O que são comandos Linux e como reproduzi-los em um só clique

Comandos Linux

De acordo com o Fortune Business Insights, o mercado Linux chegará a US$ 15,64 bilhões globais até 2027. O sistema operacional se destaca por ter código aberto e por estar presente nas mais variadas aplicações. 

Por sua popularidade, além da abrangente usabilidade, conhecer seus comandos torna-se essencial para a comunidade de desenvolvedores e demais profissionais de TI. 

De maneira geral, os comandos Linux referem-se a instruções dadas ao sistema operacional Linux, em suas mais variadas distribuições, por meio de interfaces de linha de comando (CLI) ou de um shell invocado em ambiente gráfico (GUI). 

Cada comando (programa) é representado por uma palavra-chave ou letras combinadas com significados específicos. Ao executá-los, o usuário interage com o SO de maneira eficiente e ágil. 

O usuário digita o comando na CLI >>>> O comando é processado pela interface >>>> A instrução é realizada de acordo com a orientação do comando. 

Ter em mente quais são os principais comandos Linux é uma mão na roda (ou no enter. Afinal, basta pressionar essa tecla para que o comando seja realizado), visto que isso poupa tempo de pesquisa e aprendizado sobre o SO. 

Há três estruturas básicas para que esses elementos funcionem, como você pode ver a seguir:

Três partes do comando Linux: 
Command Name (nome) – representa a regra que o usuário deseja executar
Flag (opção) –  é um elemento modificador do comportamento padrão de um comando, da operação desse comando. São utilizadas quando o usuário deseja obter opções de ação adicionais ao comando original ou quer ajustar a sua execução de acordo com as necessidades do projeto. Normalmente, a sintaxe encontrada para esses casos é um hífen único (-) ou dois deles (–).
Argument (parâmetro) – adiciona informações ou contexto aos comandos.

Assim, a sintaxe básica dos comandos Linux apresenta-se na seguinte ordem: 
CommandName [opção/opções] [parâmetro(s)]

Leia mais: Como se tornar um administrador de sistemas Linux 

Como se sabe, um sistema operacional nada mais é do que um software que, para atuar, demanda uma interface entre os usuários e o hardware do computador. 

De acordo com os últimos dados da W3Techs.com, ainda de 2023, os sistemas operacionais Linux eram a preferência em relação à hospedagem de sites em toda a web.

Uso dos sistemas operacionais servidores 2023: Linux: 81,6%Windows: 18%

A liderança do Linux entre os desenvolvedores se explica por várias razões: ter código aberto; reunir comunidades e fóruns com bastante conteúdo sobre o software por ele ter uma estrutura configurável; ser bastante personalizável e conter atualizações fáceis. 

Assim, quanto mais conteúdo um profissional de TI consumir sobre essa tecnologia, mais bem preparado ele estará para o mercado. 

A Escola Superior de Redes (ESR), líder e referência em ensino de tecnologia da informação há mais de 17 anos, desenvolveu um infográfico gratuito e exclusivo para que você aprenda os comandos Linux e os tenha sempre a um só clique. 

>>>> Baixe agora o infográfico gratuito com os 50 principais comandos Linux! <<<<

5 1 votar
Article Rating
Inscrever
Notificar
guest

0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários