Vagas abertas: Garanta seu lugar nas próximas turmas!

Acessar turmas Fechar

Como começar a desenvolver em uma linguagem de programação?

Linguagens de programação

Este é o primeiro conteúdo da nova série da ESR para os profissionais de TI interessados na área de desenvolvimento. Em uma sequência de três #blogposts, publicados por aqui e em nossas mídias, vamos falar sobre linguagem de programação, destacando as mais utilizadas atualmente, e apresentar um guia completo sobre lógica de programação. 

Se você gosta do assunto e quer saber mais sobre ele, acompanhe-nos neste passo inicial sobre linguagens de programação. Formadas por um conjunto de símbolos, palavras-chave, regras semânticas e sintáticas diversas, elas representam um dos conhecimentos mais importantes para quem atua no setor de TI.  

Na prática, referem-se aos sistemas de comunicação que, com base nos elementos mencionados anteriormente, especificam as regras necessárias para que programadores (ou os demais profissionais e interessados no assunto) e máquinas estejam associados, de modo a estabelecer e executar comandos. 

Podemos dizer, inclusive, que as linguagens de programação representam o “idioma” específico pelo qual o ser humano se comunica com o computador e consegue fazer com que ele reproduza as diretrizes desejadas. 

Conhecer uma ou mais delas demanda habilidades variadas, como resolução de problemas complexos, pensamento lógico e analítico, adaptabilidade e valorização da colaboração, entre outras competências.  

Por isso, dentro ou fora do segmento da TI, dominar as bases por trás dessa ferramenta é também estruturar o pensamento para um modelo mais dinâmico e inovador.

Como o nome indica, as linguagens têm como principal objetivo a “comunicação”. Dessa forma, quando um profissional se especializa em programação, ele deve ser capaz de criar instruções não ambíguas para que uma máquina as interprete e execute um projeto específico. 

Interessante, não é? Continue por aqui para saber mais sobre o universo da linguagem de programação.

Leia também:  Guia de inteligência artificial (IA) para otimizar sua rotina em TI

O que é uma linguagem de programação?

Como dissemos anteriormente, a linguagem de programação é a linguagem formal pela qual se comunicam programadores e máquinas. Por meio de uma série de instruções, elementos, símbolos e palavras-chave, além de regras semânticas e sintáticas, o desenvolvedor define como os comandos serão estruturados e interpretados pelos computadores. 

Existem inúmeras linguagens de programação e cada uma tem uma sintaxe única, seus propósitos e características. Algumas, por exemplo, são mais adequadas para tarefas específicas, como análise de dados, desenvolvimento web ou criação de jogos. 

Entre as tarefas de um programador nesse contexto está a escolha do uso da linguagem mais apropriada para os requisitos de um projeto, além de suas preferências pessoais.

Essas linguagens podem ser de alto nível, como Python e JavaScript, que oferecem abstrações que facilitam o desenvolvimento, ou de baixo nível, como Assembly e “C++”, que permitem um controle mais direto sobre o hardware. 

À medida que os programadores ganham experiência, eles podem aprender várias linguagens para se tornarem mais versáteis em diferentes domínios de programação. 

Entender esses aspectos contribui para que você encontre uma linguagem de programação que seja realmente eficiente e completa, abordando cada um dos detalhes da tecnologia. 

Linguagem de programação de alto nível × baixo nível: qual a diferença? 

A distinção entre linguagens de programação de alto nível e baixo nível está fundamentada na abstração e na proximidade com o hardware do computador.  

Linguagens de alto nível são projetadas para serem mais compreensíveis e amigáveis aos programadores, fornecendo abstrações que simplificam o processo de desenvolvimento. Essas linguagens utilizam estruturas e sintaxe mais próximas da linguagem humana, o que facilita a expressão de algoritmos de maneira mais intuitiva.

Por outro lado, as linguagens de baixo nível disponibilizam o fator abstração em menor potência, o que dá ao programador um controle mais direto sobre o hardware. Elas são mais próximas da linguagem de máquina e exigem que os especialistas lidem diretamente com detalhes específicos da arquitetura do computador.  

Apesar de ser mais complexa e menos intuitiva, uma linguagem de programação de baixo nível proporcionam um padrão mais granular de controle sobre o sistema, sendo frequentemente utilizadas no desenvolvimento de sistemas operacionais, em drivers de hardware e em situações em que a eficiência e o desempenho são críticos. 

Leia também: Governança multicloud: o que é e por que aplicá-la às redes corporativas? 

Por que investir em aprendizado de linguagem de programação? 

Além de as linguagens de programação serem a base para qualquer desenvolvimento, contribuindo para uma rápida colocação no mercado, a área geral de programação será uma das mais desejadas por recrutadores em 2025. 

É o que diz uma pesquisa disponível no site da Michael Page, da França, que identificou, nesse país, as dez profissões de TI (ou as que são tangentes ao segmento) propensas a receber aumento da faixa salarial no próximo ano.  

Como destaque está o cargo de engenheiro de DevOps, com um crescimento estimado de 10% a 15% em relação a 2023. Essa é uma carreira que envolve a junção de “desenvolvimento” e “operações”, que relaciona a programação com estratégias e táticas específicas de uma empresa.   

Já no restante do catálogo, aparecem as ocupações de especialista em Pentest; engenheiro de nuvem (cloud engineer); contador geral; profissionais das áreas de qualidade, saúde, segurança e meio ambiente; gerente de operações técnicas e técnico de manutenção. 

Embora direcionado para uma região específica, o estudo encontra respaldo no Guia Salarial da recrutadora Robert Half, que pode indicar qual caminho essas profissões tomarão nos meses que estão por vir.  

Nessa última pesquisa, o usuário encontra informações acerca da média salarial das profissões mais populares na TI, inclusive de desenvolvedor RPA (automação de processo robótico), analistas DevSecOps, analista de DevOps, desenvolvedor mobile sênior e full-stack sênior, entre outras. 

Portanto, atualizar-se em relação às linguagens e à lógica de programação e aos demais elementos desse setor é uma escolha direcionada para a demanda de mercado e para o que está por vir.  

Esteja pronto para atendê-las! Acompanhe nossos blogposts e nossas mídias para ficar por dentro das novidades de TI e para receber informações exclusivas dos cursos da ESR e da série para desenvolvedores iniciantes.

Ei, não vá ainda!

Tem e-book gratuito por aqui!!  Se você chegou ao final deste conteúdo, merece uma faixa bônus

Baixe agora nosso e-book gratuito sobre o universo das linguagens da programação!  

Conceitos básicos sobre programação.  Principais linguagens utilizadas no mercado de trabalho.  Passo a passo para começar sua carreira e muito mais. 

0 0 votações
Article Rating
Inscrever
Notificar
guest

0 Comentários
Mais novos
Mais velho Mais votado
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários