Como alavancar a carreira no atual cenário de TI? 3 Dicas essenciais!

Como alavancar a carreira de TI

Você procura um guia sobre como alavancar sua carreira de TI no atual cenário das transformações digitais? Continue conosco para acessá-lo!

Um  levantamento do Google for Startups identificou que o Brasil passará por um déficit de 530 mil profissionais de tecnologia até 2025. Esse número reflete as peculiaridades de um setor que demanda especialistas sempre atualizados e que ainda consigam se manter em movimento de forma compassada com as tecnologias emergentes e com as suas transformações. 

A exemplo disso, outro estudo, dessa vez do Instituto Global Mckinsey, traçou um panorama sobre as profissões do futuro e concluiu que todas elas têm uma ligação íntima com a automação do trabalho. 

O relatório fruto dessa pesquisa sugeriu que, até 2030, o período em que profissionais das mais variadas áreas passam utilizando tecnologias avançadas aumentará em 50%, além disso, as habilidades de programação serão 90% mais visadas nesse cenário. Ou seja, uma vez que todas as disciplinas convergem para o uso cada vez mais consistente das tecnologias avançadas, tais quais inteligência artificial (IA), realidade aumentada e virtual (RA e RV), machine learning e computação quântica, entre outros exemplos, o profissional de TI é obrigatoriamente convocado para estar à frente desse processo de transição de modelos laborais. 

Na prática, trata-se de um alerta claro: é hora de os profissionais da área e os interessados se prepararem para o futuro, adquirindo as habilidades e os conhecimentos que o mercado valoriza.

Você também pode gostar – Computação Quântica: o que está por trás dessa tecnologia e quais suas tendências? 

Quais são as carreiras de TI do futuro? 

O conceito de profissão do futuro envolve a expectativa de valorização da área e da especialidade.  

Para isso, são observados alguns panos de fundo, como a aposta no bom desempenho de certas atividades em comparação com outras e a sua interconexão com as transformações digitais e com o movimento da sociedade, além da estimativa de surgimento de novos mercados, nichos e empresas que possam demandar certas atuações de trabalho.

Nesse sentido, estudar quais serão as carreiras, inclusive de TI, com chances de despontar a médio e longo prazo demanda uma análise que leve em consideração não só esses pontos, como também o que é reverberado nos principais fóruns e comunidades. 

A exemplo disso, no último levantamento do Fórum Econômico Mundial, “The Future of Jobs”, lançado ainda em 2023, o contexto moderno do trabalho foi previsto como digital, rotativo e inédito. Segundo esse documento, dos 673 milhões de postos de trabalho analisados, 83 milhões serão eliminados, enquanto 69 milhões devem ser criados nos próximos anos, sendo a inteligência artificial o principal foco de alteração dessas relações. A ferramenta, uma das tendências em tecnologia para todos os mercados, desencadeia a urgência da adaptação e destaca a importância da educação voltada para habilidades digitais.

De acordo com o fundador e CEO da Code.org, em outra matéria, também publicada pelo Fórum Econômico Mundial, o risco relacionado com a IA ainda se encontra com ponto focal no ser humano, e não na máquina. Isso porque não se espera que as pessoas percam os seus empregos para a IA, mas, sim para outras pessoas que sabem como utilizar a ferramenta. 

“Não é que o trabalhador seja substituído apenas por um robô ou uma máquina na maioria dos casos, especialmente para trabalhos de secretaria. É que algum trabalhador melhor ou mais instruído pode fazer esse trabalho porque pode ser duas vezes mais produtivo ou três vezes mais produtivo com a IA” – tradução das “6 tendências de trabalho e local de trabalho a serem observadas em 2024”

Ou seja, o verdadeiro desafio do mercado de trabalho atual encontra-se na capacitação e adaptação humana, e não na substituição pura e simples de seres humanos por máquinas.

Além disso, o Fórum Econômico Mundial, por meio do The Rise of Digital Jobs, prevê o aumento da empregabilidade em áreas digitais globais para cerca de 92 milhões de vagas e uma mudança de cerca de 23% dos empregos nos próximos cinco anos.

“Com a previsão de que 23% dos empregos mudem nos próximos cinco anos, conforme o Relatório sobre o Futuro do Emprego, milhões de pessoas terão de transitar entre empregos em declínio e em crescimento” – tradução das “6 tendências de trabalho e local de trabalho a serem observadas em 2024”

Quais são as 10 profissões do futuro de acordo com o Fórum Econômico Mundial?

Nesse contexto, as profissões consideradas como promissoras para o futuro abrangem na sua grande maioria especialidades de TI:  

  1. Especialistas em inteligência artificial (AI) e machine learning;
  2. Especialistas em sustentabilidade;
  3. Analistas de business intelligence (BI);
  4. Analistas de segurança da informação;
  5. Engenheiro de fintech;
  6. Analistas e cientistas de dados;
  7. Engenheiros robóticos;
  8. Especialistas em big data;
  9. Operadores de equipamentos agrícolas;
  10. Especialistas em transformação digital.
Você também pode gostar – Qual a responsabilidade prática da TI na era do Big Data? 

Como se destacar nesse contexto de trabalho em TI? 3 principais dicas.

Domine ou ao menos conheça as tecnologias emergentes

No mercado atual, as tecnologias emergentes têm um papel fundamental na transformação digital das empresas. Conhecer os seus conceitos e aplicações pode alavancar a sua carreira e abrir portas em diferentes áreas de TI. Separamos algumas delas para você colocar no seu radar:

  • Inteligência artificial e machine learning – a IA já está sendo utilizada em uma variedade de aplicações, desde na automação de atendimento ao cliente até na análise preditiva em grandes volumes de dados.

