Vagas abertas: Garanta seu lugar nas primeiras turmas de 2025.

Acessar turmas

Principais softwares para virtualização de servidores

Principais softwares para virtualização de servidores

Para falarmos dos principais softwares para virtualização de servidores, é preciso que nós recordemos o conceito por trás dessa tecnologia. 

De forma simples, o fenômeno do software de virtualização descreve a possibilidade de um sistema abrigar outros sistemas em um só hardware. 

Assim, os softwares de virtualização executam mais tarefas e processos usando o mesmo hardware e convertendo um único vetor de trabalho em várias máquinas virtuais. 

Além disso, a definição também se estende para o entendimento de produção e acervo de informação eletrônica em um único espaço – a nuvem. 

Por aqui já te mostramos como utilizar a virtualização de sistemas operacionais (vale a pena reler). O próximo passo é conhecer os 4 principais softwares para virtualização de servidores. 

Vamos lá? 

Os 4 Principais softwares para virtualização de servidores 

Principais softwares para virtualização de servidores: Hyper-V 

Lançado em 2008, esse é um dos softwares para virtualização de servidores que já vem integrado no Windows 10 e Windows 8.1.

Por esse motivo é considerado um dos mais práticos virtualizadores, podendo ser empregado no uso corporativo e caseiro. De acordo com o hardware instalado, é bastante expressivo em alcançar bons resultados. 

É indicado para profissionais que estejam começando o processo de virtualização. É o seu caso? 

> Conheça o curso da ESR que aborda a Virtualização de Servidores Online e ensina na prática a utilização desse e outros softwares populares no mercado. 

🚩 Inscreva-se

2) Principais softwares para virtualização de servidores: VMware vSphere ESXi

O VMware vSphere ESXi é considerado o líder do mercado de software de virtualização de servidores. 

Um de seus diferenciais é o processamento para aplicativos modernos a partir de uma combinação bastante robusta de máquinas virtuais.

Sabendo que um dos principais objetivos dos softwares de virtualização de sistema é enxugar custos, utilização de espaço físico desnecessário, bem como a otimização de recursos tecnológicos, gastos e afins, o VMware vSphere atua nessa perspectiva. 

Esse modelo age a partir de um conjunto completo de virtualização para virtualizar a partir de servidores de hardware e data centers.

> Conheça o curso da ESR que aborda a Virtualização de Servidores Online e ensina na prática a utilização desse e outros softwares populares no mercado. 

🚩 Inscreva-se!

3) Principais softwares para virtualização de servidores: Citrix Hypervisor

Com utilidade eficiente tanto para Windows quanto para Linux, o Citrix Hypervisor é outra plataforma de virtualização que tem, inclusive, uma versão gratuita e foi elaborado por meio de um projeto de pesquisa na Universidade de Cambridge, capitaneado por Ian Pratt, fundador da XenSource, Inc.  

Em linhas gerais o XenServer é uma das possibilidades de virtualização de servidores aberta, que se diferencia por reduzir custos do datacenter ao transformar datacenters estáticos e complexos em delivery centers mais engrenados e fáceis de gerenciar.

Esse modelo possui infraestrutura para a execução de sistemas usando computação em nuvem, além de possuir recursos essenciais de ao vivo e gerenciamento centralizado de múltiplos nodos sem nenhum custo.

> Conheça o curso da ESR que aborda a Virtualização de Servidores Online e ensina na prática a utilização desse e outros softwares populares no mercado. 

🚩 Inscreva-se!

4) Principais softwares para virtualização de servidores: Virtualização em nuvens públicas

Embora estejam correlacionados, virtualização e o cloud computing são coisas diferentes. 

Isso se explica porque o último utiliza, na maior parte das vezes, a estrutura de servidores do primeiro para funcionar. 

Ou seja, a computação em nuvem pode funcionar com base em máquinas físicas (ser virtualização), entretanto isso não é corriqueiro nos dias de hoje.  Seu principal objetivo é assegurar informações digitais em um só lugar, possível de ser acessado de qualquer ponto – desde que haja liberação para tal. 

Já a virtualização utilizada para a implementação desse processo irá permitir o alto desempenho de cada máquina de uma empresa, por exemplo.

Portanto, será importante para que os negócios otimizem custos, espaço e resultados.

> Conheça o curso da ESR que aborda a Virtualização de Servidores Online e ensina na prática a utilização de virtualização para cloud computing em alguns módulos  a se saber: 

  • Computação em Nuvem
  • Virtualização Cloud-Based
  • Criando uma máquina Virtual na nuvem

🚩 Inscreva-se!

___________________________________________

Os softwares de virtualização de servidores funcionam como catalisadores de atividades digitais já bastante potentes. Por isso, é uma das apostas da tecnologia da informação. 

No curso da ESR você vai dinamizar a sua estrutura de TI com projeto, consolidação e gerência de servidores virtualizados.

Durante seis semanas serão apresentados aos alunos os conceitos e as boas práticas da virtualização de servidores, a explicação sobre como lidar com essa tecnologia, além do papel e a função de um hipervisor, o papel e a função de uma máquina virtual e como funcionam as redes virtuais. 

A proposta é oferecer um treinamento que mostre as principais soluções de virtualização do mercado, com laboratórios práticos das soluções da Vmware e Microsoft,e realize a configuração das ferramentas existentes, criando e configurando máquinas virtuais e explorando seus recursos. 

O curso aborda também os conceitos da virtualização em nuvem.

Confira detalhes sobre o curso aqui!

5 1 votar
Article Rating
Inscrever
Notificar
guest

0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários