
Fornece uma visão ampla sobre a governança, processos e estratégias de TI nas organizações, através da análise dos impactos desta área em franca ascendência nos negócios. Ao final do curso, o aluno estará apto para a tomada de decisões a respeito do uso eficaz dos recursos de TI, considerando o planejamento, gestão e controle dos processos de TI. Destinado a profissionais atuantes nas áreas de TI, preferencialmente em funções gerenciais, que necessitam do conhecimento da aplicação das ferramentas e técnicas de governança de TI, visando seu alinhamento aos objetivos estratégicos de suas organizações.
DURAÇÃO:
- 3 (três) semanas de duração e mais uma semana de encerramento (total de 04 semanas);
- 2 (dois) encontros online por semana com o tutor (total de 06 encontros). Os encontros serão ao vivo e terão 2 (duas) horas de duração.
SISTEMA DE AVALIAÇÃO:
Para conclusão do curso e acesso ao certificado é necessário:
- Entregar no mínimo 50% das tarefas;
- Ter 50% de presença no total de encontros online;
- Obter média 6,0 (seis) no Questionário de Avaliação Final.
MATERIAL:
O material de apoio será disponibilizado no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA): conteúdo do curso, agenda do curso, tarefas, questionários, materiais extras e vídeo do encontro online;
TÉCNICA:
- Sugerimos que o aluno acesse por um computador utilizando, de preferência, o navegador Firefox ou Chrome;
- Para os encontros online recomendamos o uso de fones de ouvido com microfone.
- Escopo da Governança de TI: alinhamento estratégico e continuidade dos negócios;
- Modelos de Governança;
- Práticas da Governança Corporativa;
- Gerenciamento de recursos;
- Estrutura do CobiT®;
- Conteúdo do CobiT®;
- Domínio e processos do CobiT®;
- Modelo de maturidade de processos;
- Como utilizar a estrutura do CobiT®;
- Avaliação da maturidade do CobiT®;
- Normas para governança de TI – ISO/IEC 38500;
- Modelo Val IT;
- Visão geral do modelo COSO;
- Soluções de governança de acordo com a legislação e normas da APF.
Ao final do curso, o aluno será capaz de:
- Analisar dos impactos estratégicos de TI nos negócios;
- Realizar tomada de decisões sobre o uso eficaz dos recursos de TI;
- Planejar, gerir e controlar os processos de TI.
Governança de TI