    Por esse motivo, conhecimentos em frameworks, como TensorFlow (plataforma completa com código aberto de machine learning) e PyTorch (framework de aprendizagem profunda de código aberto baseada em software), e habilidades em linguagens como Python e R, são altamente desejáveis.
Aprofunde-se por aqui – Machine learning e inteligência artificial na área de TI: o que esperar do futuro?
  • Automatização de processos robóticos (RPA) – a RPA é usada para automatizar tarefas repetitivas que antes exigiam intervenção humana, como o processamento de dados em sistemas empresariais. Algumas ferramentas, como UiPath, Blue Prism e Automation Anywhere, podem oferecer caminhos interessantes nessa temática para empresas que buscam eficiência operacional.
  • Edge computing – com o crescimento da Internet das Coisas (IoT), o processamento de dados na “borda” da rede, próximo às fontes de dados, é uma das principais apostas para reduzir a latência e otimizar o uso da banda de internet.

    Trata-se de uma tentativa de mitigar o corrompimento da rede pelo congestionamento de dispositivos conectados, representando uma abordagem de computação em nuvem que funciona por meio da descentralização. Por esse motivo, a inovação consegue lidar com uma maior quantidade de dados e dispositivos conectados sem comprometer o seu desempenho. 
Aprofunde-se por aqui: O que é Edge Computing e qual a sua finalidade?
  • Computação quântica – embora ainda esteja em fase de desenvolvimento, a computação quântica promete revolucionar a forma como resolvemos problemas complexos em áreas como criptografia, simulação de materiais e inteligência artificial.

    Plataformas como o IBM Quantum Experience e o Google Quantum AI já permitem que profissionais experimentem algoritmos quânticos. 

Conhecer o básico sobre Qubits, superposição e entrelaçamento quântico pode posicioná-lo à frente no campo de computação de alta performance.

Aprofunde-se por aqui: Afinal, você sabe o que está por trás da computação quântica?
  • Realidade aumentada (RA) e realidade virtual (RV) – RA e RV estão transformando indústrias inteiras, como a de entretenimento, saúde e manufatura, com aplicações em treinamento, simulação e design de produtos. São amplamente utilizadas para o desenvolvimento de ambientes imersivos e para a elaboração de soluções inovadoras, especialmente em setores voltados para a experiência do usuário.
Aprofunde-se por aqui: Qual a diferença entre realidade aumentada, virtual e mista?  

Ser um especialista de ao menos uma dessas tecnologias é uma excelente estratégia de carreira.

Além dessas tecnologias emergentes, existem diversas outras, bem como outros temas interessantes para a TI atual. É o caso da arquitetura de malha cibernética, das pautas de ESG (Environmental, Social and Governance) e o sempre presente big data.

2) Estude sobre o potencial das metodologias ágeis de trabalho

As metodologias ágeis revolucionam a maneira como os times de TI trabalham, pois possibilitam entregas mais rápidas e eficientes, com foco na colaboração contínua e na adaptação às mudanças. 

Se você ainda não se debruçou sobre esses conceitos, experimente adotá-los na sua rotina a partir das principais abordagens: 

ScrumRefere-se a uma das metodologias ágeis mais populares do mundo corporativo, permitindo a gestão de projetos em sprints curtos, com ciclos de feedback constantes.

Times que usam Scrum podem entregar funcionalidades de forma incremental, ajustando o escopo conforme necessário.
Kanban:Muito utilizado no desenvolvimento de software e em operações de TI, o Kanban visa aumentar a eficiência por meio da visualização de tarefas em um quadro, permitindo que equipes gerenciem fluxos de trabalho de forma contínua e sem sobrecarga.

Lean: 
O Lean Development é inspirado na manufatura enxuta e foca na eliminação de desperdícios, otimização de processos e aumento da entrega de valor para o cliente final.

3) Mapeie quais soft skills são visadas pelo mercado e trace um plano de desenvolvimento

Habilidades técnicas são cruciais, mas cada vez mais as soft skills são fatores determinantes para o sucesso de um profissional de TI.

A capacidade de colaborar, comunicar e liderar equipes, especialmente em ambientes remotos ou híbridos, tornou-se imprescindível há algum tempo.

Nesse sentido, certas competências aparecem como relevantes para a solidez de uma carreira na área, como: 

  • Autogerenciamento: com o aumento do trabalho remoto, profissionais de TI precisam gerenciar suas tarefas de forma eficaz, sem depender de supervisão constante. Trello, Asana, Run Run it e Notion são recursos recomendados para organizar o fluxo de trabalho.
  • Liderança e comunicação digital: liderar equipes distribuídas geograficamente requer uma comunicação clara e empática. Por isso, habilidades em ferramentas como Slack e Zoom, passam a compor o escopo de trabalho de TI, assim como a capacidade de dar feedback construtivo e de liderar remotamente também.
  • Criatividade e resolução de problemas: muitos problemas de TI exigem soluções inovadoras. Profissionais que conseguem pensar fora da caixa para resolver questões técnicas são altamente valorizados. Para aguçar a sua, busque sempre por referências e foque nas capacitações, elas podem te apresentar um caminho inédito para percorrer.

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Além dessas, diversas outras dicas podem te ajudar a alavancar a carreira em TI. Para isso:

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