Cadastre-se

CADASTRO

Em caso de não possuir CPF, por favor entre em contato conosco clicando aqui.

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade

ReCaptcha
Entrar
Escola Superior de Redes

9 Requisitos necessários para iniciar sua carreira de Pentest Web

Escola Superior de Redes

11/05/2023

Compartilhar

carreira de Pentest Web é uma das muitas especialidades do profissional de TI que deseja se tornar referência em segurança da informação. Diante da sofisticação constante dos ataques aos ambientes computacionais, a demanda pela qualificação em cibersegurança também cresce.  

A exemplo disso, de acordo com o relatório IDC Predictions 2023, de fevereiro deste ano, o mercado relacionado com investimentos em soluções de segurança da informação vai movimentar cerca de US$ 1,3 bilhão [A1] até dezembro. Esse número representa um aumento de 13% quando comparado com o mesmo período de 2022. Ou seja, a área é uma excelente alternativa para profissionais que priorizam o desenvolvimento da carreira e oportunidades constantes de atuação, entre as quais encontra-se a de Pentest Web.  

Acompanhe, abaixo, de acordo com o webinar do tema realizado pela líder em capacitação e treinamento para TI, a Escola Superior de Redes (ESR), quais os requisitos necessários para o desenvolvimento desse cargo, além de quais são os caminhos possíveis para um aperfeiçoamento contínuo.  

O que é Pentest Web? 

Além do investimento em soluções de segurança, as empresas também direcionam seus recursos para os profissionais que são capazes de implementá-las. Afinal, os instrumentos de cibersegurança demandam conhecimento técnico e atualizações constantes, além de habilidade para transformar cada um deles em um serviço personalizado para a singularidade das diferentes organizações. 

Nesse cenário, há uma alta demanda por especialistas na carreira de Pentest e uma necessidade urgente de o mercado tentar driblar o déficit global de profissionais de cibersegurança.

De maneira geral, a carreira de Pentest está relacionada com segurança ofensiva e a possibilidade do especialista em descobrir falhas antes mesmo de o hacker afetar a rede de computadores de uma empresa. 

Também chamada de Teste de Penetração em Aplicações Web, a área pode ser definida como um processo que tem como objetivo avaliar a segurança de aplicativos e serviços executados na web, com a identificação de vulnerabilidades e o fornecimento de recomendações para corrigi-las.

Assim, o processo de Pentest Web envolve a simulação de ataques cibernéticos em um aplicativo web, com o objetivo de descobrir falhas de segurança que possam ser exploradas por invasores mal-intencionados. Os testes são realizados em todas as camadas do aplicativo, desde a interface do usuário até o servidor web, a infraestrutura de rede e o banco de dados.

Os pentesters (profissionais que realizam os testes de penetração) usam ferramentas e técnicas especializadas para explorar as vulnerabilidades identificadas, como quebra de controle de acesso, falhas criptográficas e injeção, entre outras.

Como resultado do teste de Pentest Web, há a elaboração de um relatório detalhado que descreve as vulnerabilidades encontradas, os riscos associados a cada uma delas e as recomendações para corrigi-las. Com base nesse relatório, as organizações podem implementar medidas de segurança adicionais para proteger seus aplicativos e serviços da web contra ataques cibernéticos.

O dia a dia de um pentester web

 O dia a dia de um pentester web pode variar dependendo do projeto no qual ele está trabalhando. No entanto, algumas atividades são comuns para esses profissionais, como: 

  • Reuniões com a equipe do projeto – antes de iniciar um teste de penetração, o pentester geralmente se reúne com a equipe do projeto para discutir o escopo e os objetivos do teste e quaisquer restrições ou requisitos especiais que devem ser levados em consideração.
  • Análise de aplicativos web – o pentester analisa os aplicativos web para identificar vulnerabilidades de segurança. Isso pode incluir a revisão de códigos-fonte, avaliação de arquiteturas de aplicativos e execução de testes de segurança automatizados e manuais.
  • Execução de testes de penetração – o pentester realiza testes de penetração para descobrir e explorar vulnerabilidades em aplicativos web, incluindo testes de injeção de SQL, testes de cross-site scripting (XSS), testes de autenticação e autorização, entre outros.
  • Documentação de resultados – o pentester documenta os resultados dos testes de penetração, incluindo as vulnerabilidades descobertas, sua gravidade e as recomendações para corrigi-las.
  • Comunicação com a equipe do projeto – o pentester trabalha em estreita colaboração com a equipe do projeto, para garantir que as vulnerabilidades encontradas sejam entendidas e tratadas de forma adequada.
  • Acompanhamento e atualização – esse profissional acompanha e atualiza o status das vulnerabilidades para garantir que as medidas de segurança apropriadas sejam implementadas e que as falhas sejam corrigidas.
  • Aprendizagem contínua – o pentester continua aprendendo sobre as mais recentes tendências e técnicas de segurança e compartilha esse conhecimento com a equipe. Ele também pode participar de treinamentos e workshops para aprimorar suas habilidades.

