Cadastre-se

CADASTRO

Em caso de não possuir CPF, por favor entre em contato conosco clicando aqui.

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade

ReCaptcha
Entrar
Escola Superior de Redes

Usando blockchain na sua empresa

Escola Superior de Redes

19/11/2020

Compartilhar

O que é blockchain

Blockchain é uma tecnologia que se assemelha a um banco de dados global, coletivo e aberto ao público utilizado para registrar informações em blocos criptografados. Esses bancos de dados são normalmente utilizados para armazenar transações financeiras com moedas digitais, porém dada a sua natureza, podem ser aplicados a diferentes finalidades. 

No caso das transações financeiras, a tecnologia de blockchain permite que todas as informações sejam sigilosas, com identificação somente a partir da chave de acesso também criptografada. Nesta aplicação de blockchain a moeda mais transacionada é o Bitcoin, que é totalmente digital e desvinculado de qualquer banco, empresa ou governo.

Agora, quer saber mais sobre como ir além das transações financeiras e aproveitar o potencial da tecnologia de blockchain em outros setores e até mesmo na sua empresa? Acompanhe este artigo que vamos te mostrar como fazer isso.

Como o blockchain funciona?

Para explicar de forma mais didática podemos traduzir de forma literal o termo e chegar no conceito de “corrente de blocos”. Isso porque é desta forma que a tecnologia opera: criando novos blocos de transações que se conectam automaticamente um no outro, formando esta espécie de corrente.

Vale ressaltar que todo esse processo se dá de forma virtual, então não temos blocos ou correntes de verdade, porém a analogia se aplica para o meio digital. Cada transação fica gravada no formato de um código sequenciado de letras e números que nunca se repete e não pode ser identificado.

No caso das transações financeiras, essa característica é fundamental, visto que são transacionados bitcoins, moedas digitais de muito valor quando convertidas para o dinheiro oficial dos países, então não se pode deixar essas informações acessíveis para qualquer pessoa.

Para acessar as informações sobre uma determinada transação é preciso inserir no sistema uma chave de acesso, que também se trata de um código também criptografado e sequenciado utilizado pelo sistema para confirmar a idoneidade daquela transação. 

Além disso, não é possível deletar ou desfazer operações via blockchain, pois há um carimbo do tempo que é autenticado pela central moderadora das transações que identifica exatamente o horário em que a chave de acesso foi aplicada para validar uma transação.

Principais benefícios do blockchain

Agora que já falamos um pouco sobre as principais características do blockchain, hora de entrar mais a fundo nos benefícios de utilizar essa tecnologia no dia a dia — e também na sua empresa.

  • Rede descentralizada e sem propriedade de ninguém;
  • Códigos de difícil acesso;
  • Camadas de segurança e criptografia;
  • Verificação por mineradores para evitar fraudes;
  • Chave de segurança;
  • Código único para cada transação;
  • Registro criptográfico da transação anterior.

Além destas, são também vantagens da tecnologia de blockchain a transparência das operações, visto que os dados (apesar de não ser possível identificar as pessoas envolvidas) ficam registrados na rede global de blockchain; a rastreabilidade, que permite aos usuários definirem regras para a realização de suas transações, e também poder acompanhá-las do início ao fim; a alta velocidade em que se dão as transações, considerando a descentralização e, portanto, a liberdade de qualquer vínculo com bancos, governos ou empresas; e a imutabilidade, impossibilidade de ser corrompida ou alterada.

Proof of Work

E é graças ao mecanismo de Proof of Work (PoW), sobre o qual vamos falar mais agora, que o sistema pode operar de forma descentralizada. Isso porque este algoritmo trabalha através da solução de problema criptográfico que culmina na criação de novos blocos dentro do blockchain. Este sistema é mais comum no que diz respeito às transações de bitcoins, porém também pode ser aplicado a qualquer outro o uso do blockchain.

Uso de blockchain nas empresas

Se temos assim tantos benefícios no uso desta tecnologia, por que não sair somente das transações financeiras e aproveitar este potencial para outros segmentos de negócio? Isso é o que muitas empresas e profissionais de TI já estão fazendo ao identificar algumas possíveis aplicações da tecnologia às suas empresas.

Migrar seus meios de pagamento é a principal delas cedendo ao uso das moedas criptografadas. No entanto, analisar o cenário atual da empresa, compreendendo onde a mesma se encontra e que serviços oferece, pode ser o melhor caminho para iniciar. É fundamental também deixar todos da empresa na mesma página quanto à sua utilização, visto que é mais do que somente um processo, mas é uma nova forma de pensar e agir.

