Como implementar a metodologia OKR nos negócios

Metodologia OKR Master Bootcamp

Para qualquer segmento ou área de negócio, as estruturas de gestão são as peças fundamentais para assegurar a permanência das empresas no mercado. Existem inúmeras possibilidades para implementá-las, mas você já ouviu falar da Metodologia OKR?

Conhecida por ser a metodologia de gestão de empresas inovadoras e voltadas para uma cultura de ousadia, como o Google e a Intel, a OKR (Objectives and Key-Results / objetivos e resultados-chave) se diferencia das demais por juntar em uma única metodologia os conceitos de foco, transparência, alinhamento, ousadia. Além disso, possibilita ajustes na execução de maneira rápida. 

Através de um acompanhamento diário, semanal e mensal, durante uma jornada de um ano, as empresas que adotam a OKR conseguem agir por meio de uma mentalidade preventiva, com alto grau de adaptação, distanciando-se da ação reativa ou do tradicional modus operandi “apagar incêndio”  

No inédito webinar “OKR Master Bootcamp no METAVERSO”, a Escola Superior de Redes (ESR) promove um encontro com o especialista em consultoria de OKR e sua plena efetivação nos negócio, Tony Menezes, para esclarecer como conduzir esse processo nas empresas que desejem uma atuação mais arrojada e determinada a conquistar resultados grandiosas nos próximos anos. 

É o caso da sua organização? Confira os principais pontos abordados no evento online logo abaixo. 

Você vai encontrar por aqui noções básicas para preparar a sua empresa para aplicar uma das metodologias que melhor impactam o desempenho das empresas.

O que é Metodologia OKR 

De acordo com o profissional especialista Tony Menezes, a metodologia de gestão OKR é a predominante no Vale do Silício e se caracteriza por ser uma fórmula para definir metas conectadas ao propósito de uma empresa, além de recursos para acompanhá-las por meio de comandos simplificados e visuais. 

Ou seja, é uma combinação de orientações: o “para onde eu vou”, que representa o objetivo, junto com o “como chegarei lá, medido por”, que compila o conjunto de resultados-chave. 

Essa sistematização foi desenhada pelo ex-CEO da Intel, Andrew S. Grove, tornando-se popular em 1999, quando um dos investidores do Google, John Doerr, apresentou a metodologia para os fundadores e colaboradores. 

A partir disso, o método se destacou por ter suportado o crescimento do Google, uma vez que a empresa foi de 40 funcionários aproximadamente em 1999, para mais de 85 mil nos dias de hoje. 

Com esse resultado a metodologia OKR demonstrou que pode ser utilizada tanto por pequenas empresas como por grandes corporações.

É uma metodologia simples focada em gestão de desempenho, com metas desafiadoras e que prioriza uma série de ações das empresas:  

  • Foco excepcional.
  • Alinhamento através de transparência nos processos. Todos sabem quais são os objetivos chave e, por isso, não há mais disputa entre departamentos, por exemplo.
  • Cria um compromisso espontâneo e desafiador 
  • Telemetria em tempo real: a metodologia torna possível acompanhar o progresso de cada equipe em tempo real, bem como permite a observação da performance dos objetivos chave. Ou seja, você sabe exatamente onde a sua empresa, você e equipe estão, com uma frequência diária, semanal e mensal.

O que é preciso para implementar a metodologia OKR nas empresas? 

Para que a metodologia tenha impacto no negócio, torna-se imperativo entender como pensar e definir os objetivos e, ao mesmo tempo, identificar os KPIs que medirão o progresso dos resultados-chave mais adequados ao propósito da organização. 

Portanto, o conhecimento do negócio é imprescindível, além da necessidade de gestores e equipes evidenciarem os resultados almejados pelos objetivos estabelecidos. 

Objetivos são uma declaração concisa da direção desejada pela empresa. Um bom objetivo consegue sensibilizar e engajar as pessoas para que possam imaginar o quão impactante será alcançá-lo. 

