A Instrução Normativa – IN 01/2019 de 04/04/2019, foi revogada e as normas e processos de Contratação de Bens e Serviços de TI foram revistos a partir de fevereiro de 2023. A IN Nº 94, DE 23 DE DEZEMBRO DE 2022 passa a englobar a Lei nº 14.133, de 1º de abril de 2021, outras […]
A Instrução Normativa – IN 01/2019 de 04/04/2019, foi revogada e as normas e processos de Contratação de Bens e Serviços de TI foram revistos a partir de fevereiro de 2023. A IN Nº 94, DE 23 DE DEZEMBRO DE 2022 passa a englobar a Lei nº 14.133, de 1º de abril de 2021, outras […]
Certificado De conclusão
224 Pessoas nesse curso
TENHO INTERESSE
Preencha o formulário e receba novidades sobre o curso!
PROPOSTA PARA EMPRESAS
Se você precisa de uma proposta personalizada para capacitar sua equipe, preencha o formulário e fale com nossos consultores.
Presencial
Informações gerais
Carga horária:40horas
Nível:Intermediário
R$2.560,00
Caso sua empresa ou instituição possua reserva de vagas numa turma, sua matrícula poderá ser realizada mesmo com a turma esgotada.
A Instrução Normativa – IN 01/2019 de 04/04/2019, foi revogada e as normas e processos de Contratação de Bens e Serviços de TI foram revistos a partir de fevereiro de 2023. A IN Nº 94, DE 23 DE DEZEMBRO DE 2022 passa a englobar a Lei nº 14.133, de 1º de abril de 2021, outras normas e várias recomendações em aquisições específicas como fábrica de software, sala-segura ou sala cofre, além contratação em nuvem. Esta nova instrução se aplica a todos os órgãos e entidades integrantes do Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação – SISP.
DURAÇÃO: O curso está dividido em 10 (dez) módulos, totalizando 40 horas.
SISTEMA DE AVALIAÇÃO: Para a conclusão do curso e acesso ao certificado, é necessário:
Obter média de 6,0 (seis) no Questionário de Avaliação final;
Entregar, no mínimo, 50% das tarefas;
Ter 75% de presença nas aulas.
MATERIAL: O material de apoio será disponibilizado no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA): conteúdo do curso, agenda do curso, tarefas, questionários e materiais extras.
Ao final do curso, o (a) aluno (a) será capaz de: Executar e gerenciar a aplicação de recursos públicos nos processos de compras e contratação de serviços de TI necessários aos objetivos dos projetos e atividades públicas, de acordo com os marcos legais e a jurisprudência do Tribunal de Contas da União; Entender os aspectos e processos básicos para uma adequada contratação de serviços de TI para organizações públicas; Compreender e aplicar a IN94 nas organizações públicas; Implementar as instruções da IN94, baseado em templates elaborados em sala, para aplicação direta em seu órgão.
Conhecimento básico em tecnologia da informação e comunicação.
Ambiente orçamentário da União Visão geral do SISP Instrução Normativa nº 94/2022 – SGD/ME – Parte 1Instrução Normativa nº 94/2022 – SGD/ME – Parte 2Instrução Normativa nº 94/2022 – SGD/ME – Parte 3Instrução Normativa nº 94/2022 – SGD/ME – Parte 4Instrução Normativa nº 94/2022 – SGD/ME – Parte 5Instrução Normativa nº 94/2022 – SGD/ME – Parte 6Instrução Normativa nº 94/2022 – SGD/ME – Parte 7Instrução Normativa nº 94/2022 – SGD/ME – Parte 8
O Curso Gestão de ativos de TI pretende capacitar a área de TI e demais áreas correlacionadas para executar adequadamente o processo de gestão de ativos, fornecendo conhecimento teórico-conceitual e boas práticas.
O Curso Gestão de ativos de TI pretende capacitar a área de TI e demais áreas correlacionadas para executar adequadamente o processo de gestão de ativos, fornecendo conhecimento teórico-conceitual e boas práticas.
Plano de Contratações Públicas de Bens e Serviços com base na IN 94/2022 – SGD/ME
A Instrução Normativa – IN 01/2019 de 04/04/2019, foi revogada e as normas e processos de Contratação de Bens e Serviços de TI foram revistos a partir de fevereiro de 2023. A IN Nº 94, DE 23 DE DEZEMBRO DE 2022 passa a englobar a Lei nº 14.133, de 1º de abril de 2021, outras […]
Planejamento e Gestão Estratégica de TI (Presencial)
O curso fornece conhecimentos essenciais para o planejamento e a gestão estratégica de TI nas organizações. O foco está no alinhamento da estratégia de TI com o alcance das metas do negócio da organização, na busca pela vantagem competitiva através do constante refinamento dos processos organizacionais. Ao final do curso o aluno estará capacitado a […]
O curso fornece conhecimentos essenciais para o planejamento e a gestão estratégica de TI nas organizações. O foco está no alinhamento da estratégia de TI com o alcance das metas do negócio da organização, na busca pela vantagem competitiva através do constante refinamento dos processos organizacionais. Ao final do curso o aluno estará capacitado a […]
Planejamento de Contratações de TI no Judiciário (EaD)
Enquanto os gestores de TI das organizações públicas do Executivo devem realizar a contratação de serviços de TI segundo a Instrução Normativa nº1 (IN01), o Judiciário deve seguir a Resolução 182 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Este cenário exige dos profissionais o conhecimento de modelos de referência e práticas adotadas com sucesso por organizações […]
A tecnologia evolui rápido demais para que times de TI aprendam de forma improvisada. Frameworks se renovam em ciclos curtos, ferramentas se expandem, stacks se multiplicam e as organizações, públicas e privadas, exigem cada vez mais autonomia, maturidade técnica e capacidade de adaptação. Nesse contexto, ter um roadmap de aprendizado se apresenta como uma necessidade […]
Saber quais são os KPIs e como estruturá-los na gestão de TI exige uma equação: clareza dos objetivos estratégicos × escolha das métricas certas × comunicação efetiva com stakeholders. Essa combinação transforma dados técnicos em insights que realmente orientam a tomada de decisão. Para gestores, os indicadores servem para medir a eficiência da equipe, bem […]
A inteligência invisível ambiental tem despontado como um dos principais termos de pesquisa nos buscadores online. Isso pode ser explicado uma vez que o conceito define o novo paradigma para o mercado moderno, otimizando a percepção de produto das organizações, o relacionamento com o cliente e as formas de interação com os espaços. Em linhas […]
Uma infraestrutura de TI para a IA generativa demanda, sobretudo, alta capacidade de processamento (GPUs ou TPUs), redes de baixa latência, armazenamento escalável e sistemas de governança de dados robustos. Sem esse conjunto técnico, modelos generativos podem não alcançar desempenho em escala, o que inviabiliza projetos que exigem treinamento intensivo, inferência em tempo real e […]
Qual a importância de um checklist de deploy em TI no mercado moderno? Na prática, o deploy representa não só um comando de linha de código, mas o ponto de contato mais sensível entre o desenvolvimento (Dev) e a operação (Ops). Ou seja, trata-se da etapa que leva um novo software, funcionalidade ou serviço digital […]
Empresas como Asana, Zoom e Dropbox adotam a abordagem de utilização de crescimento da organização focada no produto. Em linhas gerais, isso explica o que é PLG ou Product Led Growth (Crescimento Orientado pelo Produto). Trata-se de uma metodologia indispensável para empresas que desejam escalar suas operações de forma sustentável, representando uma mudança cultural e […]