Outra finalidade para a qual algumas empresas utilizam blockchain, para além de transações financeiras, é para a validação de documentos e proteção de dados. A ausência da necessidade de intermediários neste tipo de operação também vem atraindo empresas dos mais variados setores e se posicionando como uma tendência a ser adotada por todos em breve.

Aplicações de blockchain e funcionalidades

Resumindo, alguns dos tipos de negócios e funcionalidades com que a tecnologia de blockchain pode ser utilizada são:

  • contratos inteligentes — também conhecidos como smart contracts, são documentos que se auto executam podendo ser assinados e validados inteiramente por computadores;
  • cadeia de fornecimento rastreável — para rastreamento eficiente e transparente de componentes e produtos de uma cadeia de suprimentos;
  • verificação de identidade e KYC — sistemas eficientes de registro dos cidadãos que garantem segurança e privacidade aos usuários e redução de custos às empresas;
  • pagamento internacionais — os sistemas de pagamento para fora do país hoje encontram altas taxas para a realização de transferências, e com blockchain esse custo é significativamente reduzido;
  • armazenamento em nuvem — o custo para armazenamento de arquivos e dados em sistemas descentralizados como o blockchain é muito mais baixo e competitivo para as empresas, e ainda com tudo criptografado!

Para aprender ainda mais sobre temas como blockchain e desenvolver o seu currículo, confira o calendário de cursos da ESR. Continue acompanhando o nosso blog e compartilhe esse conteúdo com a sua rede!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

posts recentes

  • Redes Definidas por Software
    Administração e Projeto de Redes

    Por que as Redes Definidas por Software (SDN) estão no eixo da flexibilidade em TI?

    As Redes Definidas por Software (SDN) não são mais analisadas sob uma perspectiva de alternativa experimental. Trata-se de um conceito já consolidado, bem como um pilar estratégico das organizações que precisam de agilidade, automação e governança em ambientes híbridos e distribuídos. Isso porque a pressão sobre a infraestrutura aumentou de forma exponencial. Conforme dados do Cisco […]


    16/01/2026
  • Prevenção de Ransomware e Phishing em Empresas
    Segurança

    Prevenção de ransomware e phishing em empresas: 7 estratégias essenciais para 2026

    A prevenção de ransomware e phishing em empresas tornou-se eixo central das estratégias de continuidade, especialmente porque as ciberameaças modernas não operam de forma isolada, mas como um ecossistema interdependente e oportunista. Com a digitalização acelerada dos negócios, que redefine diariamente como empresas funcionam, se conectam e são atacadas, cresce também o entrelaçamento entre vulnerabilidades […]


    23/12/2025
  • Tipos de Backup
    Computação em Nuvem

    Tipos de backup: conheça os principais e saiba qual implementar na sua empresa

    Os mercados de armazenamento em nuvem e de soluções voltadas para diferentes tipos de backup estão entre os mais estratégicos para equipes modernas de TI. O aumento explosivo da geração de dados, a migração para ambientes híbridos e a sofisticação dos ataques cibernéticos transformaram essa prática em um pilar crítico de segurança da informação e […]


    23/12/2025
  • Roadmap de aprendizado em TI
    Temas Diversos

    Roadmap de aprendizado em TI: como colocar um em prática?

    A tecnologia evolui rápido demais para que times de TI aprendam de forma improvisada. Frameworks se renovam em ciclos curtos, ferramentas se expandem, stacks se multiplicam e as organizações, públicas e privadas, exigem cada vez mais autonomia, maturidade técnica e capacidade de adaptação. Nesse contexto, ter um roadmap de aprendizado se apresenta como uma necessidade […]


    18/12/2025
  • KPIs na gestão de TI
    Temas Diversos

    KPIs na gestão de TI: guia estratégico para medir valor e resultados

    Saber quais são os KPIs e como estruturá-los na gestão de TI exige uma equação: clareza dos objetivos estratégicos × escolha das métricas certas × comunicação efetiva com stakeholders. Essa combinação transforma dados técnicos em insights que realmente orientam a tomada de decisão.  Para gestores, os indicadores servem para medir a eficiência da equipe, bem […]


    11/12/2025
  • Inteligência Invisível Ambiental
    Temas Diversos

    Qual o papel da TI na nova era da inteligência invisível ambiental?

    A inteligência invisível ambiental tem despontado como um dos principais termos de pesquisa nos buscadores online. Isso pode ser explicado uma vez que o conceito define o novo paradigma para o mercado moderno, otimizando a percepção de produto das organizações, o relacionamento com o cliente e as formas de interação com os espaços. Em linhas […]


    04/12/2025
Ver todos os posts >