Metaverso: o que é e quais os impactos dessa tecnologia nas relações sociais.

o que é metaverso

Metaverso, NFT, identidade digital, criptomoeda, blockchain e outros diversos termos relacionados à tecnologia têm ganhado projeção em paralelo às evoluções e transformações digitais. 

Entretanto, embora sejam populares, as aplicações desses recursos ainda geram dúvidas entre os entusiastas deste segmento. 

Pensando nisso, a Escola Superior de Redes (ESR) realizou o Webinar “Metaverso e o futuro das relações sociais”, com o ator e empresário Gabriel Borgongino, proprietário da marca “Meu NFT”, para debater como o conceito do que é metaverso pode refletir no cotidiano virtual e offline das pessoas. 

Abaixo você acompanha os principais tópicos abordados na palestra introdutória, além de outras informações pertinentes sobre o tema,

O que é o metaverso? 

Em 2021, Mark Zuckerberg, dono do então Facebook, aqueceu o mercado da tecnologia ao anunciar grandes mudanças para a marca – a transformação do nome para “Meta” e a promessa de um investimento de cerca de US$ 50 milhões para a criação de um metaverso ao qual o Facebook e outras possibilidades de consumo e relacionamentos estariam associados. 

Em linhas gerais, esse metaverso mencionado pelo empresário representa uma camada paralela que integra experiências digitais com as do “mundo real”. 

Através de recursos de realidade virtual e aumentada esses novos ambientes são criados e disponibilizados para que os usuários criem ou reproduzam experiências em formato de nuvem. 

Mesmo que o assunto tenha se popularizado com o anúncio da gigante da tecnologia, o conceito de “metaverso” já é debatido há mais tempo. 

Em 1992 o livro de ficção científica, “Snow Crash”, cunhou o termo ao contar a história de um entregador de pizza que na realidade virtual adotava outra “personalidade” e características. 

A partir disso e, principalmente, com a evolução da tecnologia, várias iniciativas foram desenvolvidas com esse pano de fundo, como é o caso dos videogames, Habbo, do conhecido Second Life e, agora, das populares NFTs (non fungible token, ou, em português, token não fungíveis). 

Atualmente, as empresas Horizon Worlds, Sandbox, Decentraland e VR Chat são as que mais se destacam neste mercado e aproveitam de um universo que ainda é pouco explorado enquanto oportunidade de negócio, mas promete bastante rentabilidade.

A aposta é que o metaverso ganhe cada vez mais adeptos e os recursos digitais que permitem aos usuários fazer parte dele sejam barateados de acordo com os avanços técnicos necessários. 

Portanto, o metaverso é um espaço virtual utilizado por usuários reais que pode servir a diversos propósitos, como entretenimento, educação, trabalho remoto, saúde, entre outros. 

Como o metaverso impacta as relações sociais? 

De acordo com o empresário Gabriel Borgongino, o metaverso já é observado em diversas práticas sociais da atualidade e tende a ser inserido em inúmeras outras em velocidade acelerada, uma vez que proporciona avanços para áreas importantes, como é o caso da saúde e educação. 

No webinar, o profissional elenca alguns exemplos que demonstram como o metaverso e seus recursos podem ser associados às práticas sociais. 

Confira abaixo os três principais ramos mencionados por Gabriel Borgongino: 

1) Medicina 

Por meio de realidade virtual, com uso de óculos para projeção de cenários, e também da realidade aumentada, o metaverso pode ser uma proposta bastante interessante para a área da saúde.

Com esses recursos seria possível treinar cirurgias sem a necessidade de corpos reais, visualizar o corpo humano em formato de holograma, fazer consultas virtuais imersivas, dinamizar aulas de medicina, além de reunir profissionais de diversas regiões em uma sala de conferência ou cirurgia, na realidade virtual, sem que eles precisem se deslocar. 

Mesmo que as discussões sobre as oportunidades que o metaverso pode proporcionar à medicina ainda sejam iniciais, profissionais já utilizam dessa nova camada para discutir cirurgias e debater o que vem por aí. 

Recentemente o tema foi debatido pelo Fisweek, fórum digital de lideranças na saúde. 

2) Educação

Na educação é fácil visualizar como o metaverso pode agregar valor às jornadas de conhecimento de alunos e professores. 

Nesse contexto, por se tratar de uma realidade imersiva, as trilhas de conhecimento podem, primeiro, ser acessadas por pessoas de qualquer lugar, como se elas estivessem de fato presente em um ambiente físico, e, segundo, as disciplinas passam a contar com recursos digitais que dinamizam a forma de se apresentar um conteúdo.

Assim como na medicina, há diversas possibilidades de mesclar a realidade virtual e aumentada a fim de se potencializar a absorção de conhecimento e a sua democratização. 

A exemplo disso, as barreiras geográficas, que já foram suplantadas com o modelo remoto, podem ser dissolvidas por completo neste cenário, pois o metaverso permite que um ambiente real seja reproduzido/criado na nuvem. 

3) Turismo

Outro exemplo de impacto do metaverso nas relações sociais, dado por Gabriel Borgongino, se relaciona ao turismo. 

Segundo o empresário, a realidade virtual e aumentada podem elevar a experiência de visita a cidades e espaços turísticos. 

No metaverso o usuário poderá ter acesso à informações que não estão projetadas na realidade, como hologramas, dados históricos, fotos do local em determinada época, entre outras possibilidades. 

A ideia é que as vivências sejam potencializadas. 

__________________________________

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Gartner, Metaverse Hype, identificou que até 2026 mais de 25% da população terá experiências no metaverso, passando pelo menos 1 hora nessa realidade digital-real. 

Ou seja, esse é um cenário que já se apresenta como uma oportunidade de investimentos e negócios e vai nortear o futuro das relações sociais a partir de agora. 

 Para  continuar debatendo o assunto e conferir os demais exemplos de impacto dessa tecnologia na vida humana, assista ao Webinar “Metaverso e o futuro das relações sociais” na íntegra.

0 0 votações
Article Rating
Inscrever
Notificar
guest

0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários