Principais softwares para virtualização de servidores

Principais softwares para virtualização de servidores

Para falarmos dos principais softwares para virtualização de servidores, é preciso que nós recordemos o conceito por trás dessa tecnologia. 

De forma simples, o fenômeno do software de virtualização descreve a possibilidade de um sistema abrigar outros sistemas em um só hardware. 

Assim, os softwares de virtualização executam mais tarefas e processos usando o mesmo hardware e convertendo um único vetor de trabalho em várias máquinas virtuais. 

Além disso, a definição também se estende para o entendimento de produção e acervo de informação eletrônica em um único espaço – a nuvem. 

Por aqui já te mostramos como utilizar a virtualização de sistemas operacionais (vale a pena reler). O próximo passo é conhecer os 4 principais softwares para virtualização de servidores. 

Vamos lá? 

Os 4 Principais softwares para virtualização de servidores 

Principais softwares para virtualização de servidores: Hyper-V 

Lançado em 2008, esse é um dos softwares para virtualização de servidores que já vem integrado no Windows 10 e Windows 8.1.

Por esse motivo é considerado um dos mais práticos virtualizadores, podendo ser empregado no uso corporativo e caseiro. De acordo com o hardware instalado, é bastante expressivo em alcançar bons resultados. 

É indicado para profissionais que estejam começando o processo de virtualização. É o seu caso? 

> Conheça o curso da ESR que aborda a Virtualização de Servidores Online e ensina na prática a utilização desse e outros softwares populares no mercado. 

🚩 Inscreva-se

2) Principais softwares para virtualização de servidores: VMware vSphere ESXi

O VMware vSphere ESXi é considerado o líder do mercado de software de virtualização de servidores. 

Um de seus diferenciais é o processamento para aplicativos modernos a partir de uma combinação bastante robusta de máquinas virtuais.

Sabendo que um dos principais objetivos dos softwares de virtualização de sistema é enxugar custos, utilização de espaço físico desnecessário, bem como a otimização de recursos tecnológicos, gastos e afins, o VMware vSphere atua nessa perspectiva. 

Esse modelo age a partir de um conjunto completo de virtualização para virtualizar a partir de servidores de hardware e data centers.

> Conheça o curso da ESR que aborda a Virtualização de Servidores Online e ensina na prática a utilização desse e outros softwares populares no mercado. 

🚩 Inscreva-se!

3) Principais softwares para virtualização de servidores: Citrix Hypervisor

Com utilidade eficiente tanto para Windows quanto para Linux, o Citrix Hypervisor é outra plataforma de virtualização que tem, inclusive, uma versão gratuita e foi elaborado por meio de um projeto de pesquisa na Universidade de Cambridge, capitaneado por Ian Pratt, fundador da XenSource, Inc.  

Em linhas gerais o XenServer é uma das possibilidades de virtualização de servidores aberta, que se diferencia por reduzir custos do datacenter ao transformar datacenters estáticos e complexos em delivery centers mais engrenados e fáceis de gerenciar.

Esse modelo possui infraestrutura para a execução de sistemas usando computação em nuvem, além de possuir recursos essenciais de ao vivo e gerenciamento centralizado de múltiplos nodos sem nenhum custo.

> Conheça o curso da ESR que aborda a Virtualização de Servidores Online e ensina na prática a utilização desse e outros softwares populares no mercado. 

🚩 Inscreva-se!

4) Principais softwares para virtualização de servidores: Virtualização em nuvens públicas

Embora estejam correlacionados, virtualização e o cloud computing são coisas diferentes. 

Isso se explica porque o último utiliza, na maior parte das vezes, a estrutura de servidores do primeiro para funcionar. 

Ou seja, a computação em nuvem pode funcionar com base em máquinas físicas (ser virtualização), entretanto isso não é corriqueiro nos dias de hoje.  Seu principal objetivo é assegurar informações digitais em um só lugar, possível de ser acessado de qualquer ponto – desde que haja liberação para tal. 

Já a virtualização utilizada para a implementação desse processo irá permitir o alto desempenho de cada máquina de uma empresa, por exemplo.

Portanto, será importante para que os negócios otimizem custos, espaço e resultados.

> Conheça o curso da ESR que aborda a Virtualização de Servidores Online e ensina na prática a utilização de virtualização para cloud computing em alguns módulos  a se saber: 

  • Computação em Nuvem
  • Virtualização Cloud-Based
  • Criando uma máquina Virtual na nuvem

🚩 Inscreva-se!

___________________________________________

Os softwares de virtualização de servidores funcionam como catalisadores de atividades digitais já bastante potentes. Por isso, é uma das apostas da tecnologia da informação. 

No curso da ESR você vai dinamizar a sua estrutura de TI com projeto, consolidação e gerência de servidores virtualizados.

Durante seis semanas serão apresentados aos alunos os conceitos e as boas práticas da virtualização de servidores, a explicação sobre como lidar com essa tecnologia, além do papel e a função de um hipervisor, o papel e a função de uma máquina virtual e como funcionam as redes virtuais. 

A proposta é oferecer um treinamento que mostre as principais soluções de virtualização do mercado, com laboratórios práticos das soluções da Vmware e Microsoft,e realize a configuração das ferramentas existentes, criando e configurando máquinas virtuais e explorando seus recursos. 

O curso aborda também os conceitos da virtualização em nuvem.

Confira detalhes sobre o curso aqui!

0 0 votações
Article Rating
Inscrever
Notificar
guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários
0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x
()
x