Já os resultados-chave são os indicadores que confirmam diretamente o atingimento do objetivo caso seja alcançado com sucesso.

Dessa forma, o primeiro passo para a implementação de uma metodologia OKR é compreender se a empresa está pronta para abraçar esse modelo de trabalho.  

Uma vez que a OKR incentiva o acompanhamento com checkings em um curto período de tempo para que seja possível mudar rotas quando necessário, é preciso que os executivos tenham em mente até que ponto a empresa está voltada para uma cultura de risco e ousadia. 

  • A empresa promove experimentação
  • Quando ocorrem erros, há algum tipo de penalidade? A ideia é que não exista essa vinculação, para que funcionários e gestores se sintam confortáveis em ousar e promover melhorias inovadoras nos processos. 
  • Os resultados de uma atuação profissional não são vinculados à remuneração? 
  • Os executivos estão dispostos a ceder seu tempo para alinhamentos com a equipe de consultoria responsável pela implementação da metodologia OKR?

Essas são perguntas-norteadoras que podem esclarecer se a empresa está apta a executar o modelo. 

É necessário, então, que a organização tenha: 

  • Missão clara
  • OKRs simplificados 
  • Abrace um processo gradual de implementação
  • Priorize a cultura de risco
  • Conte com uma liderança que define o propósito da empresa
  • Uma cultura forte e equipe alinhada

Passo a passo para a implementação da metodologia OKR 

Após a verificação de aptidão para abraçar a forma de trabalho da metodologia OKR, é preciso seguir alguns passos básicos para que o processo dê resultados ao negócio. 

  • Passo 1: Estabelecer um objetivo (objetivos caracterizam a direção) que seja de fácil visualização e represente o propósito da empresa para um determinado período. 

Exemplos de objetivos variados

  1. Acelerar e escalar uma plataforma
  2. Aumentar exponencialmente os lucros da sociedade
  3. Ser a maior transportadora do estado 
  4. Ser a plataforma número 1 de transações financeiras 
  5. Encantar Alunos através de uma experiência educacional incrível 
  6. Transformar vendas em bons negócios
  • Passo 2: Estabelecer resultados-chaves que de fato levem a empresa a alcançar o objetivo (resultados chaves aquilo que será medido, tarefas e alinhamentos) 

Aqui a empresa irá estabelecer a forma de se chegar ao objetivo, avaliando indicadores mensuráveis para tanto. O que é necessário mensurar para compreender se o objetivo estabelecido está sendo cumprido? 

  • Passo 3: Estar disponível para alinhamentos e acompanhamentos 

Como mencionamos, é essencial que após as 2 primeiras etapas, além da originária (compreender se a empresa está apta para a metodologia OKR), gestores e funcionários estejam disponíveis para alinhamento e acompanhamento semanal. 

A metodologia OKR incentiva a correção rápida de erros pontuais, bem como avaliar o progresso dia a dia. Portanto, uma de suas etapas mais importantes encontra-se na demanda por: 

  • Disponibilidade de horas da equipe 
  • Sessões para definir OKRs
  • Alinhamento entre as partes envolvidas
  • Acompanhamento semanal 
  • Treinamento 
  • Definição dos multiplicadores 

Embora tenha encontros contínuos, a jornada da metodologia é anual e demanda este período para apresentar os benefícios de sua implementação nas empresas. Mesmo com essa latência é uma das metodologias que melhor desenvolve o negócio e o conduz para uma performance de alto valor. 

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Chegou ao final deste conteúdo pensando sobre onde está e onde quer levar a sua empresa daqui a 3 meses? Este é um indicativo claro de que a metodologia OKR pode ser adequada ao seu modelo de negócio. 

Continue se especializando no assunto. Assista ao Webinar na íntegra e veja exemplos da implementação da metodologia OKR em cases de sucesso reais 

>> Webinar a íntegra OKR Master Bootcamp no METAVERSO, com o especialista Tony Menezes

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