O que é preciso para começar uma carreira de TI?

carreira de TI

A realidade cada vez mais conectada em que vivemos demanda uma gama de profissionais capacitados a atuarem neste contexto. A exemplo disso, a carreira de TI é uma das que mais abre portas, em diferentes sentidos, para quem deseja vagas com salários altos e um escopo de trabalho que possibilite o desenvolvimento pessoal constante. 

Um levantamento da Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom) identificou que o déficit técnico para as áreas relacionadas à tecnologia da informação no Brasil chega a ser de 400 mil profissionais. Até 2025, estima-se que o número passe para 797 mil.

Ou seja, mesmo que estejamos diante de instabilidades do mercado financeiro, a carreira de TI continua como uma ótima aposta. 

Se você já é um profissional ou pretende começar neste ramo, continue conosco. Separamos algumas dicas para você colocar em prática e se destacar no segmento. 

O Cenário da Carreira de TI no Brasil 

Escolher atuar em uma carreira de TI é ser responsável pelo gerenciamento da informação das organizações. Em diferentes frentes, como a de desenvolvedor, administrador de sistemas, segurança da informação, entre outras, o profissional de TI lida com o ativo mais importante da atualidade: dados. 

A administração dessas informações é realizada através de softwares, hardwares, bancos de dados, redes de segurança, além de diversos outros elementos que compõem o extenso portfólio de uma carreira de TI. 

Desta forma, ao trabalhar com TI você planeja, cria e mantém soluções tecnológicas capazes de garantirem o funcionamento e fluxo de informações das empresas e das suas redes de computadores.

Como mencionamos anteriormente, o mercado de TI no Brasil tem alta demanda por colaboradores qualificados e, a este cenário positivo para que novos profissionais se desenvolvam no segmento, somam-se outros elementos. Um deles é o aumento e aparecimento de novos cibercrimes que precisam ser contidos, além do surgimento e fortalecimento de avanços tecnológicos que requerem profissionais qualificados para sua utilização, como a Inteligência Artificial, Internet das Coisas e Machine Learning, por exemplo. 

Outro ponto a ser destacado nesta equação é a “fuga de talentos” da carreira de TI para o exterior. Com a sedimentação do anywhere office pós-pandemia, a contratação remota de profissionais de tecnologia da informação por empresas estrangeiras se potencializou. Enquanto para tais organizações essa é uma oportunidade de encontrar funcionários qualificados por um valor abaixo do mercado internacional, para o profissional é a chance de executar o mesmo tipo de trabalho com salários liquidados em moedas mais valorizadas, como o euro ou dólar.

Portanto, existe espaço para que você se desenvolva em uma carreira de TI. Entretanto, optar por esse caminho requer investimentos em qualificações, certificações e atualizações de habilidades.

Afinal, para mexer com algo tão importante quanto os dados de um negócio você precisa ser o melhor da área. 

5 Dicas para se desenvolver na carreira de TI 

Diante disso, para começar ou crescer na carreira de TI esteja atento a alguns passos básicos:

1) Observe as tendências do mercado

Antes mesmo de traçar um planejamento para se desenvolver na carreira de TI, pesquise quais profissões da área estão em alta no mercado. 

Segundo uma pesquisa do Banco Nacional de Empregos (BNE), foi possível observar em 2021, em relação ao mesmo período de 2020, um aumento de 20% de contratações para TI. O estudo previu também a marca de 44.274 vagas de empregos em TI até o fim de 2022. 

Neste contexto, algumas das profissões que mais se destacam são: Desenvolvedor Full Stack, Desenvolvedor Front-End, Desenvolvedor Back-End, Profissional de Cibersegurança, Desenvolvedor Mobile, Analista de DevOps, Arquiteto de Big Data, Profissional de Cloud Computing, Especialista/Engenheiro de IA, Especialista de BI, Software Tester, entre outras. 

2) Estabeleça um plano de carreira de TI 

Embora essa dica possa parecer um mero clichê, ela pode ser um divisor de águas no seu desenvolvimento. 

Além de observar as profissões tendências, as que pagam melhor e as que disponibilizam mais vagas, é importante que você avalie quais dão mais match com as suas habilidades e aptidões. 

Por isso, aqui é imprescindível o autoconhecimento, além de perguntas básicas como: 

  • O que eu espero ao começar ou me desenvolver na carreira de TI 
  • Qual o objetivo eu busco com essa escolha? 
  • Como eu posso contribuir para uma carreira de TI em uma organização?
  • Qual das áreas eu terei prazer em aprender sobre constantemente? 
  • Onde quero estar daqui a “x” tempo?

Com essas questões em mente estabeleça algumas metas de curto, médio e longo prazo. Toda vez que alcançar alguma delas, formule outras com a consciência de que uma carreira de TI requer desenvolvimento contínuo. 

3) Desenvolva uma mentalidade voltada para o conceito de lifelong learning

O lifelong learning nada mais é do que o conceito de aprendizado para toda a vida. 