Requisitos básicos para se desenvolver na carreira de Pentest Web 

desenvolvimento na carreira de Pentest Web e em qualquer outra relacionada com a segurança da informação demanda do profissional de TI um leque bastante diverso de conhecimentos.  

Por ser uma área que trata todos os dados e informações das empresas, dos mais simples aos mais sensíveis, exige que os colaboradores responsáveis aperfeiçoem suas habilidades ligadas à arquitetura de redes, às linguagens e afins. Veja abaixo um escopo dos requisitos básicos para isso: 

1) Conhecimento em desenvolvimento de redes, sistemas de operação e linguagem de programação;

2) Dedicação para a obtenção de certificações e treinamentos especializados;

3) Disposição para networking em eventos e conferências da área, visto que o segmento prioriza a credibilidade e a idoneidade reconhecida dos profissionais;

4) Desenvolvimento de habilidades de liderança;

5) Compreensão de conceitos básicos de segurança web, como os elencados abaixo, nos subtópicos Protocolos de segurança, Vulnerabilidades comuns e Tipos de ataque:

  • Protocolos de segurança
    As aplicações web, convencionais ou API, são um dos principais vetores de ataques mal-intencionados. Por isso, o conhecimento sedimentado de protocolos de segurança, como o HTTP, suas variações, evoluções e implementações possíveis, é essencial.
  • Vulnerabilidades comuns
    Com base no conhecimento de protocolos de segurança, o profissional de TI deve reconhecer com facilidade e estudar as vulnerabilidades mais comuns dos ambientes computacionais.Por exemplo, em níveis menos sofisticados, há os ataques XSS e SQL Injection; já quando o parâmetro são intercorrências mais complexas, existem os templates e assembly, entre outros.
  • Tipos de ataque
    Há muitas formas de fazer com que as vulnerabilidades e sua exploração tenham impacto nas organizações e na sociedade. Assim, entender as metodologias e os tipos de ataque é etapa fundamental para o profissional de Pentest Web.

6) Conhecimento de linguagens de programação. A carreira de Pentest Web exige total compreensão da dinâmica de navegação web, dominando, por exemplo, saberes relacionados com HTML, CSS, JavaScript, Front-end PHP, Python e Ruby.

7) O domínio de ferramentas e sistemas operacionais (SO) é outro requisito básico para uma carreira de Pentest Web. O profissional deve ter familiaridade com as estruturas de ferramentas específicas e as respectivas aplicações, como Ferramentas de pentest (Burp Suite, OWASP, ZAP, Nmap, Metasploit) e sistemas operacionais (SO) (Windows, Linux e macOS).

8) Sapiência no reconhecimento dos processos de testes de penetração. Existem várias metodologias para a realização de um teste, entretanto, todas possuem um ciclo básico. Geralmente, o teste varia de uma fase burocrática para a definição de seu escopo; reconhecimento pela realização de operações para descobrir quais tecnologias a empresa tem; como ela faz as integrações; como funcionam os mecanismos de segurança; se sua estrutura é em maioria cloud ou física. Depois disso, há a etapa da identificação de ameaças, com base no reconhecimento da empresa, na qual o profissional se pergunta como é possível ter um resultado melhor testando as ameaças e confirmando-as. Com base na simulação da ameaça, há como se encontrarem as vulnerabilidades no teste e a consequente demanda de conhecimento do especialista sobre o que fazer com tais resultados.

Com isso, aplica-se uma metodologia para causar impacto – também chamada fase de exploração –, que examina as vulnerabilidades e dá ao profissional o acesso ao sistema da organização. Dessa forma, ele pode aplicar o teste, ir além dos sistemas de entrada, descobrir o que a empresa tem internamente e compilar todas as descobertas em um relatório. É necessário apagar os registros dessas etapas.

O relatório deve conter o que foi realizado pelo especialista de Pentest Web, bem como contemplar as sugestões de melhoria, otimizando a segurança da empresa.

