Como preparar líderes de TI para o cenário de trabalho do futuro

Preparar líderes de TI do futuro

A retenção de talentos é um dos principais desafios das empresas de tecnologia da informação atualmente. 

Em um universo com alta demanda e pouca oferta de qualificação profissional, setores de RH precisam se reinventar e reavaliar as vagas corporativas, os processos seletivos e o dia a dia dos negócios, em uma tentativa de torná-los mais atrativos para o perfil do candidato desejado. 

O campo de trabalho tem se transformado com agilidade, principalmente em decorrência dos avanços digitais dos últimos anos. O que já era tendência, como a descentralização de decisões, a horizontalidade no gerenciamento de equipes e a oferta de cargos mais humanizados, se materializou e passou a ser um fator de diferenciação entre empresas orientadas para o futuro e àquelas com padrões tradicionais de gestão de pessoas.

Nesse contexto, o time de RH assume um papel de destaque – o de compreender os novos contornos da relação “ser humano × ser profissional” para não só encontrar talentos, como desenvolvê-los continuamente. 

A seguir, separamos algumas dicas para que gestores de RH criem um plano de carreiras focado no preparo de líderes de TI para o futuro. Acompanhe!

Leia também: As habilidades mais valorizadas no mercado de trabalho de tecnologia da informação

Os novos contornos das relações de trabalho

Os setores de RH estão imersos em uma nova dinâmica de trabalho. Além dos candidatos estarem mais exigentes, priorizando vagas capazes de oferecer experiência e oportunidades de desenvolvimento, há gerações distintas aptas a preencher os cargos disponíveis. 

Dessa forma, as empresas precisam saber lidar com as visões de mundo geracionais diferentes, com as transformações digitais, a implementação de tecnologia e as demandas por cargos mais dinâmicos e flexíveis. 

Da mesma forma, os profissionais, principalmente os que desejam ser líderes, precisam desenvolver habilidades que contemplem a inovação, a adaptação e a disposição para a descentralização de atividades. 

A nova dinâmica prioriza o fator “colaboração” entre candidatos e empresas, passando o trabalho a ser visto como um caminho para otimizar não só o negócio como as carreiras dos colaboradores. 

Além disso, segundo um relatório da consultoria global PageGroup, as características apontadas como essenciais para a liderança corporativa nesse cenário e que ditam quais serão as empresas que conseguirão se adaptar aos próximos anos, são as relacionadas com a sustentabilidade, transformação digital e inclusão social. Em outras palavras, para preparar líderes de TI para os próximos anos, empresas e profissionais devem compreender esse contexto, que demanda uma cultura de inovação e um espaço para a capacitação e autonomia dos envolvidos nos processos do negócio. 

Nove dicas para preparar líderes de TI 

Abaixo você confere algumas sugestões de ações práticas que podem refletir em uma preparação estratégica de novos líderes de TI. Adapte-as à sua realidade e às exigências do seu negócio.

1) Oportunize a capacitação e o desenvolvimento de carreira para o time de TI

Como dissemos anteriormente, empresa e candidato possuem uma relação interdependente. Por isso, é essencial, na formação de líderes, que os negócios estejam dispostos a elaborar onboardings estratégicos com treinamentos e certificações para o time de TI. 

Certifique-se de garantir as condições necessárias para que os profissionais possam se capacitar e compartilhar o conhecimento adquirido. 

Incentive o desenvolvimento de carreira e ofereça benefícios para os colaboradores que mais aderirem a essa proposta. 

Nesse contexto, viabilize um bom método, com procedimentos estruturados e indicadores adequados para avaliar o andamento desse plano de ação. Se não, ele será apenas uma ideia!

2) Invista em tecnologia de infraestrutura e tecnologia para o gerenciamento das equipes de TI

Desenvolver líderes também envolve reunir/disponibilizar ferramentas para que os profissionais possam executar suas tarefas.

Exigir que um colaborador tenha ideias fora da caixa e se destaque no gerenciamento dos demais colegas sem acesso a recursos importantes para a área é uma tarefa complexa e, muitas vezes, frustrante. 

Nesse sentido, investir em tecnologia para que o setor de TI opere com alta performance e para assegurar que a equipe seja bem gerenciada, presencialmente ou de maneira remota, pode ser interessante para os negócios.

3) Disponibilize feedbacks continuamente

O feedback contínuo é uma peça fundamental na formação de líderes de TI. Isso porque o retorno construtivo prepara gradualmente os profissionais para assumirem qualquer cargo nas empresas. 

Quando bem implementados, os feedbacks funcionam para que os membros da equipe compreendam quando suas contribuições são valorizadas e reconhecidas, incentivando a repetição desses comportamentos positivos, e quando determinadas ações são mitigadas pela empresa. 

Da mesma forma, identificar áreas de melhoria e oferecer orientação específica permite que os futuros líderes de TI ajustem seu desempenho e alcancem um crescimento contínuo.

A longo prazo, essa abordagem pode resultar em líderes mais eficazes, promovendo um ambiente de trabalho que valoriza a aprendizagem e o aprimoramento constante.

4) Estruture uma gestão de pessoas pautada pela saúde mental e pela individualização dos atendimentos aos funcionários

O setor de TI muitas vezes enfrenta desafios complexos e prazos apertados, o que pode impactar diretamente na saúde mental dos profissionais. Diante disso, é recomendado que o RH adote uma abordagem de trabalho que observe com atenção o bem-estar emocional e mental de sua equipe. 