A compreensão de que o conhecimento não é um fim em si próprio e está sempre disponível para ser absorvido, transformado e integrado nas práticas cotidianas é o que está por trás do termo, traduzido livremente para “aprendizado ao longo da vida” 

Na carreira de TI é importante que você seja um aprendiz constante, pois, as tecnologias estão sempre se transformando e novas capacitações surgindo. Portanto, ter uma mentalidade lifelong learning é indispensável.

Na Escola Superior de Redes você tem acesso a cursos variados para todas as áreas relacionadas à tecnologia da informação. São 9 trilhas de conhecimentos, divididas entre modalidades online, presencial e híbrida, e com níveis do básico ao avançado. 

Além disso, a ESR também tem parcerias institucionais com as melhores referências para certificações de tecnologia do mundo, como Ascend, CompTIA e Sans. 

Escolha a sua trilha de cursos aqui e comece a sua especialização. Aliás, ser especialista na área que escolher precisa ser um dos primeiros passos da sua carreira de TI. 

4) Desenvolva outras habilidades

Uma carreira de TI requer um profissional completo. Para isso, é necessário que você se preocupe com o desenvolvimento de outras habilidades para além das capacitações técnicas. É o caso de: 

  • Inglês: uma parcela importante de cursos e fóruns sobre tecnologia ainda são disponibilizados somente em inglês. Dominar o idioma faz com que você tenha acesso privilegiado a esses conteúdos e se destaque na área. Além disso, você pode se inscrever para vagas que tenham o inglês como língua oficial. 
  • Soft skills: as competências comportamentais e de personalidade são bem vistas no mercado e podem diferenciar você de um concorrente, por exemplo. Saber como lidar com as suas emoções em momentos de tensão característicos da carreira de TI é essencial. Ter boa comunicação, habilidade para trabalhar com gestão de inovação e em equipe são algumas outras soft skills que podem estar no seu radar de aperfeiçoamento. 

5) Consuma informações sobre TI

Há diversas fontes para você buscar o que acontece no mercado de Tecnologia da Informação, quais são as tendências e os assuntos do momento. 

Encontre a plataforma que melhor lhe atende e o formato, como podcasts, sites de notícias, sites especializados, vídeos, etc. Empenhe-se em estar sempre por dentro do mercado a partir disso. 

——————————–

A carreira de TI pode te levar a um outro patamar profissional, repleto de desafios e recompensas. 

Entretanto, para começar ou se desenvolver neste setor, é necessário comprometimento e, sobretudo, desejo por aprender! 

Confira abaixo quais são as trilhas de conhecimento da ESR e veja qual pode contribuir para a sua carreira de TI. 

  • Trilha de Governança de TI: cursos que abordam o desenvolvimento de um conjunto estruturado de competências e habilidades estratégicas para profissionais de TI, responsáveis pelo planejamento, implantação, controle e monitoramento de programas e projetos de governança – requisitos fundamentais para as organizações, do ponto de vista de aspectos operacionais e de implicações legais.
  • Trilha de Segurança: cursos para capacitar o aluno para pensar preventivamente e tratar os incidentes quando não for possível evitá-los. As atividades práticas refletem a realidade do analista de segurança ao lidar com riscos de segurança, além de investigações forenses, tornando-o um profissional valorizado nas corporações. 
  • Trilha de Desenvolvimento de Sistemas: cursos sobre as diversas linguagens de programação, metodologias e ferramentas de apoio ao desenvolvimento de sistemas.
  • Trilha de Métodos Ágeis e Inovação: 4 cursos com a proposta de capacitar os alunos na prática de diversos frameworks e métodos com o objetivo de criação de valor para as organizações.
  • Trilha de Administração e Projeto de Redes: com cursos sobre roteamento, protocolo de redes TCP/IP, projeto e gerência de redes, projeto de redes sem fio (wireless), o aluno aprende a projetar, operar, administrar e gerenciar uma rede TCP/IP conectada à Internet.
  • Trilha de Administração de Sistemas: Os cursos abrangem desde as funções básicas da administração de sistemas à instalação e configuração de uma rede TCP/IP e configuração dos serviços Internet.
  • Trilha de Computação em Nuvem: a proposta da trilha é capacitar os alunos a entenderem as diferenças entre os tipos de computação em nuvem, seus usos, custos e riscos.
  • Trilha SANS: 48 capacitações realizadas em parceria com a referência global SANS.
  • Trilha Blockchain: cursos para o aluno se especializar no conhecimento sobre a tecnologia que permite a descentralização da Internet. Em linhas gerais, o blockchain (cadeia de blocos) é uma tecnologia de registros distribuídos, que guarda informações autenticadas dos usuários, permitindo que essas informações sejam trocadas quando os usuários assim concordarem. O principal objetivo do blockchain é dar aos variados tipos de transações online, como as do mercado financeiro, um caráter oficial, seguro e, ao mesmo tempo, de protagonismo para os usuários – que precisam assegurar a anuência de todos os registros armazenados por meio de seus dispositivos. 

Comece a sua qualificação com a Escola Superior de Redes e dê um novo passo rumo à sua carreira de TI. 

0 0 votações
Article Rating
Inscrever
Notificar
guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários
0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x
()
x