9) O conhecimento em boas práticas de segurança é indispensável na carreira de Pentest Web, para que o profissional seja capaz de incentivar o fortalecimento de defesas de segurança e a proteção de redes e aplicativos e consiga disseminar as práticas de segurança recomendadas.

Outras habilidades necessárias para a carreira de Pentest Web 

  • Saber, de maneira ágil, identificar problemas e as soluções capazes de driblá-los.
  • Dominar abordagens para enfrentar desafios durante os testes.  
  • Aprender continuamente. 

_____________________________________________________ 

A segurança da informação tem um impacto direto na sociedade ao proteger dados sensíveis, garantir a integridade de infraestruturas críticas, prevenir fraudes e crimes cibernéticos e promover a segurança digital de organizações e indivíduos.

Por isso, o desenvolvimento profissional nessa área exige comprometimento contínuo, atualização constante e uma base de conhecimento sólida e diversificada.

A Escola Superior de Redes, referência nacional no ensino de Tecnologia da Informação, oferece uma trilha completa de aprendizado em segurança da informação, com conteúdos atualizados, foco prático e cursos desenvolvidos em parceria com instituições reconhecidas internacionalmente, como a CompTIA e a Ascend.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

posts recentes

  • Treinamento em TI no setor público
    Temas Diversos

    Treinamento em TI no setor público: otimize projetos governamentais

    O treinamento em TI no setor público, sobretudo em projetos governamentais estratégicos, consolidou-se como um pilar para a eficiência da prestação de serviços. Afinal, a eficiência é um princípio constitucional da administração pública e deve também orientar a maturidade digital dos órgãos.  Dessa forma, não se trata de implantar sistemas isolados, mas, sim, de capacitar […]


    12/02/2026
  • Cursos de Governança de TI
    Governança de TI

    Cursos de governança de TI imperdíveis para você se especializar!

    Já sabe quais cursos de governança de TI podem gerar resultados reais na sua carreira? Este guia vai ajudar você a estruturar um plano de estudos estratégico e adequado para o cenário digital moderno.  Em meio à transformação digital acelerada, ao uso intensivo de dados, à inteligência artificial e à pressão regulatória crescente, a tecnologia […]


    05/02/2026
  • businesspeople planning glass wall 1
    Métodos Ágeis e Inovação

    Cultura ágil no setor público: mitos, desafios e o que tem dado certo

    Por que falar de cultura ágil no setor público é cada vez mais relevante? A pressão por serviços públicos mais eficientes, transparentes e acessíveis não surge apenas por causa do movimento de transformação digital. Ela decorre de um cenário mais amplo, marcado por restrições orçamentárias, aumento da complexidade regulatória e maior exigência por resultados mensuráveis […]


    29/01/2026
  • Redes Definidas por Software
    Administração e Projeto de Redes

    Por que as Redes Definidas por Software (SDN) estão no eixo da flexibilidade em TI?

    As Redes Definidas por Software (SDN) não são mais analisadas sob uma perspectiva de alternativa experimental. Trata-se de um conceito já consolidado, bem como um pilar estratégico das organizações que precisam de agilidade, automação e governança em ambientes híbridos e distribuídos. Isso porque a pressão sobre a infraestrutura aumentou de forma exponencial. Conforme dados do Cisco […]


    29/01/2026
  • Prevenção de Ransomware e Phishing em Empresas
    Segurança

    Prevenção de ransomware e phishing em empresas: 7 estratégias essenciais para 2026

    A prevenção de ransomware e phishing em empresas tornou-se eixo central das estratégias de continuidade, especialmente porque as ciberameaças modernas não operam de forma isolada, mas como um ecossistema interdependente e oportunista. Com a digitalização acelerada dos negócios, que redefine diariamente como empresas funcionam, se conectam e são atacadas, cresce também o entrelaçamento entre vulnerabilidades […]


    23/12/2025
  • Tipos de Backup
    Computação em Nuvem

    Tipos de backup: conheça os principais e saiba qual implementar na sua empresa

    Os mercados de armazenamento em nuvem e de soluções voltadas para diferentes tipos de backup estão entre os mais estratégicos para equipes modernas de TI. O aumento explosivo da geração de dados, a migração para ambientes híbridos e a sofisticação dos ataques cibernéticos transformaram essa prática em um pilar crítico de segurança da informação e […]


    23/12/2025
Ver todos os posts >