Com isso, os líderes formados durante esse processo também serão incentivados a gerenciar seus times levando em consideração tais atributos. Alguns exemplos de ações que podem compor essa dica: 

  • Programas de apoio psicológico;
  • Flexibilidade no ambiente de trabalho;
  • Reconhecimento da importância do equilíbrio entre a vida profissional e pessoal;
  • Horizontalidade nas dinâmicas de trabalho;
  • Individualização dos atendimentos, entendendo as necessidades específicas de cada colaborador.

Todas essas atividades podem contribuir para um ambiente mais acolhedor e para que as empresas consigam identificar potenciais líderes.

5) Mantenha um canal aberto com o time de TI

Estabeleça canais eficientes de comunicação para garantir uma interação contínua entre os gestores de RH e a equipe de TI. 

Criar um ambiente aberto para discussões, sugestões e esclarecimentos promove a transparência e fortalece o relacionamento entre as partes, tornando o processo de desenvolvimento de lideranças mais ativo. 

Além disso, esteja disponível para receber as preocupações e necessidades dos profissionais de TI. Quando o canal de comunicação desses setores é eficaz, facilita a identificação de possíveis desafios, permitindo que o RH atue proativamente na resolução de problemas e na promoção de um ambiente de trabalho saudável.

Nesse cenário é mais provável que os colaboradores se desenvolvam e se descubram líderes para suas equipes.

6) Incentive uma dinâmica de trabalho horizontal

A colaboração é essencial no ambiente de TI. Por isso, incentivar uma dinâmica de trabalho horizontal contribui para o desenvolvimento de líderes mais efetivos. 

Promova a troca de ideias entre os membros da equipe, independentemente do nível hierárquico, estimulando um ambiente de aprendizado contínuo.

Facilite a comunicação entre os líderes em formação e suas equipes, criando espaços para o compartilhamento de conhecimento e experiências.

A horizontalidade fortalece o espírito de equipe e prepara os líderes para um gerenciamento de equipe com empatia e colaboração.

7) Identifique, com os profissionais, as áreas de TI que requerem mais atenção

Demonstre um compromisso genuíno com o desenvolvimento individual dos profissionais de TI. Realize avaliações regulares para identificar as áreas específicas em que os líderes em formação podem aprimorar suas habilidades. 

A personalização mostra aos colaboradores que a empresa se preocupa com seu crescimento e reconhece suas necessidades únicas. 

Com isso, o profissional se sente mais motivado a contribuir com os objetivos da empresa e a vestir a camisa da organização. 

8) Saiba quando desligar profissionais que não estão alinhados ao propósito da equipe 

Manter uma equipe coesa e alinhada aos objetivos da empresa é imprescindível. Desenvolva a capacidade de avaliar constantemente o desempenho dos profissionais de TI, analisando indicadores de produtividade e alinhamento aos valores da organização.

Quando identificar que um profissional não contribui de maneira positiva ou que não está em conformidade com os propósitos da equipe, tome decisões assertivas em relação a seu desligamento ou a seu ajustamento às necessidades da empresa. 

Claro, antes disso, garanta que ele tenha condições de se desenvolver em seu escopo de trabalho. 

9) Crie um plano de carreira colaborativo

Incentive a participação ativa dos profissionais de TI na construção dos próprios planos de carreira. Realize reuniões para discutir aspirações individuais, metas profissionais e áreas de interesse.

É comum que essa metodologia inspire os líderes em formação, engajando-os com seu desenvolvimento profissional.

Além disso, estabeleça metas alcançáveis e forneça recursos e suporte necessários para que esses planos se concretizem. 

A colaboração na construção do plano de carreira fortalece o comprometimento dos profissionais de TI e incentiva a autonomia dos profissionais. 

Com isso, a empresa alinha melhor suas necessidades com as aspirações individuais dos colaboradores e viabiliza um ambiente de trabalho mais satisfatório e produtivo.

Leia também: Como liderar times remotos de TI para resultados surpreendentes? 

É importante destacar, por fim, que as dicas acima são sugestões, não orientações cristalizadas. Portanto, o time de RH pode analisá-las, considerando o que for pertinente ou não para cada realidade de empresa e projeto em TI. 

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Consultoria ESR: a solução que ajuda a sua empresa a desenvolver o setor de TI! 

A ESR conta com um serviço já consolidado no mercado voltado para o desenvolvimento de setores de TI. Por meio da Consultoria Educacional, o cliente tem acesso a estratégias de aprendizagem corporativas, estruturadas de acordo com os objetivos e as necessidades de cada empresa.

Na prática, visto que é uma atividade realizada com base no framework mundial SFIA (Skills Framework for the Information Age), a solução é indicada para as empresas que não possuem uma estrutura metodológica formal de desenvolvimento profissional nas áreas de TI. A SFIA é uma organização global, sem fins lucrativos, que nutre um método de habilidades e competências para um mundo digital. Ao unir as ferramentas de um parceiro global aos recursos da ESR, é possível alinhar a área de TI de determinada empresa às melhores instituições ao redor do mundo.

Portanto, por meio da Consultoria Educacional, gestores de TI e de RH compreendem como otimizar os recursos investidos no desenvolvimento profissional das equipes e passam a gerar resultados mais assertivos e alinhados aos objetivos do negócio.

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