ser auto-gerenciadas, termo que foi alterado em relação ao guia de 2017 e remete mais a uma ideia de squads autônomos.

As equipes são compostas por Scrum Master, Product Owner e Developers, de acordo com o novo guia. São suas principais características e atribuições:

  • Scrum Master: é o líder da equipe, responsável pela eficácia do Scrum Team e pela implementação das melhores práticas em prol dos objetivos e resultados desejados;
  • Product Owner: é o profissional responsável pelo backlog da equipe, atuando diretamente na adequação do produto desenvolvido às necessidades reais do mercado;
  • Developers: são as pessoas que colocam a mão na massa no desenvolvimento — que não é somente de software — das ações relacionadas ao projeto.

Sprints e eventos do Scrum

Outra mudança relevante que afeta o dia a dia das equipes é relacionada aos eventos do Scrum, ou seja, as sprints e demais rituais que envolvem as rotinas das equipes. No guia 2020, fica mais claro que os backlogs podem ser refinados conforme necessário e que as sprints podem, sim, ser canceladas caso as suas metas venham a se tornar obsoletas.

Ainda no tópico de sprints, fica definido no novo guia do Scrum que o Sprint Planning deve ser o momento inicial de todo Sprint, e precisa abordar três tópicos principais:

  • para que aquele sprint tem valor;
  • o que pode ser feito naquele sprint;
  • e como o trabalho escolhido pode ser realizado.

Outras rotinas envolvidas em métodos ágeis como o Scrum são o Daily Scrum, Sprint Review e Sprint Retrospective. Estas se tratam de reuniões periódicas, que podem ser diárias, semanais, mensais ou conforme o período que durar um determinado projeto, e servem para a equipe se alinhar sobre o que está acontecendo, quais os principais desafios e resultados e como o processo pode ser otimizado em próximas oportunidades.

Estes momentos passaram por pequenas alterações de texto no novo guia que tornam as suas aplicações mais claras para os Scrum Teams e facilitam a compreensão e objetivos. No entanto, a ideia geral segue a mesma.

Neste artigo você viu um pouco mais sobre métodos ágeis e Scrum, levando em consideração principalmente as principais alterações ocorridas com o lançamento do novo Guia do Scrum 2020.

Esses temas são parte do seu interesse dentro da atuação em projetos de TI e você deseja se qualificar cada vez mais neles para se especializar? Então confira nosso calendário de cursos e inscreva-se!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

posts recentes

  • Redes Definidas por Software
    Administração e Projeto de Redes

    Por que as Redes Definidas por Software (SDN) estão no eixo da flexibilidade em TI?

    As Redes Definidas por Software (SDN) não são mais analisadas sob uma perspectiva de alternativa experimental. Trata-se de um conceito já consolidado, bem como um pilar estratégico das organizações que precisam de agilidade, automação e governança em ambientes híbridos e distribuídos. Isso porque a pressão sobre a infraestrutura aumentou de forma exponencial. Conforme dados do Cisco […]


    16/01/2026
  • Prevenção de Ransomware e Phishing em Empresas
    Segurança

    Prevenção de ransomware e phishing em empresas: 7 estratégias essenciais para 2026

    A prevenção de ransomware e phishing em empresas tornou-se eixo central das estratégias de continuidade, especialmente porque as ciberameaças modernas não operam de forma isolada, mas como um ecossistema interdependente e oportunista. Com a digitalização acelerada dos negócios, que redefine diariamente como empresas funcionam, se conectam e são atacadas, cresce também o entrelaçamento entre vulnerabilidades […]


    23/12/2025
  • Tipos de Backup
    Computação em Nuvem

    Tipos de backup: conheça os principais e saiba qual implementar na sua empresa

    Os mercados de armazenamento em nuvem e de soluções voltadas para diferentes tipos de backup estão entre os mais estratégicos para equipes modernas de TI. O aumento explosivo da geração de dados, a migração para ambientes híbridos e a sofisticação dos ataques cibernéticos transformaram essa prática em um pilar crítico de segurança da informação e […]


    23/12/2025
  • Roadmap de aprendizado em TI
    Temas Diversos

    Roadmap de aprendizado em TI: como colocar um em prática?

    A tecnologia evolui rápido demais para que times de TI aprendam de forma improvisada. Frameworks se renovam em ciclos curtos, ferramentas se expandem, stacks se multiplicam e as organizações, públicas e privadas, exigem cada vez mais autonomia, maturidade técnica e capacidade de adaptação. Nesse contexto, ter um roadmap de aprendizado se apresenta como uma necessidade […]


    18/12/2025
  • KPIs na gestão de TI
    Temas Diversos

    KPIs na gestão de TI: guia estratégico para medir valor e resultados

    Saber quais são os KPIs e como estruturá-los na gestão de TI exige uma equação: clareza dos objetivos estratégicos × escolha das métricas certas × comunicação efetiva com stakeholders. Essa combinação transforma dados técnicos em insights que realmente orientam a tomada de decisão.  Para gestores, os indicadores servem para medir a eficiência da equipe, bem […]


    11/12/2025
  • Inteligência Invisível Ambiental
    Temas Diversos

    Qual o papel da TI na nova era da inteligência invisível ambiental?

    A inteligência invisível ambiental tem despontado como um dos principais termos de pesquisa nos buscadores online. Isso pode ser explicado uma vez que o conceito define o novo paradigma para o mercado moderno, otimizando a percepção de produto das organizações, o relacionamento com o cliente e as formas de interação com os espaços. Em linhas […]


    04/12/2025
Ver todos os posts >